Você está visualizando atualmente Opinião | Convenções movimentam Manaus neste fim de semana

Opinião | Convenções movimentam Manaus neste fim de semana

Opinião | Convenções movimentam Manaus neste fim de semana

Roberto Cidade e Coronel Menezes reúnem multidão na Arena Amadeu Teixeira

Governador Wilson Lima manda recado: “Hora de separar os homens dos meninos”

PL oficializa candidatura de Alberto Neto e vice Maria do Carmo para Prefeitura de Manaus

Direita dividida: Deputados estaduais Débora Menezes e Delegado Péricles não participam da convenção do PL

Avante confirma David Almeida e Renato Júnior como candidatos para Prefeitura de Manaus

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga abrem mão do vice e sobem no palanque de David

David diz que vai disputar Governo ou Senado em 2026 se não for reeleito prefeito

Federação Brasil da Esperança confirma nomes de Marcelo Ramos e Luiz Castro na disputa para Prefeitura de Manaus

Manaus: David tem 26%; Amom, 23%; e Cidade, 17%, diz pesquisa do Real Time Big Data

Convenções Partidárias

Hoje (05) é o último dia das Convenções Partidárias, e os partidos aproveitaram o fim de semana para realizar seus eventos com a maior mobilização possível.

A Convenção Partidária é o primeiro teste de mobilização dos partidos, servindo para demonstrar força e confirmar os nomes para prefeito, vice e os que disputarão uma vaga na Câmara Municipal de Manaus.

Roberto Cidade e David Almeida se destacaram, cada um reunindo 30 mil pessoas em suas convenções.

Multidão no Amadeu Teixeira

Roberto Cidade (União Brasil) e Coronel Menezes (PP) reuniram 30 mil pessoas na Arena Amadeu Teixeira, demonstrando a força com que chegam nesta eleição.

A chapa conta com o maior arco de alianças desta eleição, incluindo sete partidos aliados (União Brasil, PP, Republicanos, PSB, Podemos, PRD e PMB), além do apoio direto do governador Wilson Lima, que está empenhado em eleger Roberto Cidade.

Wilson manda recado

O governador Wilson Lima fez um discurso acalorado na Convenção Partidária, desafiando: “é hora de separar os homens dos meninos.”

Recado para Amom, Alberto Neto e David Almeida

A frase foi vista como um triplo recado: para Amom, pela idade e falta de experiência; para Capitão Alberto Neto, por não cumprir a promessa de desistir da candidatura caso estivesse atrás de Cidade nas pesquisas; e para o prefeito David Almeida, por não aceitar que Wilson Lima indicasse seu vice, conforme combinado na campanha de 2022.

Menezes provoca Alberto Neto

Coronel Menezes, vice de Roberto Cidade, aproveitou para cutucar Capitão Alberto Neto, mencionando o fracasso de público no evento de maio na mesma Arena Amadeu Teixeira, quando o ex-presidente Bolsonaro esteve presente.

“Vou mandar um vídeo para o presidente Bolsonaro, para que na próxima vez que ele vier a Manaus, fale com o nosso grupo se ele quiser encher a Arena. Deus, pátria e família e vamos à vitória”, disse Menezes.

Ausências chamaram atenção

Capitão Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo) reuniram seus apoiadores, filiados e candidatos a vereador no ginásio do SESI, Clube do Trabalhador.

Apesar de se declarar o verdadeiro representante da Direita no Amazonas, Alberto Neto não consegue ser unanimidade nem dentro do seu partido.

As ausência de deputados estaduais como Débora Menezes e Delegado Péricles, ambos do PL, foram notadas.

Reeleição

O Avante, partido do atual prefeito David Almeida, também realizou sua convenção partidária neste sábado (3), confirmando Renato Júnior como vice, já anunciado anteriormente pelo próprio prefeito.

Homem de confiança

Renato é um nome de extrema confiança de David Almeida, que resistiu à pressão dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga para indicarem o vice.

Um pé em 2024 e outro em 2026

A escolha do vice de David é estratégica, pois, caso reeleito, e decidindo concorrer ao governo em 2026, o vice assumirá a prefeitura.

Omar, planejando seu retorno ao governo, não quer enfrentar David apoiado pela máquina da prefeitura.

David conseguiu acertar os ponteiros com Omar e Eduardo e nomeou Renato Júnior como vice, com a promessa de não ser candidato a governador em 2026, caso seja reeleito.

Condição sine qua non

David Almeida deixou claro que só será candidato ao Governo ou ao Senado em 2026 se não for reeleito prefeito, forçando Omar e Eduardo a se dedicarem à sua reeleição para evitar mais um concorrente em 2026.

Fiel ou infiel

O deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) ignorou que seu partido tem um pré-candidato a prefeito, aparecendo ao lado de David Almeida na Convenção Partidária do Avante, alegando cumprir um acordo de 2022 entre Wilson Lima e David Almeida.

Esquerda definida

Marcelo Ramos (PT) e Luiz Castro (PDT) reuniram seus apoiadores neste domingo (04), também no SESI, Clube do Trabalhador. Marcelo, apoiado pelo presidente Lula, tem aparecido nas pesquisas abaixo dos dois dígitos.

Propaganda Eleitoral

A propaganda eleitoral no rádio e televisão começa em 30 de agosto, mas os candidatos já poderão pedir voto a partir de 16 de agosto, quando terão suas candidaturas homologadas.

Pesquisa Real Time Big Data

Em nova pesquisa divulgada pelo instituto Real Time Big Data, o prefeito David Almeida lidera a disputa para a Prefeitura de Manaus, com Roberto Cidade tecnicamente empatado com Amom Mandel no limite da margem de erro de três pontos percentuais.

Números

No cenário estimulado, David Almeida aparece com 26% das intenções de voto, seguido por Amom Mandel com 23% e Roberto Cidade com 17%.

Capitão Alberto Neto tem 13% e Marcelo Ramos 9%.

Wilker Barreto não pontuou.

Votos nulos e brancos somam 6%, assim como os indecisos.

Dados

A pesquisa Real Time Big Data foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04242/2024 e entrevistou, presencialmente, 1.000 eleitores manauaras entre 29 e 30 de julho, com margem de erro de três pontos percentuais e 95% de nível de confiança.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário