Você está visualizando atualmente Opinião | Juntos, Wilson e David oficializam chapas para governo, senado, federal e estadual

Opinião | Juntos, Wilson e David oficializam chapas para governo, senado, federal e estadual

Opinião | Juntos, Wilson e David oficializam chapas para governo, senado, federal e estadual

Preterido como vice, Rotta deve ser coordenador da reeleição de Wilson

Dia D para o futuro de Chico Preto no pleito

PL de Bolsonaro também oficializará tropa no Estado

PMN pula do barco de Ricardo Nicolau

Lula pode vir a Manaus participar da convenção de Braga na sexta

Pros retira candidatura de Pablo Marçal e apoiará Lula

Governador vai ao STF defender a Zona Franca de Manaus

Câmara aprova PL que acaba com saidinha de presos

União homologada

A aliança entre o governador Wilson Lima e o prefeito de Manaus, David Almeida, será oficializada nesta quinta-feira (4), quando União Brasil e Avante farão suas convenções conjunta em uma casa de shows na avenida das Torres.

No evento, Tadeu de Souza será homologado como vice da chapa de reeleição do atual mandatário do Estado e, também, serão oficializados os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal das duas siglas.

O caminho a ser seguido pelos preteridos por David – Sabá Reis, Shádia Fraxe, ambos do Avante, e Marcos Rotta (PP) – também será desvendado.

Coordenação

O que se comenta nos bastidores é que Rotta foi convidado para ser o coordenador de campanha de Wilson.

O vice-prefeito, no entanto, está estudando a proposta e colocando na balança todas as possibilidades.

O que se sabe é que ele é um político que tem credibilidade junto ao eleitorado e gostaria de ser mais útil ao grupo.

Dia D

A convenção também será o “Dia D” para Chico Preto (Avante).

O ex-vereador de Manaus segue tentando ser candidato ao Senado, no entanto, sofre resistência por conta da aliança de Wilson Lima com o PL, de Coronel Menezes.

Segundo o próprio governador, o acordo era que David indicasse o vice e o PL tivesse o senador, ou seja, não há espaço para uma candidatura avulsa de Chico.

Confiança

Mesmo com o cenário adverso, Chico Preto e seus interlocutores seguem confiantes na confirmação da candidatura.

Segundo fontes do Direto ao Ponto, ele tem dito a pessoas próximas de que nunca ouviu um não de David e que acredita que não há motivos para o prefeito deixar de prestigiar um quadro do partido do qual é presidente.

Tropa bolsonarista

Falando em Menezes, o PL — partido do presidente Jair Bolsonaro — também confirmará seus candidatos nesta quinta-feira (4).

A convenção da sigla acontecerá às 9h.

Além de Menezes ao Senado, nomes importantes da política local, como Alfredo Nascimento e Capitão Alberto Neto estão na nominata de federal, e Therezinha Ruiz, Tony Medeiros e Cabo Maciel, no time dos estaduais.

Pulou do barco

Três dias após confirmar aliança com Ricardo Nicolau (Solidariedade), o Partido da Mobilização Nacional (PMN) pulou do barco do candidato ao Governo e migrou para o arco de aliança do atual governador.

A confirmação foi durante a convenção da sigla na tarde de ontem (3), no Studio 5.

Chateado

A situação, obviamente, deixou Nicolau chateado.

O candidato fará, inclusive, uma coletiva nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para explicar os reais motivos da saída do PMN da chapa.

“PMN preferiu se aliar à velha política, bancada pela máquina pública, em troca de vantagens desconhecidas, em vez de apostar numa virada de página na história do Amazonas”, disse Nicolau em nota.

Apoio presidencial

O senador e pré-candidato ao Governo, Eduardo Braga (MDB), tem se esforçado para trazer Lula a Manaus na próxima sexta-feira (5), quando acontece a convenção emedebista.

O presidenciável é a grande aposta de Braga para conquistar o eleitorado amazonense, sobretudo do interior, e sabe que a vinda do petista pode ajudá-lo a ganhar o eleitorado de esquerda.

Articulação

A presença de Lula ainda não foi confirmada, mas segundo fontes do Direto ao Ponto, o dia de ontem foi de muitas ligações e articulação para que a agende se concretize.

Apoio

Por falar em Lula, ele conquistou mais um apoio na disputa pelo comando da nação.

O Pros — que tinha confirmado a candidatura de Pablo Marçal — desistiu de ter candidato próprio e irá apoiar o petista no primeiro turno.

Antes de Marçal, o Avante de André Janones também retirou candidatura para apoiar o petista.

Defesa da ZFM

O governador Wilson Lima informou que o Estado vai ingressar com uma nova ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto federal nº 11.158, de 29 de julho de 2022, que zera alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O decreto traz insegurança jurídica para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e ameaça empregos dos amazonenses.

Desde a publicação na última sexta-feira (29), os técnicos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) trabalhavam na análise minuciosa do texto para embasar as medidas a serem tomadas.

Fim da saidinha

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (3), o projeto de lei (PL) 6579/13, que acaba com as saídas temporárias de presos, a famosa “saidinha”.

Foram 311 votos a favor e 98 contra.

O texto de autoria da ex-senadora Ana Amélia (PSD-RS) agora retorna ao Senado Federal, que vai analisar as alterações dos deputados.

Comemoração

O deputado federal Capitão Alberto Neto, que é oriundo da Polícia Militar, comemorou a aprovação do projeto em publicação no Twitter.

Segundo o parlamentar, bandido não é vítima da sociedade.

“Acabamos de vez com a farra dos bandidos de alta periculosidade sair pra cometerem mais crimes durante os feriados. Bandido não é vítima da sociedade!”, escreveu.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário