Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima no União Brasil e Amazonino Mendes no PSDB

Opinião | Wilson Lima no União Brasil e Amazonino Mendes no PSDB

Opinião | Wilson Lima no União Brasil e Amazonino Mendes no PSDB

Governador tem conversas avançadas para se filiar na sigla recém-criada

Wilson dribla Negão que perde segundo partido

Ex-governador deve ingressar no ninho tucano a convite de Arthur Neto

Escondido do povo, Lula estará em Manaus para encontro com Omar Aziz e Marcelo Ramos

Ex-presidente vem à capital amazonense acompanhado de Gleisi Hoffman, mandatária do PT

Em artigo, deputado Fausto Jr. fala sobre as verdades e mentiras sobre a exploração do potássio no Amazonas

Nova casa

Como o Direito ao Ponto já havia afirmado há alguns meses, o governador do Amazonas, Wilson Lima, deixará o PSC e será candidato à reeleição pelo União Brasil, partido recém-criado, oriundo da fusão do DEM com o PSL.

Fontes ligadas ao Palácio do Governo afirmam que a filiação pode acontecer já nas próximas semanas.

A ida para o União Brasil vem sendo articulada pelo governador desde o ano passado e se consolida como mais uma vitória de Wilson sobre Amazonino Mendes, que flertou com a sigla e chegou a assinar carta de intenção de filiação.

Wilson já havia tomado o Podemos de Amazonino Mendes ano passado.

Habilidade

Nos bastidores, essa articulação é vista como uma demonstração de habilidade política do chefe do Executivo Estadual, que passou a liderar as tratativas eleitorais de seu grupo desde a saída do vice-governador Carlos Almeida (PSDB) da equipe.

“Turite”

Além de se garantir num partido robusto — com o maior tempo de propaganda na televisão e com quase R$ 1 bilhão de recursos públicos para gasto em campanha —, Wilson tira essa estrutura do seu principal concorrente, que hoje ainda lidera as pesquisas de intenção de votos.

Desta forma, o governador matou dois coelhos numa cajadada só, ou como dizem no Amazonas, fez um “turite”.

Sem indisposição

Por mais que o União Brasil nasça com a aptidão de ser de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL), de quem Wilson Lima tem proximidade, a tendência é que o partido libere a sigla para se articular nos estados, tirando assim qualquer possibilidade de indisposição com o Governo Federal.

Vice do PL

Falando em Bolsonaro, uma fonte do Direto ao Ponto afirmou que há uma possibilidade do vice de Wilson Lima ser o ex-prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, que é presidente estadual do Partido Liberal (PL).

Quem segue mais cotado para compor como vice do governador ainda é o secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (Avante), homem de confiança do prefeito David Almeida.

Mas como nas eleições amazonenses “bois voam” e as decisões são tomadas somente aos 47 minutos do segundo tempo, tudo pode acontecer.

Convite tucano

Com quase quatro décadas de vida pública e muitas pernadas dadas e recebidas, Amazonino não ficou parado ao perceber a possibilidade de êxito de Wilson Lima com o União Brasil e — como ele mesmo disse —preparou os planos B, C e D para sua candidatura ao Governo.

Hoje quem sai na frente para ter o ex-governador é o PSDB, já que nas últimas semanas Amazonino e Arthur Virgílio Neto intensificaram as conversas, e o tucano fez o convite formal.

A ideia é que eles façam uma dupla na disputa majoritária, já que Virgílio pavimenta sua candidatura ao Senado.

Aliança antiga

Para quem não lembra, essa proximidade de Amazonino e Arthur não é coisa nova. Na eleição municipal de 2012, quando Amazonino decidiu não se candidatar à reeleição, houve o apoio da máquina municipal à candidatura de Virgílio Neto, que acabou se consagrando vencedora.

Anos depois, em 2017, mais uma vez Amazonino e Arthur estiveram juntos. Na eleição suplementar para o Governo do Amazonas, o tucano, que era prefeito de Manaus, apoiou Amazonino contra Eduardo Braga (MDB).

Dança das cadeiras

A iminente ida de Wilson para o União Brasil e de Amazonino para o PSDB vai promover uma verdadeira dança das cadeiras na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Os deputados da base de apoio tendem a seguir para o partido de Wilson e de aliados, em uma reconfiguração política e bem calculada na busca da reeleição.

Exemplo

A deputada Therezinha Ruiz é um caso que explica muito bem essa movimentação.

Atualmente ela é aliada de Wilson Lima, mas filiada ao PSDB. Com seu partido tendo candidato próprio ao Governo, é natural que ela busque uma nova casa.

Lula às escondidas em Manaus

Sem fazer alarde, o ex-presidente Lula (PT) estará em Manaus nesta segunda-feira (7) para uma reunião com políticos locais.

A visita à capital amazonense aconteceria ontem (6), no entanto, segundo o deputado federal Marcelo Ramos (PSD), foi adiada em um dia sem justificativa.

O local, horário e se haverá presença de público e imprensa no encontro não foi revelado, mostrando que o petista não está muito a fim de se encontrar com o público.

Alinhamento

Além de Ramos, participarão da reunião o senador Omar Aziz e o deputado federal Sidney Leite, ambos do PSD.

Lula estará acompanhado de Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante, responsável pela elaboração do programa de campanha do petista.

Os petistas locais Sinésio Campos, João Pedro e José Ricardo também devem participar do encontro.

Aceno

Falando sobre Marcelo Ramos, ontem em suas redes socais ele fez um aceno para o pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT).

Indagado por um internauta sobre sua chapa dos sonhos — Ciro Gomes e Marcelo Ramos, para presidente e vice — Ramos foi direto ao ponto e afirmou que se sentiria honrado caso recebesse o convite.

“Gosto muito do Ciro”, afirmou o vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Verdade e mentiras

Em artigo publicado no Direto ao Ponto, o deputado estadual Fausto dos Santos Junior (MDB), criticou a reportagem do canal de notícias GloboNews que afirmou que o presidente Jair Bolsonaro estaria usando a falta de fertilizantes no mundo para incentivar o “garimpo ilegal em terras indígenas”.

Ainda segundo a reportagem, os garimpeiros teriam a missão de extrair potássio (matéria prima para fabricação de fertilizantes) nas terras onde vivem os índios.

Desinformação

O deputado afirmou que a extração de potássio é uma atividade que requer investimentos bilionários, pois o mineral encontra-se a mais de um quilômetro de profundidade e é impossível que garimpeiros realizem essa atividade.

“Afirmar que a extração de potássio vai incentivar o garimpo ilegal é uma completa ignorância sobre o assunto ou pura canalhice.”, afirmou Fausto, reiterado que é possível sim a exploração sustentável do mineral no Amazonas.

“Seriam gerados 20 mil empregos no Amazonas, além de suprir grande parte do abastecimento de fertilizantes para nosso país.”

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário