Opinião | 1º Debate entre candidatos à prefeitura de Manaus acontece na próxima quinta (8)
Cidade, Amom, Alberto Neto e Marcelo confirmam presença no debate da TV Band Amazonas
David Almeida ainda não definiu se participa ou não
Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos ficam de fora porque seus partidos não têm representação suficiente no Congresso Nacional
Prefeito David Almeida reconduz Shádia Fraxe ao cargo de secretária da Semsa
Vaias contra Lula em cerimônia no Chile repercutem na imprensa nacional e internacional
Wilson Lima anuncia implementação de transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz
Debate
A temporada de debates na TV entre os candidatos à prefeitura de Manaus será aberta na próxima quinta-feira (8), na Band Amazonas, a partir das 21h30.
O evento contará com cinco blocos.
Foram convidados os candidatos David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil), Capitão Alberto Neto (PL) e Marcelo Ramos (PT).
De fora
Segundo a TV, os candidatos Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) não participarão do debate, pois seus partidos não têm representação suficiente no Congresso Nacional, conforme a lei.
Transmissão
A Band Amazonas vai transmitir na TV aberta para todos os 62 municípios do Amazonas.
Haverá também transmissão simultânea nos canais digitais da emissora no YouTube (@bandamazonas) e no aplicativo Band Play, além da rádio Band News FM Difusora Manaus, em 93,7Mhz.
David Almeida
Apesar de David Almeida já ter declarado que participaria dos debates, ainda não houve uma confirmação oficial do prefeito.
O direcionamento das críticas preocupa a campanha de David, e nos bastidores circula que ele não deve participar.
Aliados avaliam que, liderando as pesquisas, ele seria um alvo preferencial dos adversários.
Confirmados
Roberto Cidade, Amom Mandel, Capitão Alberto Neto e Marcelo Ramos confirmaram presença.
“CopiAmom“
Roberto Cidade inclusive respondeu a uma provocação de Amom, afirmando que irá para o debate e pedindo para Mandel que, quando falar de propostas no debate, diga para as pessoas quem criou as propostas que ele está copiando.
“Ei, CopiAmom! Eu tô é pronto!”, disse Cidade em suas redes sociais.
Termômetro
O debate da Band oferecerá um termômetro sobre as estratégias dos candidatos, especialmente Roberto Cidade e Amom Mandel, que estão empatados tecnicamente nas pesquisas e brigam por uma vaga no segundo turno.
Laranja
Outro ponto a ser observado é a participação de Marcelo Ramos, que, na leitura de muitos analistas políticos, é visto como um candidato laranja.
Objetivo
O objetivo do debate é duplo: dar aos candidatos a chance de prestar contas, comunicar suas propostas e discuti-las com os demais.
Porém, o verdadeiro valor do debate reside em nos proporcionar uma compreensão mais profunda sobre os candidatos como indivíduos.
É no calor do debate que podemos observar como eles interagem, respondem a críticas e improvisam sob pressão, revelando traços da personalidade, capacidade de liderança e habilidade de comunicação.
Esses aspectos são fundamentais e são verdadeiramente o que balançam o eleitor.
Reconduzida
Após cerca de dois meses afastada do cargo de secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe retornou à função nesta terça-feira (6).
Ela foi reconduzida ao cargo de titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Shádia era uma das cotadas para ser a vice de David Almeida, e após a confirmação de Renato Junior, ela foi reconduzida ao cargo.
Vaias
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi alvo de vaias durante uma cerimônia no Chile na manhã desta segunda-feira (5).
O incidente ocorreu na Praça da Cidadania, onde o líder brasileiro estava para depositar flores no monumento ao Libertador Bernardo O’Higgins.
Quando o locutor anunciou a presença de Lula, pessoas presentes nas imediações reagiram com vaias.
Repercussão
O episódio rapidamente ganhou destaque nos principais jornais do Brasil e do mundo, retratando a recepção negativa ao presidente brasileiro. Recentemente, Lula também enfrentou protestos durante suas visitas a outros países, como Estados Unidos e Portugal.
Transplantes de fígado
O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (06), a implementação de procedimentos para transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz a partir de 2025.
A unidade de saúde estadual já é referência nas modalidades de transplantes renais e implantes cocleares, somando mais de 100 procedimentos de alta complexidade em um ano, desde o início da realização desse tipo de procedimento.
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099