Opinião | PDT muda pela quarta vez de posição política e agora diz que vai de Marcelo Ramos
Partido comandado por Luiz Castro vai abraçar a esquerda
Articulação costurada por Omar para unir a esquerda pode incluir o PSB de Serafim
David Almeida realiza lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus
Troca de comando na presidência do TSE: Sai Alexandre de Moraes e entra Carmen Lúcia
Nível do Guaíba sobe e volta a alagar pontos de Porto Alegre
Claudia Sheinbaum vence eleição no México e se torna 1ª mulher a assumir presidência no país
Abraçou o PT
O Partido Democrático Trabalhista do Amazonas (PDT-AM) que tem como presidente estadual, o ex-deputado Luiz Castro, desistiu de apoiar a pré-candidatura do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), para abraçar o projeto de Marcelo Ramos (PT).
O anúncio da decisão foi feito neste sábado (1) por meio de nota oficial, após as bênçãos do ministro da Previdência Social e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.
Com a entrada do PDT, Marcelo Ramos já passa a ter mais tempo de TV e rádio que David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).
Decisão nacional
Segundo a nota oficial, a decisão de apoiar Marcelo, vem de orientação Nacional, com objetivo de avançar com um compromisso político que traga melhorias para Manaus e fortaleça o protagonismo de atuação do partido, no campo progressista.
Quarta mudança
Essa é a quarta mudança de posicionamento político do PDT este ano.
Primeiro, o partido havia decidido lançar candidatura própria com Israel Tuyuka. Em seguida, em abril, anunciou apoio à reeleição do atual prefeito David Almeida (Avante). Em maio, o partido novamente mudou de direção, passando a apoiar Roberto Cidade, do União Brasil.
A mais recente guinada é agora em favor de Marcelo Ramos, colocando em risco a viabilidade eleitoral dos pré-candidatos a vereador do PDT.
Articulador
Toda essa articulação política para a esquerda ter um palanque na disputa pela prefeitura de Manaus foi orquestrada pelo senador Omar Aziz (PSD), que indicou Marcelo Ramos para a missão.
Controle
Omar tem mexido no tabuleiro político de olho em 2026, quando será candidato a governador, e está usando sua influência com Lula para minar adversários, fortalecer aliados e tentar controlar o resultado da eleição.
Próximo alvo
O próximo passo será tirar mais um partido do arco de aliança de Roberto Cidade e do governador Wilson Lima.
O PSB de Serafim Corrêa já vem sendo pressionado por uma articulação nacional para abandonar o barco e apoiar a candidatura do petista Marcelo Ramos.
Lançamento oficial
O prefeito David Almeida (Avante) realiza, nesta segunda-feira (3), às 18h, o lançamento oficial da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus.
A reunião acontecerá na rua José Chevalier, 8, no Morro da Liberdade, Zona Sul da capital.
“Reeleição”
“Nos últimos três anos, enfrentamos diversos desafios à frente da Prefeitura de Manaus e conseguimos avançar em áreas cruciais como saúde, educação e infraestrutura. Temos o desejo de continuar mudando a realidade da população da nossa cidade e contribuindo com o nosso trabalho. Por isso, coloco meu nome à disposição do povo e vamos juntos conquistar esta reeleição”, afirmou Almeida.
Troca de comando
A ministra Cármen Lúcia toma posse como nova presidente do TSE nesta segunda-feira, sucedendo Alexandre de Moraes no cargo.
O ministro Kassio Nunes Marques assumirá o posto de vice-presidente e a desembargadora e escritora Andréa Pachá será a nova secretária-geral da Corte.
Biênio
No seu biênio à frente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen comandará as eleições municipais deste ano e a preparação para o pleito de 2026, que terá Nunes Marques no comando do TSE.
A cerimônia está marcada para as 19h.
Lula e todos os ex-presidentes foram convidados.
Enchentes
O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou a subir durante a noite de domingo (2) e ultrapassou a cota de inundação na madrugada desta segunda-feira (3), causando alagamentos em várias regiões da cidade.
Em apenas 5 horas, o lago subiu mais de 40 centímetros, atingindo uma altura de 3,86 metros.
Afetados
Com 2,3 milhões de pessoas e 475 municípios afetados pelas enchentes, há 579.457 pessoas desalojadas, das quais 37.154 estão em abrigos.
México
A candidata do governo Claudia Sheinbaum venceu a eleição presidencial do México neste domingo (2).
Apadrinhada pelo atual presidente, Andrés Manuel López Obrador, Sheinbaum será a primeira mulher a assumir o cargo no país.
Preliminar
A vitória é indicada pela contagem preliminar dos votos do Instituto Nacional Eleitoral (INE), a principal autoridade eleitoral do país.
Com 69% das urnas apuradas, a contagem do INE estima que Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos.
Na sequência, a opositora Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,6% e 28,6%, ainda de acordo com a projeção.
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099