Opinião | De olho em 2026, David foca em aliados próximos para a vaga de vice na disputa pela reeleição
Renato Junior e Shádia Fraxe são exonerados e surgem como favoritos ao cargo de vice de David
Omar, Dudu e a indicação do vice em Manaus
Omar indica Paulo Radin como secretário extraordinário de David Almeida
Saullo Vianna emplaca segundo aliado como secretário na prefeitura de Manaus
Roberto Cidade está confiante que vai para o segundo turno
“Temos tempo de TV, temos alianças com o governador, deputados e vereadores. E isso pode fazer uma grande diferença”, diz Cidade
Deputado Federal Sidney Leite fecha comentários em perfil do Instagram após votar para livrar Janones por “rachadinha”
Chico Preto cobra propostas de Alberto Neto
Coronel Menezes faz B.O contra vazamento de áudios
Planos
Encerrado o prazo para secretários interessados em disputar cargos majoritários deixarem os cargos, prefeitos que têm planos eleitorais maiores em 2026 afunilaram os nomes cotados para vice das chapas este ano.
Cálculo é simples
O cálculo é simples: com a possibilidade de largarem o eventual novo mandato no meio para disputar governos estaduais ou o Senado daqui a dois anos, eles querem deixar as prefeituras nas mãos de aliados de extrema confiança.
Aliados
Quase sempre, aliados de fora do núcleo duro dos prefeitos tentam indicar os vices e pressionam os chefes do Executivo neste momento de definição de alianças.
No entanto, eles frequentemente enfrentam a inflexibilidade dos prefeitos, que desejam colocar alguém que seja quase uma extensão de si mesmos.
Por isso, muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte até o dia 5 de agosto, prazo final para as convenções partidárias e registros de candidatura.
Manaus
O cenário mais emblemático é o de Manaus, onde o prefeito David Almeida (Avante) tem predileção por Renato Júnior (ex-Infraestrutura), nome do mesmo partido e seu braço direito na política.
A fim de não deixar apenas uma opção aberta, contudo, ele exonerou da prefeitura Shádia Fraxe (ex-Saúde), esposa de deputado Abdala Fraxe, aliado de primeira ordem.
Desincompatibilização
A Justiça Eleitoral exige a desincompatibilização dos cargos até quatro meses antes do dia das eleições, marcadas para 6 de outubro.
Isso motivou essas duas exonerações-chave de David Almeida no limite do prazo.
As exonerações foram oficializadas na edição de número 5840 do Diário Oficial do Município (DOM) de Manaus.
Favorito
Renato Júnior desponta como o favorito do prefeito, embora enfrente dois desafios significativos: um processo em tramitação na Justiça Eleitoral e uma possível oposição dos senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que esperam indicar o vice.
Segurança
Isso porque, em 2026, Omar já declarou que será candidato ao governo do Amazonas e Dudu será candidato à reeleição para o Senado.
Uma possível indicação de um vice de confiança na chapa de David traria mais previsibilidade e segurança para ambos no cenário de 2026.
Nomes
Especulavam-se alguns possíveis nomes que poderiam ser indicados pelos senadores. Entre os cogitados estavam Jesus Alves (MDB), secretário de Habitação (Semhaf), e Paulo Radin (PSD), que foi nomeado secretário extraordinário por David Almeida. Ambos permanecem no primeiro escalão da prefeitura e ficam fora da disputa pela vaga de vice.
Novos nomes do PSD ou MDB podem surgir nas próximas semanas como opções. É certo que os senadores, que vão jogar juntos em 2024 e 2026, já devem ter definido isso entre si.
Dia D
O prazo dado pelo prefeito David Almeida para definição do vice é o dia 31 de julho, data em que o prefeito marcou de anunciar o seu companheiro de chapa.
Por enquanto, Renato e Shádia devem seguir trabalhando na coordenação de campanha para a reeleição.
Novo secretário
O advogado Jender Lobato, ex-presidente do Caprichoso, será o próximo secretário de Cultura da cidade de Manaus.
Ele substituirá Reginei Rodrigues, que assumiu o cargo após a saída de Osvaldo Cardoso no fim do ano passado, no comando da Manauscult, uma fundação que, no segmento cultural, é tratada como uma secretaria.
Saullo emplaca mais um
A informação foi anunciada ontem pelo prefeito David Almeida (Avante). No entanto, a nomeação ainda não foi oficializada. Jender é irmão do vereador Jander Lobato (PSD), mas sua indicação foi feita pelo deputado federal Saullo Vianna (União).
Inclusive, este é o segundo secretário emplacado por Saullo, que recentemente indicou a ex-chefe de gabinete Dermi Rayol como titular da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Confiante
Em entrevista à rádio Band News nesta quinta-feira (6), o pré-candidato a prefeito de Manaus, Roberto Cidade (União Brasil), demonstrou confiança em sua capacidade de avançar para o segundo turno nas eleições municipais.
Atualmente, ele foi um dos candidatos que mais cresceu nas pesquisas de intenções de votos.
Grupo político
Cidade, que também é presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), afirmou que as alianças políticas que construiu serão fundamentais para fortalecer sua campanha e conquistar o apoio do eleitorado.
Ele destacou o apoio do governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), além de deputados e vereadores como um diferencial competitivo.
“Tranquilo”
“Estou tranquilo. 70% dos eleitores ainda não têm candidato a prefeito definido. Temos tempo de TV, temos alianças com o governador, deputados e vereadores. E isso pode fazer uma grande diferença”, ressaltou Roberto Cidade durante a entrevista.
Sidney não quer saber de críticas
O deputado federal Sidney Leite, não está encarando bem a repercussão do seu voto que livrou da cassação o deputado Janones que era acusado da prática de “rachadinha” em seu gabinete.
Após a grande repercussão do caso, o perfil de Sidney Leite passou a receber uma enxurrada de críticas de pessoas indignadas com o voto do parlamentar.
Para acabar com as críticas, o deputado tomou uma atitude muito simples: desabilitar todos os comentários de suas publicações.
Pelo visto, o deputado parece não estar muito preocupado com a opinião de seus eleitores.
“Fogo Amigo”
O pré-candidato a vereador Chico Preto fez um alerta ao deputado federal Capitão Alberto Neto sobre seus posicionamentos e propostas para Manaus.
Chico disse que ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro é sensacional, mas que somente isso não é suficiente para eleger um prefeito de uma capital como Manaus.
“Alberto precisa mostrar propostas mais claras e falar dos problemas da cidade. Entender as dores dos manauaras.”, disse.
Áudios vazados
O pré-candidato a vereador, Coronel Menezes, registrou um boletim de ocorrência e abriu uma notícia-crime na Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos pelo vazamento de áudios que supostamente foram editados para prejudicar a sua imagem.
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaoponto.am
TikTok: @diretoaoponto.am
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099