Opinião | Guerra na disputa pelo Senado do Amazonas em 2022: Menezes, Aziz e Arthur empatados tecnicamente

Opinião | Guerra na disputa pelo Senado do Amazonas em 2022: Menezes, Aziz e Arthur empatados tecnicamente

Opinião | Guerra na disputa pelo Senado do Amazonas em 2022: Menezes, Aziz e Arthur empatados tecnicamente

Militar lidera entre os mais instruídos, atual senador entre os eleitores de baixa renda e tucano lidera entre os jovens

Capitão Alberto Neto e Amom Mandel lideram intenções de voto para deputado federal

23 nomes foram testados entre os eleitores de Manaus

Direto ao Ponto Pesquisas aponta tendência de renovação no Senado e uma alta renovação no quadro de deputados federais

Eleições 2022

O Direto ao Ponto Pesquisas realizou, entre os dias 17 e 21 de novembro, pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2022.

Anúncios

O levantamento foi feito com 809 eleitores de todas as zonas eleitorais de Manaus e aponta que a disputa para o Senado do Amazonas promete ser uma verdadeira guerra.

A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Candidatos

Há, no momento, pelo menos cinco candidatos declarados: Coronel Menezes (sem partido), Omar Aziz (PSD), Chico Preto (sem partido), Luiz Castro (Rede) e Henrique Oliveira (Pros). Além deles, há também Arthur Neto (PSDB) — que apesar de não ter declarado publicamente — é praticamente certo na disputa, e Rebecca Garcia (sem partido) cuja candidatura ainda é incerta.

Empate técnico

Os números coletados pelo Direto ao Ponto Pesquisas, de maneira estimulada, apontam um empate técnico entre três candidatos.

Coronel Alfredo Menezes lidera as intenções de voto com 14,5%, seguido do senador Omar Aziz com 13,5% e Arthur Neto com 13,1%.

Rebecca Garcia aparece em quarta posição com 9,6% e Chico Preto em quinto lugar com 7,9%. Luiz Castro aparece em seguida com 5% das intenções de voto e Henrique Oliveira com 4,8%.

Brancos e nulos somam 19% e 12,6% não sabem em quem votar ou não responderam.

Curiosidades

Coronel Menezes tem a melhor performance com o eleitor masculino. 71% do seu eleitorado é composto por homens. Já Rebecca Garcia tem uma performance melhor com o eleitor do sexo feminino. 70% do seu eleitorado é composto por mulheres.

Omar Aziz e Arthur Neto são os que tem a performance mais equilibrada entre os sexos masculino e feminino.

Arthur, entretanto, tem uma preferência do eleitorado mais jovem, de 16 a 24, Menezes do eleitorado mais instruído com ensino superior e Omar do eleitor com uma faixa de renda até um salário mínimo.

Religião

No que diz respeito a Religião, os cruzamentos apontam que Omar tem uma preferência entre os eleitores Ateus (que não acreditam em Deus), Luiz Castro entre os Espíritas e Henrique Oliveira entre o eleitor do movimento religioso Testemunha de Jeová, bem conhecidos por manterem a neutralidade em relação à política.

Uma cadeira

As eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.

Na eleição de 2022, apenas uma vaga será colocada em disputa por estado, 27 ao todo.

O mandato de senador, de oito anos, dá mais segurança para os políticos. O eleito em 2022, por exemplo, se quiser disputar mandato de prefeito de Manaus em 2024 e de governador em 2026, poderá fazê-lo sem grandes preocupações, porque, se perder, preservará o mandato por mais seis ou quatro anos.

Tendência

A renovação desta vaga ao Senado é histórica no Amazonas e nenhum político, desde a redemocratização, conseguiu a reeleição, por diversos motivos.

Em 1990, Amazonino Mendes (PDC) foi eleito senador. Em 1992 foi eleito prefeito de Manaus, renunciando ao mandato. Em seu lugar assumiu o suplente, o empresário Gilberto Miranda (PFL), que não tentou a reeleição.

Em 1998, o vitorioso foi Gilberto Mestrinho (PMDB). O saudoso Boto Navegador não conseguiu a reeleição.

Em 2006, Alfredo Nascimento (PR) foi o vencedor no pleito de Senado. Alfredo recuou da disputa pela reeleição ao Senado e se elegeu deputado federal.

Em 2014, Omar Aziz (PSD) foi eleito senador e tudo indica que deverá disputar a reeleição, na busca por quebrar essa tendência histórica na política amazonense.

Câmara Federal

O Direto ao Ponto Pesquisas também traz números para a disputa das oito vagas de deputado federal, que certamente será uma das mais disputadas da história do Amazonas.

Vale lembrar que em 2018, a Câmara dos Deputados teve uma renovação histórica de 47,3% e o Amazonas foi um dos estados campeões em caras novas, com 75% de renovação (6 de 8) em relação aos eleitos em 2014.

Números

Levantamento realizado pelo Direto ao Ponto Pesquisas mostra as principais intenções de votos da população de Manaus nas eleições para concorrer ao cargo de deputado federal pelo Amazonas.

O cenário foi estimulado e o Capitão Alberto Neto lidera com 12,7% das intenções de voto. Na sequência aparecem Amom Mandel com 11,6%, Alfredo Nascimento com 6% e Zé Ricardo com 5,9%.

Delegado Pablo e Marcelo Ramos aparecem empatados com 3,8%, seguidos por Pauderney Avelino com 3,3% das intenções de voto.

Vanessa Grazziotin e Silas Câmara aparecem ambos com 3,2%, seguidos por Fausto Jr. com 2,8% e Marcelo Serafim com 2,7%.

Números II

Na sequência aparecem Hissa Abrahão com 2,3%, David Reis com 2%, Bi Garcia com 1,5%, ÁtilaLins com 1,4% e Mauro César Filho com 1%.

Em seguida aparece Sidney Leite com 0,8% das intenções de voto e Marcel Alexandre com 0,5%. Adail Filho e Saullo Vianna aparecem empatados com 0,2%.

Outros candidatos somam 1,4% das intenções de voto.

13,3% dos eleitores pretendem votar em branco ou nulo e 16,4% não sabem em quem votar ou não responderam.

Alfredo Jacauna, Carlos Almeida e Orsine Júnior não pontuaram na pesquisa estimulada do Direto ao Ponto Pesquisas.

Tendência Histórica

Seguindo essa tendência histórica no Amazonas, poderemos ter uma renovação no Senado e uma alta renovação no quadro de deputados federais em 2022.

Alguém duvida?!

Você acompanha os próximos estudos do Direto ao Ponto Pesquisas e tendências eleitorais no site Direto ao Ponto.

Confira a pesquisa completa abaixo:

Direto ao Ponto Pesquisas – Senado e Câmara Federal

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário