Opinião | DataPovo: Bolsonaro leva milhões às ruas e mostra força no 7 de setembro
Mais de 1 milhão de pessoas em Brasília
Rivais preparam ação na justiça contra Bolsonaro
Em desfile da Polícia Federal, população pede prisão de Lula
Bolsonaristas lotam orla da Ponta Negra
Coronel Menezes, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo e Fausto Santos Jr. marcam presença
Entre os candidatos ao governo, Amazonino Mendes e Henrique Oliveira participam de atos cívicos
José Melo, Nair Blair, Gedeão Amorim têm pedido de impugnação de candidatura
Além do trio, mais sete candidatos podem ficar de fora do pleito
Líder do MST sinaliza retomada de invasões caso PT volte ao poder
#SouManaus consolida público superior a 380 mil e supera edições anteriores do Passo a Paço
⭕
Realidade
Ao contrário do que a maioria dos institutos de pesquisas mostram em seus estudos, Jair Bolsonaro (PL), pelo menos nos eventos de rua, tem muito mais apoio popular do que o ex-presidente Lula (PT).
E mais uma prova dessa força foi dada ontem (7), durante os festejos do bicentenário da Independência, quando milhares de brasileiros saíram às ruas vestidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil na mão para prestar apoio ao presidente da República.
⭕
Multidão
Multidões se aglomeraram nas principais capitais do Brasil, com destaque para Brasília e Rio de Janeiro, que foi onde Bolsonaro participou presencialmente dos atos.
Na capital federal, segundo estimativa do Palácio do Planalto, mais de 1 milhão de pessoas estiveram em frente à Esplanada dos Ministério, local que o mandatário da nação discursou após participar do tradicional desfile cívico.
A avenida Paulista, em São Paulo, também estava lotada.
⭕
“Bem contra o mal”
Em seu discurso, Bolsonaro disse que temos pela frente uma luta do bem contra o mal.
“O mal que perdurou por 14 anos em nosso país e quase quebrou a nossa pátria e que agora deseja voltar à cena do crime. Não voltarão, o povo está do nosso lado, do lado do bem”, afirmou em Brasília.
⭕
Compare
O presidente ainda pediu à população que comparasse o Brasil com os países da América do Sul, com a Venezuela, com o que está acontecendo na Argentina e com a Nicarágua.
“Em comum esses países têm nomes que são amigos entre si. Todos esses chefes de Estado dessas nações são amigos do quadrilheiro de nove dedos que disputa a eleição no Brasil”, disse no Rio, na referência mais direta a Lula.
⭕
Prisão
Falando em Lula, viralizou nas redes sociais um vídeo no qual manifestantes gritaram “prende o Lula”, quando carros da Polícia Federal participavam do desfile cívico em Brasília.
⭕
Sentiu
A adesão do público à manifestação foi tanta, que causou preocupação na cúpula do Partido dos Trabalhadores.
Aliados de Lula e membros de sua campanha confessaram em caráter reservado estarem surpresos com a proporção da manifestação do 7 de Setembro, em Brasília.
Segundo apurações do site, eles acreditam que as imagens do ato servirão de argumento para o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionar uma eventual vitória de Lula nas urnas.
⭕
Tranquilidade
Vale lembrar que em todo o Brasil os atos foram marcadas pela tranquilidade e ausência de baderna.
O que se viu foram crianças, idosos e famílias celebrando a independência do Brasil, numa verdadeira demonstração de democracia e civismo.
⭕
Manaus
Na capital amazonense, o ato aconteceu na orla da Ponta Negra, na zona oeste e reuniu um grande número de bolsonaristas nesta que foi, certamente, a manifestação com mais pessoas realizada pela direita em Manaus.
O número oficial não foi divulgado, mas pelo menos 50 mil pessoas passaram pelo local.
⭕
Políticos
Além dos apoiadores, vários políticos foram à manifestação e aproveitaram a oportunidade para se aproximarem do eleitorado bolsonarista.
Apoiadores de primeira ordem do presidente da República, Coronel Menezes (PL) – que é candidato ao Senado – e os postulantes a uma cadeira na Câmara Federal Capitão Alberto Neto (PL), Delegado Pablo (União Brasil) e Fausto Santos Jr. (União Brasil), marcaram presença e comandaram a festa dos trios-elétricos com discursos, palavras de ordem e interação com o público.
⭕
Verde e amarelo
Delegado Pablo destacou que os patriotas pintaram o Amazonas de verde e amarelo. Já Alberto Neto destacou que foi às ruas clamar por liberdade e Fausto Santos Jr afirmou que esse 7 de setembro ficará marcado na história.
⭕
Postulantes ao Governo
Dois candidatos ao Governo do Amazonas participaram de eventos no 7 de setembro.
Amazonino Mendes (Cidadania), acompanhado do vice, Humberto Michiles (PSDB), esteve na Ponta Negra.
E Henrique Oliveira (Podemos), acompanhado de familiares, esteve no sambódromo durante o desfile militar.
⭕
Impugnação
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Amazonas divulgou uma lista com os pedidos de impugnação de registro de candidaturas com base na Lei Complementar n.º 64/90, a chamada Lei das Inelegibilidades.
Entre os nomes, estão o ex-governador do Amazonas e postulante a deputado estadual, José Melo (Pros), a candidata ao Governo, Nair Blair (Agir) e o ex-vereador e candidato a estadual, Gedeão Amorim (Avante).
Além dos três, outros sete candidatos também tiveram o pedido de candidatura impugnado pelo órgão.
⭕
MST
Líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile, afirmou que se Lula vencer a eleição presidencial, o país voltará a ter “grandes mobilizações em breve”. Ele deu a declaração em entrevista a um podcast do site Brasil de Fato.
Para Stedile, o desemprego, o agravamento da crise econômica e o governo de Jair Bolsonaro têm desanimado o povo a fazer greves e “ocupações de terra”.
⭕
Sucesso
Após quatro dias de festa, arte, cultura, gastronomia e boa música, o maior festival de artes integradas do Norte, o #SouManaus Passo a Paço 2022 encerrou o quarto e último dia de evento na última terça-feira (6), consolidando um público rotativo superior a 380 mil pessoas, que circularam no centro histórico de Manaus para curtir o evento.
⭕
#SouManaus
“Pensamos grande e conseguimos alcançar o objetivo do #SouManaus. A partir do próximo ano temos um novo desafio: sermos maiores do que fomos este ano. E vamos conseguir. Em 2023 já teremos a mudança definitiva do festival que deixa de ser Passo a Paço e transforma-se em #SouManaus, uma marca para colocar Manaus no mercado internacional de grandes eventos”, comenta o prefeito David Almeida.
Fale com a gente:
Redação: 92 98566-4150
Editor-chefe: 92 99109-1099
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Siga o Direto ao Ponto nas redes sociais:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_