Você está visualizando atualmente Opinião | Lula no Festival de Parintins de 2024

Opinião | Lula no Festival de Parintins de 2024

Opinião | Lula no Festival de Parintins de 2024

Informação foi confirmada por ministro do Turismo

Há 21 anos um presidente não participa do festival

Secretário Fausto Santos Jr. se reúne com ministros e articula liberação de recursos para Parintins e aeroportos no interior

Processo por ‘rachadinha’ contra Janones é arquivado pelo Conselho de Ética, com voto de Sidney Leite

Cidade alfineta David: “Para governar uma cidade como Manaus é preciso equilíbrio e controle emocional”

Cotados para vice de David Almeida, Renato Júnior (Seminf), Shádia Fraxe (Semsa) deixam secretarias

Dulce Almeida (Semed) e Capitão William Dias (Casa Militar) também deixam secretarias para trabalhar na campanha de David

Confirmado

O “velho comunista”, como diria Chico da Silva, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará no 57º Festival Folclórico de Parintins. 

A confirmação foi dada pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante o anúncio de R$ 12 milhões em patrocínio do governo federal para os bois Caprichoso e Garantido, na manhã desta quarta-feira (5), em Brasília.

De acordo com o ministro, o próprio presidente determinou a articulação de ações de promoção turística de toda a Amazônia.

Expectativa 

Este ano a presença de ministros, deputados, senadores, artistas e famosos será intensa na Ilha Tupinambarana, muito por conta da exposição que a festa teve por conta da participação da cunhã-poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil. 

Até a Globo fechou parceria com os bois e o governo do Amazonas para transmitir a festa, que passa a ser global.

Ponto pro Lula

Há 21 anos um presidente da República não prestigia o Festival de Parintins.

A última vez que um presidente da República participou do festival foi em 2003, onde o próprio Lula esteve na festa, no primeiro ano de seu mandato.

De lá pra cá passaram Dilma, Temer e Bolsonaro sem comparecer ao festival.

Recursos

O deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Amazonas, Fausto Santos Jr., esteve em Brasília nesta quarta-feira (05) onde se reuniu com os ministros de Portos e Aeroportos e do Turismo.

Aeroportos

Com o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, Fausto tratou sobre a disponibilização de recursos para a reforma e reestruturação dos aeroportos do interior do Amazonas. 

Fausto articula a inclusão dessas obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que viabilizaria os investimentos necessários para a execução dos projetos.

Fundamental

O Secretário destacou o esforço do Governo do Amazonas na construção de melhores infraestruturas aeroportuárias para garantir a segurança, eficiência e acessibilidade dos serviços de aviação para a população do interior. 

União

Já no encontro com o Ministro do Turismo, Celso Sabino, o secretário destacou que a união dos poderes para garantir que o Festival de Parintins continue crescendo e fomentando a nossa cultura e economia é fundamental. 

“Nós seguimos trabalhando e seguindo a determinação do governador Wilson Lima para gerar emprego e renda para a nossa população e divulgar nossa cultura e arte para o mundo.”, disse Fausto.

Movimento

Este ano ainda segundo o secretário da Sedurb, a previsão é que a Ilha Tupinambarana receba 120 mil turistas e que movimente R$ 150 milhões na economia local.

Rachadinha

O Conselho de Ética da Câmara decidiu arquivar nesta quarta-feira (5), por 12 votos a 5, um processo disciplinar aberto contra o deputado André Janones (Avante-MG) por um suposto esquema de desvio de recursos públicos do gabinete parlamentar — a chamada “rachadinha”.

Participação do AM

Entre os votos favoráveis que salvaram Janones está o do deputado federal Sidney Leite (PSD).

Após a votação, Janones e deputados de oposição trocaram empurrões.

Entenda o caso

A representação faz referência a uma mensagem de áudio, divulgada pela imprensa no último ano, na qual o deputado mineiro diz a assessores que parte deles teria que devolver uma quantia do salário para abater um prejuízo na campanha eleitoral de 2016.

A “rachadinha” é uma prática ilegal na qual o gabinete de um parlamentar contrata funcionários, mas impõe a condição de que eles “devolvam” parte dos salários. 

Janones já é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pela suposta prática.

Boulos

A decisão de encerrar o caso no órgão seguiu o parecer do relator, deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).

Em seu parecer, Boulos defendeu que o caso não deveria prosseguir por tratar de “fatos ocorridos antes do início do mandato” de André Janones.

Alfinetada

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e pré-candidato à prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), utilizou as redes sociais para criticar a conduta do prefeito David Almeida (Avante) em relação a um jornalista que teria recebido uma resposta áspera durante o evento de pré-candidatura do prefeito, ocorrido na última segunda-feira (03).

Em um vídeo publicado, o parlamentar criticou a atitude do prefeito.

“Para governar uma cidade como Manaus, é preciso equilíbrio e controle emocional”, afirmou Cidade.

Cotados para vice

O secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, e a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, deixam os cargos nesta quinta-feira (6), prazo final para se desincompatibilizarem dos cargos, seguindo a legislação eleitoral para interessados em disputar o cargo de vice-prefeito.

Com esse movimento, as intenções do prefeito David Almeida e as possibilidades de nomes que podem compor sua chapa como vice ficam mais claras. 

A definição do vice, segundo David, ocorrerá no dia 31 de julho.

MDB de fora

Outro nome cogitado, o secretário de Habitação, Jesus Alves (MDB), não se confirmou. Ele continua no cargo, o que indica que o MDB, liderado pelo senador Eduardo Braga, não deve ter espaço para indicar o vice na chapa de David.

PSD corre por fora

Nos bastidores, ainda se especula que a indicação pode ser feita pelo senador Omar Aziz (PSD). 

Um dos nomes cogitados é o do secretário-geral do PSD, Paulo Radin.

Saída

Segundo informações de bastidores, outros dois secretários de David Almeida deixam o cargo hoje: Dulce Almeida (Semed) e Capitão William de Oliveira Dias (Casa Militar). Ambos são pessoas de confiança do prefeito e vão atuar em cargos estratégicos em sua campanha de reeleição.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário