Você está visualizando atualmente Opinião | Joana Darc: A rainha das tretas e dos pedidos de cassação

Opinião | Joana Darc: A rainha das tretas e dos pedidos de cassação

Opinião | Joana Darc: A rainha das tretas e dos pedidos de cassação

Novo pedido de cassação contra Joana Darc foi motivado pelas polêmicas durante um cruzeiro do cantor Wesley Safadão

“Vergonha, vexame e humilhação ao povo do Amazonas”, está na justificativa do pedido de cassação

Ainda segundo a denuncia, a deputada Joana Darc fabricou um documento sem qualquer registro que garanta validade e fé pública para justificar as faltas

Após vaias na Festa do Cupuaçu, Joana se envolve em treta com humorista e influenciador digital

Em posse de ministro do Turismo, Wilson Lima diz que trabalho dos Governos do Estado e Federal em prol do setor na região segue fortalecido

Mega-atração: prefeito anuncia David Guetta para o ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’

Advogado e amigo de Lula, Cristiano Zanin é o novo ministro do STF

“Tô feliz, viu?”, diz Lula sobre Zanin

Cassação

Dayane Ingrid Borges, moradora de Manaus, é a autora de uma representação contra a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), solicitando a cassação do mandato da parlamentar por suposta falta de ética e decoro. 

A representação foi motivada por um episódio envolvendo a deputada durante um cruzeiro do cantor Wesley Safadão, que se tornou viral nas redes sociais.

Denuncia 

A denúncia protocolada alega que Joana Darc participou de situações que causaram “vergonha, vexame e humilhação” ao povo do Amazonas. 

Além disso, segundo a denúncia, a deputada fabricou um documento sem qualquer registro que garanta validade e fé pública para justificar as faltas.

Até o momento, a deputada Joana Darc não se manifestou sobre o assunto.

2° pedido de cassação

Esse é o segundo pedido de cassação protocolado este ano contra Joana Darc.

Em outro pedido, após um abaixo-assinado com mais de 26 mil assinaturas, solicita-se a abertura de uma investigação por quebra de decoro parlamentar contra Joana Darc devido à sua participação na invasão da sede do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Ibama), em Manaus, no caso da capivara “Filó”.

Justificativa

Entre as ações questionáveis de Joana, além da invasão ao Ibama em Manaus, estão: a transmissão do ato pelas redes sociais, a convocação de pessoas para manifestações, o assédio e ameaças a funcionários, a violação de bens públicos, a disseminação de notícias falsas sobre remédios e vacinas, e o prejuízo ao tratamento de animais silvestres internados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Petição

A petição ainda classificou a deputada como “histérica”, alegando que ela agiu simulando choro, “ajoelhando no chão, correndo de um lado para o outro, gritando e ameaçando os servidores presentes”.

Com pouco mais de seis meses da nova legislatura, Joana já coleciona dois pedidos de cassação, totalizando três desde que assumiu o mandato de deputada estadual. 

Com essa quantidade de pedidos de cassação, Joana já pode até “pedir música do Calypso no Fantástico.”

Polêmicas 

Joana Darc vem colecionando polêmicas durante seu mandato. 

Além de confusões com outros colegas de parlamento, recentemente protagonizou um karaokê com a cantora Joelma do Calypso no plenário da Aleam. 

Além disso, é investigada pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) por suspeita de irregularidades na destinação de R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares para o time de futebol Amazonas FC, onde seu marido mantém relações comerciais.

Nova treta

A mais nova polêmica envolvendo Joana Darc ocorreu no último final de semana no município de Presidente Figueiredo, durante a Festa do Cupuaçu, onde vídeos circularam na internet mostrando a deputada sendo vaiada ao ser chamada para subir no palco do evento.

Tu já merendou?

O que foi abafado e chegou ao conhecimento do Direto ao Ponto foi que Joana, ao ser cumprimentada pelo influenciador digital e novo queridinho dos manauaras, Will Robson, com o jargão “ei, tu já merendou? e Tu que é um marido!”, deixou o rapaz no vácuo, o que desencadeou uma discussão entre os dois.

No desentendimento, Joana deu uma carteirada em Will e ordenou que ele fosse retirado do evento, o que foi prontamente atendido pela guarda municipal de Presidente Figueiredo.

Desculpas

Esse fato levou o secretário de cultura e eventos do município, Zandem Ferreira, a emitir publicamente um pedido de desculpas ao influenciador.

Futuro incerto

As recentes polêmicas envolvendo a deputada Joana Darc têm gerado bastante repercussão e questionamentos sobre sua conduta durante o mandato. 

O desfecho dessas questões ainda é incerto, e o fato é que a imagem e reputação da deputada estão em xeque, e o futuro de seu mandato está sob intensa observação.

Fortalecimento do Turismo

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou que o trabalho dos Governos do Estado e Federal para a promoção do turismo no Amazonas segue fortalecido e que já discute com o Ministério do Turismo (MTur) novas propostas para a melhoria do setor na região. 

A declaração foi feita durante a posse do novo titular da pasta, Celso Sabino, nesta quinta-feira (03), em Brasília.

MTur

Wilson Lima ressaltou que ter alguém da região Norte na gestão do MTur, como é o caso de Celso Sabino, que é do Pará, é importante para a manutenção do diálogo.

Mega-atração

O DJ mundialmente conhecido, David Guetta, será a atração internacional que vai movimentar o palco do “#SouManaus Passo a Paço 2023”.

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira, 3/7, pelo prefeito David Almeida, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra.

O festival será realizado nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico de Manaus.

Mais atrações

Entre as atrações já anunciadas pelo prefeito David Almeida e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), estão nomes como Biquíni Cavadão; Kevin o Cris; Zeca Pagodinho; Zé Felipe e Virgínia Fonseca; Humberto Gessinger; Léo Magalhães; Murilo Huff; Marina Sena; Padre Fábio de Melo; Isadora Pompeo; Israel Salazar e Somos Amém. Também foi anunciada a participação do cantor de rock brasileiro, Lobão.

Novo Ministro do STF

O amigo e advogado de Lula, Cristiano Zanin, tomou posse hoje como ministro do Supremo Tribunal Federal.

O defensor do presidente Lula, responsável por tirá-lo da prisão, é o primeiro indicado do petista ao STF neste terceiro mandato.

Trio de Lula

Zanin entrou no lugar de Ricardo Lewandowski e assumirá um lugar na 1ª turma do STF. 

Os processos da Lava Jato estão todos na 2ª turma.

Com a indicação de Zanin, Lula volta a ter três ministros do STF indicados por ele. 

Além de seu advogado, também chegaram ao Supremo pelas mãos do Lula os ministros Cármen Lúcia e Dias Toffoli.

“Tô Feliz”

Longes das câmeras da imprensa, o petista comemorou a indicação de Zanin e comentou o que achou da posse do homem que o soltou da prisão em 2019.

Tô feliz, viu!”afirmou o petista.

Não é surpresa para ninguém.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário