Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima, Bolsonaro, eleições e o anúncio do CPAC Brasil 2025 em Manaus

Opinião | Wilson Lima, Bolsonaro, eleições e o anúncio do CPAC Brasil 2025 em Manaus

Opinião | Wilson Lima, Bolsonaro, eleições e o anúncio do CPAC Brasil 2025 em Manaus

Governador costura apoio do PL para 2024 e 2026

Wilson se aproxima de filhos de Bolsonaro 

Prefeitos pré-candidatos a reeleição não podem mais inaugurar obras

David Almeida anuncia apoio a reeleição de Eduardo Braga em 2026

Reconhecimento nacional: TCE-AM é destaque em congresso de comunicação pública

CPAC no AM

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou que Manaus sediará a sexta edição da Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) Brasil em 2025, a maior conferência conservadora de direita do mundo. 

O anúncio foi feito por meio de um vídeo exibido no encerramento da quinta edição do evento, realizado neste domingo (7) em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Articulação

Wilson Lima articulou o evento para Manaus junto ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, e organizador/dono do evento. 

A relação do governador com os filhos do ex-presidente, que sempre foi boa, está cada vez mais forte, e a escolha de Manaus para sediar o próximo CPAC reforça esse laço.

União

O anúncio também se deu após Wilson Lima ir a Brasília na semana passada para conversar com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, sobre a disputa pela prefeitura de Manaus. 

O União Brasil, comandado por Wilson Lima no Amazonas, e o PL, liderado por Alfredo Nascimento no estado, tinham um acordo prévio para unir os candidatos Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto em uma candidatura única, sendo o cabeça de chapa aquele que estivesse na frente das pesquisas.

Palanque

Na eleição de 2022, o governador Wilson Lima comandou o palanque do ex-presidente Bolsonaro no Amazonas, que obteve 48,9% dos votos. 

Em Manaus, Bolsonaro venceu com ampla vantagem, obtendo 61,3% dos votos. 

Este movimento indica que ambos devem caminhar juntos novamente nas eleições deste ano e em 2026.

Oportunidade

A escolha de Manaus como a próxima sede da CPAC Brasil representa uma expansão significativa para o evento, que anteriormente foi realizado em regiões do sul do país. 

O governador Wilson Lima destacou Manaus como um importante centro cultural e econômico do Norte do Brasil, enfatizando a oportunidade de apresentar a riqueza e diversidade da Amazônia aos participantes do evento.

Convite

“Quero fazer um convite para que todos vocês estejam presentes aqui em Manaus, no coração da Amazônia, em 2025, quando a CPAC será sediada em nossa cidade”, afirmou Wilson Lima.

Olhos do Mundo

A realização da CPAC em Manaus promete movimentar o cenário político e trazer benefícios econômicos e culturais para a cidade. 

Com a previsão de atrair milhares de participantes de várias partes do Brasil e do mundo, o evento deve impulsionar o turismo e gerar oportunidades para o comércio local. 

Donald Trump, que poderá ser eleito presidente dos Estados Unidos, é um dos nomes que poderá estar presente em Manaus.

Presentes

Do Amazonas, estiveram presentes no evento o deputado federal Capitão Alberto Neto, os deputados estaduais Delegado Péricles e Débora Menezes, e o vereador Raiff Matos.

Prazo

No último dia do prazo para a participação de pré-candidatos na inauguração de obras públicas, prefeitos que vão disputar a corrida às urnas em outubro fizeram uma maratona de entregas, na última sexta-feira (5).

O dia foi marcado por agendas intensas nas cidades onde há gestores que irão concorrer ao pleito.

Proibição

A partir de sábado (6), ficou proibida a aparição de gestores pré-candidatos à reeleição em compromissos para inaugurar obras públicas.

O prazo determinado pela legislação eleitoral é de três meses antes das eleições municipais de 2024.

Entregas

Em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) esteve em vários bairros fazendo diversas entregas e anúncios.

Entre eles, o Parque Gigantes da Floresta, uma creche, e um pacote de ações para segurança pública, saúde, habitação, infraestrutura e feiras e mercados.

Apoio em 2026

Falando em David, ele também anunciou durante o lançamento do pacote de ações para a capital amazonense nesta sexta-feira (5) que apoiará a reeleição do senador Eduardo Braga (MDB) nas eleições de 2026. 

O anúncio foi feito no parque Gigantes da Floresta, na presença do senador, que acompanhava David. 

O prefeito agradeceu a Braga, afirmando que estará ao lado dele “para agradecer todas as ajudas que o senador tem dado para a cidade de Manaus.”

Uma Vaga

Em 2026, haverá duas vagas em disputa para o Senado, e David já definiu seu apoio para uma delas. 

A outra vaga segue em aberto.

Reconhecimento 

Em reconhecimento ao desempenho apresentado nas redes sociais, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) foi destaque durante o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (II CNCTC). 

A Corte de Contas amazonense liderou o ranking das instituições com maior visualização e audiência nas redes sociais.

“Essencial”

Para a conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, o destaque é a evidência de que a comunicação é um serviço público essencial que faz chegar até o cidadão “as informações que ele precisa para entender os seus direitos”. 

“A comunicação é um serviço público essencial ao gestor, ao cidadão e esse reconhecimento evidencia o alto nível de qualidade e relevância de nossas publicações”, afirmou.

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto.am

TikTok: @diretoaoponto.am

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 98566-4150

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário