Você está visualizando atualmente Opinião | Amazonino Mendes se aproxima do DEM

Opinião | Amazonino Mendes se aproxima do DEM

Opinião | Amazonino Mendes se aproxima do DEM

Líderes do partido, Pauderney e Rotta, já foram aliados do ex-governador

Ministro sinaliza contratação das obras do trecho do meio da BR-319 em 2022

Forças Armadas emitem nota em repúdio a falas de Omar Aziz

De volta para casa

O namoro de Amazonino Mendes com o DEM deve mesmo acabar em casamento. O ex-governador – que não esconde de ninguém que será candidato a governador no ano que vem – esteve com o presidente nacional da sigla, ACM Neto, recentemente em Brasília e acertou os últimos detalhes para voltar ao partido do qual foi filiado e líder máximo até 2006, quando à época ainda se chamava PFL.

A movimentação chama mais atenção pelo fato de há menos de três meses, Amazonino ter assumido a presidência do Podemos, sigla que disputou e perdeu a eleição municipal do ano passado.

No entanto, a robustez do DEM – que tem tempo de televisão e uma generosa fatia do Fundo Eleitoral – pesou na decisão do ex-governador, que já está em plena articulação para as próximas eleições, com agendas diárias na mansão do Tarumã.

Reencontro

O iminente retorno de Amazonino ao DEM marcará uma reaproximação com dois aliados: o atual secretário de Educação, Pauderney Avelino, e o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta.

Pauderney quase sempre em sua trajetória política marchou ao lado de Amazonino. Já Rotta, foi secretário na última gestão de Amazonino à frente do Governo do Amazonas, em 2018.

Climão

Vindo de uma eleição turbulenta contra Amazonino, fica no ar como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vai assimilar essa aliança política, mesmo que imposta nacionalmente, que envolve diretamente dois aliados seus.

David, vale lembrar, foi ferrenho opositor de Amazonino quando foi presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 2018 e teve embates acalorados tanto na campanha governamental do mesmo ano quanto no pleito municipal, na qual foi eleito prefeito, em 2020.

Garantia sobre a BR-319

Em reunião com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), ontem (7) em Brasília, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu que saindo esse ano a licença prévia ambiental, que já está bem encaminhada no Ibama, a ideia é iniciar o ano que vem com o asfaltamento dos 400 quilômetros do chamado “trecho do meio” da BR-319 contratado.

Vão ser feitas obras de recuperação das áreas degradadas e no entorno do trecho do meio será construído um cordão de proteção ambiental.

“Nessa obra não podemos errar. Vai ser o exemplo de sustentabilidade”, afirmou o ministro.

No momento, máquinas já trabalham na pavimentação de 52 quilômetros da rodovia.

Repúdio militar

Após o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) criticar um suposto envolvimento de integrantes das Forças Armadas em casos de corrupção no Ministério da Saúde, o Ministério da Defesa em conjunto com os comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, emitiu nota de repúdio ao senador.

“Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável. As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro”, diz trecho da nota.

“Intimidação”

Omar classificou a nota como tentativa de intimidação.

“Não ataquei os militares brasileiros. Disse que a parte boa do Exército deve estar envergonhada com a pequena banda podre que mancha a história das forças armadas. Mais uma vez esse grupo se apega a fakenews para distorcer os fatos e criar sua narrativa. Mas a verdade sempre aparece”, afirmou o senador.

Ramos em defesa de Omar

Em suas redes sociais, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos saiu em defesa do senador Omar Aziz.

Não houve nenhuma crítica do senador Omar às Forças Armadas. A nota é desproporcional e configura tentativa de constranger o Parlamento”.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário