Você está visualizando atualmente 5º dia de greve dos caminhoneiros

5º dia de greve dos caminhoneiros

Apesar do suposto acordo entre o Governo e representantes dos caminhoneiros, que anunciaram a suspensão da greve na quinta (24), caminhoneiros mantêm protestos em 22 estados e no DF.

Outras categorias que dependem de combustíveis para trabalhar já começam a aderir a greve.

Em Manaus, aconteceu uma correria aos postos de gasolina, que tornou a noite dos que voltavam para casa, um inferno de filas quilométricas.

Combustíveis 1

Na quinta, caminhoneiros fecharam a saída da Refinaria de Manaus (Reman).

Foram apoiados por motoristas do Uber, motoristas de passeio e até motoqueiros. Da refinaria só saíram caminhões para abastecer hospitais e outras unidades de saúde.

Combustíveis 2

O prefeito de Manaus, Arthur Neto decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (25), ou seja, feriadão para os servidores municipais. O prefeito argumentou que está fazendo economia de combustível.

Combustíveis 3

O Sinetram (Sindicato das empresas de Transporte do Amazonas) anunciou redução de 40% da frota de ônibus em Manaus, também para economizar diesel. Esse percentual de 60% dos ônibus ativos é o mesmo que roda aos domingos na capital.

Combustíveis 4

No Distrito Industrial, a coisa também não está boa. O Sindespecial (Sindicato das empresas de ônibus especiais) divulgou que as rotas das empresas Amazongás, Fogás e Petrobrás não sairão das garagens nesta sexta-feira, em adesão ao protesto.

Combustíveis 5

Empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM) informaram que depois de quatro dias de greve, já estão faltando insumos para a produção dos produtos fabricados na ZFM. Haverá paralisação de algumas empresas se a greve, efetivamente, não acabar logo.

Combustíveis 6

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), continua ignorando solenemente o assunto dos combustíveis no Amazonas e a greve no país. Apenas o deputado Serafim Corrêa (PSB) continua falando sozinho sobre a redução de ICMS de 25% para 18 % sobre o gasolina e diesel. Pelo menos o Senado Federal está indo no mesmo rumo e apresentou a mesma proposta a nível nacional

Combustíveis 7

Há uma leve ameaça também de faltar dinheiro nos caixas eletrônicos, caso os carros-fortes fiquem sem combustíveis para circular. Mas isso só depois de domingo.

Combustíveis 8

Só pra lembrar, a energia elétrica de Manaus é produzida por termoelétricas movida a óleo diesel, viu? E no início do verão, o consumo aumenta exponencialmente, o que pode resultar em racionamento.

Combustíveis 9

Vale lembrar também que o principal meio de transporte da Amazônia, o barco, é movido a diesel. Os proprietários de embarcações estão se preparando para uma paralisação nos serviços, caso não comece logo a negociação entre o Governo Federal e os caminhoneiros.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), Raimundo Holanda, disse que todo setor de embarcação do país já está sendo afetado pela paralisação dos caminhoneiros, e acrescentou que “se o Amazonas decidir por uma paralisação terá todo o apoio da Federação”.

Padilha: “Não tratamos de gasolina”

Questionado por um repórter do SBT sobre o que será feito em relação à gasolina – que passou de 9 reais em alguns postos- Eliseu Padilha disse que o governo não fará nada.

“Estamos tratando de óleo diesel. Não tratamos de outro combustível. Por quê? Porque o movimento dos caminhoneiros estava centrado no óleo diesel.”

Quem vai cruzar os braços?

Liderança de caminhoneiros do Centro-Oeste desmente acordo

Vídeo gravado por Wallace Landim, representante dos motoristas autônomos do Centro-Oeste, sobre o “acordo” anunciado pelo governo.

“Nós estávamos na Casa Civil e nem fomos ouvidos.”

“Paralisação continua”, diz presidente da Associação de Caminhoneiros

O presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), José da Fonseca Lopes, disse que a paralisação só será suspensa quando a decisão de zerar a alíquota do PIS-Cofins virar lei.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário