Você está visualizando atualmente Opinião | “Perder a Zona Franca é botar fogo na floresta”, diz governador do Amazonas 

Opinião | “Perder a Zona Franca é botar fogo na floresta”, diz governador do Amazonas 

Opinião | “Perder a Zona Franca é botar fogo na floresta”, diz governador do Amazonas 

Amazonas é um dos estados mais prejudicados com a reforma de Lula

Secretário Municipal de Habitação se reúne com Ministro para viabilizar obras habitacionais em Manaus

ALE-AM aprova Título de Cidadão do Amazonas a Sikêra Júnior

Garantido continua com problemas: Alegoria tomba e trabalhadores reclamam de pino

Eleição do boi vermelho e branco será antecipada e conta com pelo menos três nomes para a disputar a presidência

Caprichoso comemora bicampeonato no Sambódromo de Manaus neste sábado

A festa da vitória do Caprichoso vai contar com a presença de todos os itens e as torcidas oficiais

Defesa da ZFM

Ontem (5), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e parlamentares da bancada do estado.

Os amazonenses foram defender a manutenção dos benefícios da Zona Franca de Manaus na nova reforma tributária. 

“A Zona Franca de Manaus é o modelo mais exitoso de desenvolvimento social, econômico e proteção ambiental. Não é à toa que o estado do Amazonas é o estado mais preservado do planeta”, disse Lima.

“Fogo na floresta”

O governador ainda disse que se o modelo da Zona Franca começa a enfraquecer é o início da queimada da floresta. 

“Perder a Zona Franca de Manaus é começar a tacar fogo na floresta”, afirmou Wilson.

Fundo de compensação

Wilson articulou a manutenção das garantias constitucionais que dão competitividade a ZFM e defendeu uma proposta amplamente difundida entre governadores da criação de um fundo de compensação e desenvolvimento para Estados prejudicados e disse que a reforma tributária não pode ampliar o “abismo social” que existe entre as regiões do país.

Sem esses ajustes no texto, o Amazonas está fadado a viver na penúria.

Câmara dos Deputados

O coordenador do grupo de trabalho da reforma tributária, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), disse nesta quinta-feira (6) que a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma será votada em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados até sexta-feira (7). 

A discussão do tema vai começar hoje às 11 horas. Já a votação deve ocorrer a partir das 18h.  

Ajustes

Entre os últimos ajustes estão os critérios de distribuição do Fundo de Desenvolvimento Regional; a distribuição automática aos municípios da parte do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS); e as questões referentes à Zona Franca de Manaus.

Ao que parece, a articulação do governador Wilson Lima junto com a bancada federal do Amazonas, deu certo.

Plano de Ação

Ontem, o secretário Municipal de Habitação, Jesus Alves, esteve em Brasília para uma importante reunião com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. 

A visita teve como objetivo apresentar, a pedido do prefeito David Almeida, o plano de ação da prefeitura de Manaus para a construção de casas populares.

Minha Casa, Minha Vida

Com a eleição se aproximando em pouco mais de um ano, o prefeito David Almeida está determinado a agilizar o acesso aos recursos federais e iniciar as obras habitacionais o mais rápido possível.

Cidadão do Amazonas

Com o voto contrário de oito deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) aprovou nesta quarta-feira (5) a concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao apresentador de TV Sikêra Júnior.

O responsável pela proposta aprovada pela ALE-AM é o deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), que trabalhou com Sikêra na TV A Crítica (RedeTV) em Manaus, Amazonas.

Sikêra

Sikêra Júnior é natural de Palmares, Pernambuco, e construiu sua carreira como apresentador em veículos de comunicação do Nordeste.

Em 2019, foi contratado pela TV A Crítica (RedeTV) e passou a apresentar um programa policial transmitido nacionalmente.

Ao justificar a concessão do Título de Cidadão do Amazonas, Mário César Filho destacou a ajuda que Sikêra tem prestado às pessoas por meio de seu programa de TV, além de promover a imagem do Amazonas para todo o Brasil.

Votos contrários

Entre os 24 deputados estaduais, o projeto de concessão do Título de Cidadão do Amazonas recebeu votos contrários dos deputados estaduais Carlinhos Bessa (PV), Alessandra Campêlo (PSC), Joana Darc (União Brasil), Sinésio Campos (PT), Adjuto Afonso (União Brasil), Mayra Dias (Avante), Rozenha (PMB) e Thiago Abrahim (União Brasil).

Problemas

O Festival de Parintins acabou, mas o Garantido continua enfrentando problemas pós arena. 

Ontem o jornalista Keynes Breves publicou em suas redes sociais uma foto de uma alegoria do Garantido que tombou em cima de uma casa ao lado do bumbódramo. 

Em um outro vídeo que circulou na internet aparecem os kaçauerés [empurradores de alegorias] em uma fila para receber pelo trabalho durante o festival. 

No áudio é possível escutar que um dos kaçauerés afira que só está sendo pago metade do que havia sido combinado.

Eleição antecipada

A eleição para a presidência e a nova mesa diretora do Garantido será antecipada para agosto. 

Pelo menos cinco nomes já demonstraram interesse e estão se movimentando para disputar a liderança do boi vermelho e branco.

Entre os postulantes ao cargo estão o advogado Elci Somões, o artista Fred Góes, o advogado Ronaldo Macedo, o vereador de Parintins Flávio Farias e o ex-presidente do Garantido, Adelson Albuquerque. É possível que outros nomes surjam ao longo do processo.

Dívida milionária

O Garantido enfrenta um momento conturbado, com o atual presidente, Antônio Andrade, afastado de suas funções. Além disso, o boi enfrenta uma dívida milionária que quase impossibilitou sua participação no Festival de Parintins.

O processo eleitoral será um momento crucial para definir o futuro do Garantido e direcionar seus esforços na busca por soluções financeiras e administrativas. 

A escolha de uma nova liderança traz a esperança de um recomeço, com a superação das dificuldades e a construção de um caminho sólido para o boi vermelho e branco de Parintins.

Festa da Vitória

O Boi Caprichoso, vencedor do bicampeonato no 56º Festival Folclórico de Parintins com o tema “O Brado do Povo Guerreiro”, celebrará sua vitória em grande estilo, com a participação de todos os itens oficias, em Manaus. 

O evento será realizado neste sábado (8), a partir das 21h, no Centro de Convenções Sambódromo, bairro Dom Pedro, com entrada gratuita.

Bicampeonato

Jender Lobato, presidente do Boi Caprichoso, ressaltou que o evento tem como objetivo reunir os apaixonados pelo Caprichoso, que contribuíram para o sucesso da apresentação do boi Negro de Parintins. 

“Durante o lançamento de nosso álbum em Manaus, prometi que faríamos uma grande festa em comemoração ao bicampeonato, e estou aqui para cumprir essa promessa e agradecer a todos que se dedicaram para tornar essa conquista possível”, afirmou Lobato.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário