Você está visualizando atualmente Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas divulgará pesquisa eleitoral na próxima semana

Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas divulgará pesquisa eleitoral na próxima semana

Opinião | Direto ao Ponto Pesquisas divulgará pesquisa eleitoral na próxima semana

Janela partidária para as Eleições Municipais 2024 termina hoje

Câmara oficializa perda de mandato de Antônio Peixoto como vereador de Manaus

TCE-AM julgará contas de Wilson Lima na próxima terça-feira

Tribunal de Contas do Amazonas homenageia personalidades femininas em lançamento da Ouvidoria da Mulher

Mais de 3,3 mil casos de dengue são confirmados no Amazonas

Eleições

O Direto ao Ponto Pesquisas, em parceria com o Portal AM Post, vai divulgar na próxima nesta segunda-feira (8) a primeira pesquisa deste ano sobre as eleições para a prefeitura de Manaus, incluindo o potencial de voto dos pré-candidatos, transferência de votos, a avaliação dos governos, o posicionamento político dos manauaras e outras questões abordadas.

O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, enquanto o segundo turno está agendado para o dia 27 de outubro.

Dados

Para este levantamento, o Direto ao Ponto Pesquisas entrevistou 1.000 eleitores presencialmente, com idade acima de 16 anos, em todas as zonas eleitorais de Manaus. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AM-01614/2024.

Janela partidária

Termina nesta sexta-feira (5), às 23h59, a chamada “janela partidária” – período de um mês em que vereadores podem trocar de partido para concorrer às eleições municipais de outubro.

O prazo foi aberto em 7 de março para permitir o troca-troca partidário dentro das regras eleitorais. Ou seja, os parlamentares que trocam de legenda nesse período não perdem o mandato.

Desincompatibilização

Os secretários municipais e estaduais que pretendem ser candidatos têm até este sábado (6) para a desincompatibilização.

A desincompatibilização é o afastamento, temporário ou definitivo, de determinados cargos e funções públicas, para que os interessados estejam aptos a concorrer nas eleições. Isso ocorre para evitar que os futuros candidatos usem estrutura e recursos públicos com o objetivo de obter alguma vantagem eleitoral.

Filiação

Também se encerra no sábado o prazo estabelecido no calendário eleitoral para quem for disputar a eleição, seja para prefeito (a), vice-prefeito (a) ou vereador (a) estar filiado a algum partido político.

Cassação 

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) oficializou a perda de mandato de Antônio Peixoto, do partido Agir, como vereador de Manaus. A decisão foi publicada no Diário Eletrônico do legislativo, na quinta-feira (4). 

O candidato Isaac Tayah assume a vaga em aberto.

Fraude

Peixoto teve o mandato cassado no dia 12 de março pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). 

O tribunal anulou os votos do partido Agir, que teria fraudado a cota de gênero nas eleições de 2020.

Contas

Em Sessão Especial na próxima terça-feira (9), às 9h, o Tribunal de Contas do Amazonas apreciará as contas do Governo do Estado, sob o exercício do governador Wilson Lima em 2022. 

O julgamento será no auditório da Corte de Contas.

Relator

O processo de prestação de contas do governador será apresentado pelo relator, conselheiro Mario de Mello, e apreciado pelos demais membros do Tribunal Pleno.

Conforme aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Governo do Estado contou com orçamento de R$ 24 bilhões para o exercício de 2022.

Ouvidoria da Mulher

Falando em TCE-AM, ontem (4), a corte de contas promoveu o lançamento oficial da Ouvidoria da Mulher com um evento com homenagens a personalidades femininas do país.

Durante a cerimônia de lançamento, a presidente do TCE-AM e nova Ouvidora da Mulher, conselheira Yara Amazônia Lins, discursou a respeito da implementação do programa no âmbito do Tribunal.

“Compromisso”

“Meu compromisso assumido quando fui empossada presidente deste Tribunal está sendo cumprido. Hoje quero incentivar todas as mulheres a terem a coragem de usar sua voz e denunciar, falar é um exercício de liberdade e resistência. Que a Ouvidoria da Mulher do TCE-AM seja um símbolo de coragem, força, mudança e transformação social”, destacou a presidente do Tribunal, conselheira Yara Amazônia Lins.

Homenageadas

A empresária e ativista da causa feminina, Luiza Brunet, foi uma das convidadas de honra do evento, e parabenizou o Tribunal pela iniciativa em melhorar o ambiente de trabalho.

O evento foi marcado, também, pela Outorga da Medalha de Honra à Mulher, instituída pelo TCE-AM em março deste ano, para 29 personalidades femininas. 

Dengue 

O Amazonas tem 3.360 casos de dengue confirmados em 2024, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 

Os dados foram divulgados em novo boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (4).

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 985566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário