Você está visualizando atualmente Opinião | David Almeida diz que fica no Avante e decisão sobre vice pode ficar só para agosto

Opinião | David Almeida diz que fica no Avante e decisão sobre vice pode ficar só para agosto

Opinião | David Almeida diz que fica no Avante e decisão sobre vice pode ficar só para agosto

Prefeito de Manaus quer 100% de controle partidário para disputar a reeleição

Capitão Alberto Neto será oficializado candidato a prefeito pelo PL na quinta

Deputado bolsonarista já trabalha no seu plano de governo

“Está na hora do Brasil ter um prefeito de capital autista”, diz Amom

Partido Novo e Avante questionam pesquisa que coloca David em segundo

Comando partidário

Conquistar o comando de um partido político é o primeiro passo estratégico para quem almeja disputar a prefeitura de Manaus.

Ter controle absoluto é o ideal e permite decisões cruciais e liderança incontestável no processo eleitoral.

O prefeito David Almeida conhece essa realidade de perto, enfrentando desafios ao não conseguir deter o controle do PSD quando governador tampão em 2017.

Lição

Na época, o senador Omar Aziz, presidente do PSD, escolheu apoiar Amazonino Mendes, deixando David à margem.

A experiência parece ter ensinado uma valiosa lição, e, ao que tudo indica, David Almeida, agora candidato à reeleição, pretende evitar contratempos, garantindo que o Avante seja o partido que o conduzirá ao pleito.

Especulações

Apesar de especulações sobre mudanças partidárias, David desmente tais rumores:

“Tive ótimo diálogo com o PL, mas fico no Avante.”

Embora tenham sido ventiladas possibilidades como retorno ao PSD, ingresso no MDB ou até mesmo no União Brasil de Wilson Lima, tudo indica que David permanecerá firme no Avante.

Chapa

A permanência de David Almeida no Avante indica uma estratégia cautelosa quanto à definição de seu vice na disputa pela prefeitura de Manaus.

A decisão do prefeito de não apressar essa escolha evidencia a busca por ganhar tempo e esperar até o último minuto a melhor composição de chapa, quais os aliados que fortalecerão seu palanque e quem ele quer como adversário.

O tempo, joga a seu favor.

Vice

Diversos nomes são ventilados como possíveis candidatos a vice, entre eles Jesus Alves (MDB), Sidney Leite (PSD), Sérgio Litaiff (União Brasil), Renato Júnior (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL).

No entanto, Capitão Alberto Neto já deixou claro que não há a menor possibilidade de aceitar a posição de vice, rejeitando qualquer proposta nesse sentido.

Acordo quebrado

Com a permanência de David no Avante, e o iminente descumprimento do acordo político, quem se consolida no partido para disputar a prefeitura de Manaus é o deputado federal Capitão Alberto Neto.

O prazo final dado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para a filiação de David no PL é a próxima quarta-feira (6).

Ele ainda estendeu o prazo em uma semana em consideração ao amigo, Alfredo Nascimento.

Oficialização

E se nada mudar até amanhã, Capitão Alberto Neto deve ser oficializado pré-candidato a prefeitura de Manaus já na próxima quinta-feira (7).

É aguardando um anúncio oficial do partido, com Bolsonaro, Valdemar e todo o time da direita unida entorno de Alberto Neto.

A candidatura da direita em Manaus, mexe no tabuleiro político, lembrando que a terrinha é uma das capitais mais bolsonaristas do Brasil.

Plano de governo

Falando em Alberto Neto ele esteve ontem em dois municípios de Santa Catarina, São Bento do Sul e Timbó, conhecendo duas Usinas de Lixo que transformam o lixo recolhido em energia a biogás e em diferentes tipos de materiais plásticos, como tijolos, tubos, pavers entre outros.

“Detalharei nosso plano de governo em breve. É hora de encerrar os lixões e trazer avanços para Manaus. Quem está comigo nessa missão?”, disse o deputado em suas redes sociais.

Prefeito autista

Diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA) desde os 14 anos de idade, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), disse em entrevista ao Estadão que ‘está na hora do Brasil ter um prefeito de capital autista”.

“Ser autista não me diminui na minha capacidade, em relação a qualquer outra pessoa. Pelo contrário. As pessoas têm muito preconceito hoje com quem é autista, no Brasil. Eu quero quebrar isso”, disse Amom.

Dengoso

Amom Mandel encontra-se em repouso após ser acometido pela dengue.

Em vez de adotar um tom crítico ao governo Lula, por conta da falta de vacinas contra a dengue, o parlamentar optou por abordar a situação na brincadeira.

“Peguei dengue. Já posso ser chamado de dengoso?”.

Apesar do tom leve, a brincadeira ocorre em meio a uma séria crise de epidemia de dengue no país.

No ano passado, o Brasil registrou um recorde de mais de 1.090 óbitos devido à doença, e este ano já foram confirmados mais de 4,2 milhões de casos.

Estratégia

A atitude de Amom destaca a dualidade entre a necessidade de conscientização sobre a gravidade da situação e a utilização do humor como estratégia para lidar com momentos desafiadores. Essa abordagem tornou-se uma característica sua para se esquivar de temas ideológicos e como forma de passar pano na gestão do presidente Lula.

Tem dado certo, pelo menos por enquanto.

Nova liderança

Amom subiu para a liderança na disputa pela Prefeitura de Manaus com 32,4% das intenções de votos, conforme a recente pesquisa do Instituto Pontual.

O prefeito David Almeida aparece em segundo lugar com 28,1%.

Em seguida aparece Capitão Alberto Neto com 8,7%, Roberto Cidade (União Brasil) com 7,1% e Zé Ricardo (PT) com 6,9%.

Nas últimas colocações aparecem a empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) tem 1,3% e Israel Tuyuka (PDT) com 0,6%.

Branco e nulo somam 8,4% e os indecisos são 6,5%.

Dados

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 25 de fevereiro, ouviu 1.260 eleitores de todas as zonas de Manaus e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) AM-09483/2024.

Justiça

Quem não gostou do resultado da pesquisa foi o Diretório Estadual do Partido Novo (Maria do Carmo) e a Comissão Provisória Municipal do Partido Avante de Manaus (David Almeida), que solicitaram da Justiça Eleitoral, acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa Pontual.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário