Você está visualizando atualmente Opinião | David Almeida oficializa pré-candidatura e afirma ser ‘o prefeito da periferia’

Opinião | David Almeida oficializa pré-candidatura e afirma ser ‘o prefeito da periferia’

Opinião | David Almeida oficializa pré-candidatura e afirma ser ‘o prefeito da periferia’

Prefeito convoca apoiadores para lembrar o povo de como era a cidade e de como está ficando sob sua gestão

Braga e Omar enviam possíveis vices para representá-los no evento

PSB reafirma apoio a pré-candidatura de Roberto Cidade

Wilson Lima reforça compromisso do Estado com a geração de emprego e renda em Parintins

Caso Djidja: laudo do IML indica causa da morte de ex-sinhazinha

Start da reeleição

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), oficializou ontem o lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura de Manaus. 

Em um evento no Morro da Liberdade, seu berço político, ele reuniu aliados e lideranças políticas, e dando o tom de como será sua campanha para a reeleição.

“Prefeito da periferia”

No seu discurso, David afirmou que fez questão de oficializar sua pré-candidatura no Moro da Liberdade como um prefeito eleito buscando a reeleição, pois isso tem um significado especial.

“Nós da periferia, só éramos lembrados na época da eleição. Agora se dá um pontapé inicial para a reeleição de um prefeito da periferia, da comunidade. Isso tem muito significado.”, disse David. 

Tom da campanha

No evento, ficou claro que o discurso da campanha do prefeito será focado em comparar sua gestão com as anteriores, mostrando o que foi realizado durante seus quase quatro anos no cargo. 

Ele destacou o que prometeu em 2020 e o que conseguiu entregar.

Além disso, convocou os apoiadores a lembrarem o povo de como era a cidade e de como está melhorando sob sua gestão.

“Me ajudem a lembrar”

“Eu quero que vocês me ajudem a lembrar essa cidade, que quando nós assumimos, essa cidade estava sendo sepultada, os nossos irmãos, em valas coletivas. Nós tínhamos a pior saúde básica do Brasil, nós tínhamos os ônibus pegando fogo, nós tínhamos as ruas esburacadas, nós tínhamos uma condição muito ruim e hoje nós estamos vivendo um dos melhores momentos da história dessa cidade. Quem nunca fez nada por essa cidade está querendo enganar o povo. É por isso que eu quero que vocês me ajudem a lembrar o povo de como era a cidade de Manaus e como está ficando.”, disse David em um trecho do seu discurso. 

Falante

O vice-governador Tadeu de Souza, que é presidente do diretório municipal do Avante em Manaus, fez o discurso mais longo e caloroso entre as lideranças políticas presentes. 

Ele lembrou dos tempos de criança no Morro da Liberdade com David e destacou a trajetória que ambos percorreram na política. 

Em um momento de descontração, Tadeu admitiu que, agora que aprendeu a falar, “tá falando pra car@lh#”, arrancando risadas de David e do público presente.

Cutucada

Tadeu também alfinetou o deputado federal Amom Mandel, ao afirmar que Manaus não pode ser entregue a amadores. 

‘Esta cidade não é um laboratório de experimentações. Não é para aqueles que acham que cuidar da cidade é apenas consultar o Google em busca de diagnósticos. Isso é algo muito fácil de fazer’, declarou o vice-governador. 

Ele enfatizou que Manaus precisa de um prefeito com foco, disciplina e experiência, reiterando que David já demonstrou possuir tais qualidades.

Simbolismo 

A filha do prefeito e presidente nacional do Avante Jovem, Fernanda Aryel, afirmou que é simbólico o início da campanha do pai ser feito no Morro da Liberdade, onde toda a trajetória política da família começou.

Ela declarou que estará na linha de frente da campanha para a reeleição do pai.

Alfinetadas

Ficou a cargo do vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, as alfinetadas nos adversários. 

“Esse é o grupo político que tem compromisso com a população. Diferente dos outros que só falam e não fazem nada.”, disse o vereador. 

Já o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante), disse que o partido também vem muito forte no interior.

Dedos de Braga e Omar

Os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) não estiveram presentes no evento, mas enviaram seus representantes. 

Jesus Alves (MDB), representando Braga, destacou que já faz um ano da parceria entre seu partido e o prefeito, e expressou orgulho ao afirmar que David Almeida foi o melhor prefeito da história de Manaus.

Paulo Radin (PSD), representando Omar, conclamou todos os apoiadores do senador a apoiar o prefeito David Almeida.

Ambos, inclusive, são nomes que circulam como possíveis vice de David Almeida em uma eventual composição de chapa.

Arco de aliança

Além do MDB e PSD, também estiveram presentes lideranças políticas de mais dois partidos, o Agir e o DC. 

Até o momento, com o Avante, David Almeida possui cinco partidos em seu arco de aliança, mas, segundo o prefeito, esse número pode chegar a seis ou sete até agosto. 

Um dos alvos que David vem trabalhando nos bastidores é o Republicanos, liderado por Silas Câmara.

Tensão 

Mas nem tudo foi festa no evento. 

Durante a coletiva de imprensa, houve um momento de tensão quando David Almeida foi indagado por um jornalista sobre por que não realizou o evento na Ponta Negra, onde reside atualmente. 

David, rápido e ácido, sem alterar o tom de voz, disse que “daria uma oportunidade para alguém com mais QI fazer uma outra pergunta.” 

O vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais e grupos de WhatsApp, dividindo opiniões. 

Uns acharam a resposta apropriada, enquanto outros consideraram a atitude desrespeitosa.

Apoio

O vereador Marcelo Serafim (PSB) reafirmou, nesta segunda-feira (3), que seu partido continua no arco de aliança da pré-candidatura de Roberto Cidade (UB) à prefeito de Manaus.

“Não mudou nada”

“Não mudou nada, absolutamente nada. Nós continuamos fazendo nossas reuniões com pré-candidato Roberto Cidade (UB). Os candidatos do PSB continuam fazendo e continuarão fazendo parte. O PSB está mantido no arco de aliança do União Brasil. Cada partido ele responde pelos seus atos”, disse Marcelo Serafim.

O parlamentar ainda disse que a mudança de postura do PDT em nada influencia o posicionamento do PSB.

“Decisão interna”

“O PDT no início do processo teria candidatura própria. Na sequência eles decidiram apoiar à pré-candidatura do atual prefeito David Almeida (Avante). Depois eles mudaram para a pré-candidatura do Roberto Cidade e agora mudaram para pré-candidatura do Marcelo Ramos. Isso é uma decisão interna do partido que a gente respeita, mas ela não pauta o PSB. Cada partido tem suas diretrizes, tem suas pautas, tem suas discussões. E uma decisão como essa não vai jamais pautar nosso partido”, finalizou.

Marcelo pôs fim às especulações de que o PSB poderia mudar sua posição em relação à disputa pela prefeitura de Manaus e apoiar Marcelo Ramos do PT, após imposição da executiva nacional.

Festival de Parintins 2024

O governador Wilson Lima reforçou, nesta segunda-feira (03), o compromisso do Governo do Amazonas com a geração de emprego e renda no Festival de Parintins 2024, durante apresentação de uma aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas, adesivada em homenagem aos bois Caprichoso e Garantido. 

A Azul é patrocinadora oficial da festa e o evento foi realizado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Grandeza

O governador destacou a grandeza do evento, que deve movimentar o espaço aéreo de Parintins com até 1 mil operações de voos na semana do festival, que em 2024 acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, superando os mais de 800 voos realizados no mesmo período em 2023.

Movimentação

Ainda segundo Wilson Lima, a expectativa é de que a Ilha Tupinambarana receba, este ano, 120 mil turistas e que a economia local movimente mais de R$ 150 milhões no período do festival. 

Estima-se ainda a geração de 24 mil postos de trabalho indiretos com ações do Governo do Estado em torno do festival. 

Somado a isso, os dois bois juntos geram cerca de 5 mil empregos diretos.

Primeira vez

Pela primeira vez, a companhia aérea Azul adotou também uma outra cor. 

A companhia estampou em uma de suas aeronaves Embraer E1, sua logo em azul de um lado e em vermelho do outro, junto aos bois-bumbás Caprichoso, com sua estrela azul, e Garantido, de coração vermelho. 

A homenagem foi ao ar, nesta segunda, abrindo o mês do evento, em voo que partiu de Manaus, por volta do 12h, com destino a Parintins.

Djidja Cardoso

Laudo preliminar do Instituto Médico Legal (IML), divulgado nesta segunda-feira (3), aponta que Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, 32 anos, morreu devido a um edema cerebral que afetou o funcionamento do coração e da respiração. 

Djidja foi encontrada morta em casa, aos 32 anos, em Manaus, na terça-feira da semana passada. 

Laudo

Ainda de acordo com o laudo, a morte foi causada por “depressão dos centros cardiorrespiratórios centrais bulbares; congestão e edema cerebral de causa indeterminada”. 

O edema cerebral, caracterizado por um inchaço no cérebro, teria afetado a parte do órgão responsável pelo controle do coração e da respiração, levando à falência dos sistemas.

O laudo, contudo, não especifica o que teria levado Djidja ao quadro. 

Resultado final

O resultado final da necrópsia e o exame toxicológico nos próximos dias.

Vale lembrar que a polícia investiga a possibilidade da empresária ter morrido devido a uma overdose de cetamina, substância anestésica que causa efeitos alucinógenos e tem poder sedativo.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário