Você está visualizando atualmente Opinião | David Almeida anuncia apoio à reeleição de Wilson Lima

Opinião | David Almeida anuncia apoio à reeleição de Wilson Lima

Opinião | David Almeida anuncia apoio à reeleição de Wilson Lima

‘Declaro apoio total e irrestrito a sua jornada de reeleição’, diz prefeito

Governador fala em virar página na história do Amazonas e aposentar velhos caciques

Megaevento coloca ‘água no chope’ de Menezes que queria vice do PL

Indicação do vice será de David Almeida, declara governador

Wilson Lima anuncia apoio à reeleição de prefeito em 2024

“Conte comigo nos projetos políticos que você tem pra frente. Tamo junto e ninguém aparta”, diz governador

Avante anuncia sete pré-candidatos para federal e 24 para estadual

Lista tem nomes conhecidos da política e ex-ocupantes de cargos públicos

Chico Preto sobre sua candidatura ao Senado: “Vai chegar o momento”

Oficial

Aquilo que vinha se desenhando desde o ano passado se tornou oficial na noite de ontem (2). Em evento do Avante, o prefeito de Manaus, David Almeida — que é presidente estadual da sigla — anunciou apoio à reeleição do governador Wilson Lima no pleito deste ano.

Em uma megafesta com uma multidão de apoiadores, os chefes do Executivo formalizaram a união, que já era uma realidade na relação institucional entre Governo e Prefeitura.

O discurso de ambos foi no sentido de que eles representam a nova geração da política e uma ruptura com o grupo político que teve início com Gilberto Mestrinho e comandou o Amazonas nos últimos 40 anos.

Apoio irrestrito

Em seu discurso, David lembrou que em uma reunião com prefeitos, Wilson já havia se comprometido em apoiar sua reeleição em 2024. Destacou, também, que a partir de agora, a militância do Avante estará empenhada na reeleição do governador.

“Estou declarando como presidente estadual do Avante o apoio total e irrestrito à sua jornada de reeleição. O Avante se soma ao seu projeto para juntos transformamos a história do Amazonas”, afirmou o prefeito.

“Do Gilberto Mestrinho pra cá uma série de políticos daquela geração foram eleitos. Eles tiveram tempo, dinheiro e apoio político para mudar a história política do Amazonas e não fizeram. Esse ano a cortina da história pode ser fechada para sempre para eles. É por isso que nós estamos aqui”, concluiu sob aplausos da multidão.

Resposta

Em resposta, o governador reiterou o apoio a David a sua reeleição em 2024 e disse que juntos não vão permitir que o atraso volte para o Amazonas.

“Conte comigo nos projetos políticos que você tem pra frente. Tamo junto e ninguém aparta”,

Força

Falando em multidão, se alguém tinha dúvida da força e peso de David Almeida para as eleições deste ano, o número de pessoas que compareceu ao Studio 5 deu a dimensão do que a imagem do prefeito representa na política local atualmente.

Foi difícil chegar, estacionar e se movimentar pelo local. Essa força se reflete na aprovação do prefeito na capital, que chega a 82% segundo recentes pesquisas.

Entusiasmo

Nitidamente entusiasmado, o governador lembrou das adversidade enfrentadas desde a campanha de 2018, quando era visto com desdém pelo adversários, e também durante a pandemia do coronavírus, para destacar que com resiliência conseguiu fazer o governo avançar em sua gestão.

Lembrou de ação como o Auxílio Estadual Permanente, o programa Prato Cheio e o envio de recursos para os municípios.

Só para Manaus, segundo o próprio prefeito, o Governo vai aportar R$ 1 bilhão.

Virar a página

Wilson destacou, ainda, que nesse pleito será a oportunidade que os amazonenses terão de virar a página da política local.

“Aqui a gente dá um passo para concretização da história e virada de página no Amazonas. Todos os governadores que passaram por esse Estado ou foram muito ricos ou muito poderosos”, disse lembrando que sua administração é fruto de um propósito divino.

“Em 2018, quando eu lancei o projeto, muita gente dizia ‘sai disso que esses caras vão te destruir’. Mas aquele lá de cima tem um propósito na vida de cada um e quando Deus coloca a mão em cima não tem poderoso que possa ir contra”, disse.

Água no chope

O sinergia entre David e Wilson e a aprovação do prefeito junto ao eleitorado colocaram “água no chope” do pré-candidato ao Senado, Coronel Menezes (PL).

O militar da reserva tentou pavimentar a possibilidade do Partido Liberal indicar o vice de Wilson. No entanto, essa missão ficará à cargo do Avante.

Coadjuvante

Por falar em pré-candidato ao Senado, o ex-vereador de Manaus, Chico Preto, que é do Avante, esteve no evento, mas não teve seu nome confirmado como pré-candidato da sigla para a disputa de senador da República.

Segundo informações de bastidores, ele ainda tem dificuldade de convencer o grupo de que tem forças para bater de frente com Omar Aziz (PSD) e Arthur Neto (PSDB).

Sobre o possível anúncio ou recuo de Chico, ele comentou: “Vai chegar o momento”.

Pré-candidatos

Por mais que a confirmação do apoio a Wilson tenha roubado a cena, o evento teve como motivo principal o anúncio dos pré-candidatos a deputado estadual e federal.

A chapa que disputará cadeiras na Assembleia Legislativa tem 24 nomes de 25 possíveis. Entre eles, estão figuras conhecidas da política local como o deputado Abdala Fraxe, os vereadores David Reis e Eduardo Assis, Janjão, Miguel Carrate, Leonel Feitoza, Ronaldo Tabosa, professor Gedeão e Platiny Soares.

Além deles, o jovem Willace Souza, a ex-miss Brasil Mayra Dias e Dr. Marcos Granjeiro também estão na lista de estadual.

Federal

Já a chapa de federal conta com sete nomes de nove possíveis. Com a saída de Fernanda Aryel da disputa, abriu-se um espaço que obrigatoriamente tem que ser ocupado por uma mulher.

Entre os postulantes há três vereadores: Marcel Alexandre, Marcelo Serafim e Lissandro Breval, e o ex-deputado federal Hissa Abrahão.

Os demais são Cristina Paiva, Liliane Araújo e Márcio Paixão.

Reorganização

O fato é que a desistência da filha do prefeito fez com que o Avante tivesse que se reorganizar, já que ela era tida como uma das possíveis campeãs de votos do pleito.

Com a presença de Fernanda Aryel, a expectativa era que a sigla elegesse dois federais. Sem ela, isso não será possível e a luta do partido será fazer um nome.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário