Você está visualizando atualmente Opinião | Lira manda recado a Lula e faz pedido ao Senado

Opinião | Lira manda recado a Lula e faz pedido ao Senado

Opinião | Lira manda recado a Lula e faz pedido ao Senado

Câmara decide fatiar PL das Fake News

Polo Industrial de Manaus fatura R$ 26,9 bilhões e tem melhor resultado desde 2019

Em encontros nos EUA, Wilson Lima defende avanços econômicos com redução de impactos ambientais

David Almeida quer Manaus mais sustentável e vai plantar 20 mil árvores

Em primeiro ano de atuação, ‘Asfalta Manaus’ cumpre meta de gestão e alcança mais de 2 mil ruas na capital

Roberto Cidade preside solenidade de outorga da ‘Medalha Ruy Araújo’ ao subprocurador de Manaus, Marco Aurélio Choy

Recado

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mandou um recado para o governo: “O Brasil é um regime presidencialista em que quem manda é o parlamento. E, no parlamento, quem manda é o presidente”. 

A declaração foi dada no discurso que fez no evento LIDE Brazil Investment Forum, hoje (9), no Estados Unidos.

Marco do saneamento

Lira destacou a aprovação, pela Câmara, do projeto que derruba alterações feitas pelo governo no marco do saneamento. Disse que a “principal reforma” é não retroceder no que foi aprovado e pediu que o Senado ratifique a decisão dos deputados.

“Não retroceder será nossa principal reforma. Vigiar o tempo todo. A Câmara votou um PDL, e não o fez por picuinha ou por maldade política. Fez porque um decreto não pode alterar uma lei atacando um ponto discutido amplamente como foi o marco do saneamento […]. A Câmara votou e nós esperamos que o Senado consagre está semana também a votação.”

Reforma Tributaria

Arthur Lira citou, ainda, que a Câmara está empenhada em aprovar a reforma tributária que “for possível”, e que não terá dificuldade em negociar com o governo. “O mundo do Brasil não é o mesmo de 2002, quando não tínhamos Lei de Responsabilidade Fiscal e maior protagonismo do Congresso”, completou no recado ao governo.

PL das Fake News

A Câmara (foto) deve votar nesta terça-feira (9) o requerimento de urgência para um projeto que regulamenta a remuneração de conteúdo jornalístico e o pagamento de direitos autorais nas plataformas digitais, em separado do PL das Fake News.

A ideia inicial era tratar o tema dentro do PL, que é mais amplo, inclui uma série de pontos controversos e acabou tendo sua votação adiada, a pedido do próprio relator, Orlando Silva (PCdoB-SP), na semana passada.

Fatiamento

O projeto separado do PL das Fake News é de Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Acordada por líderes da Câmara, a votação da urgência foi incluída na pauta desta terça. Segundo o jornal carioca, a tendência é aprová-la. Com isso, a proposta irá ao plenário da Casa sem precisar passar por comissões.

O relator do projeto de Jandira, Elmar Nascimento (União Brasil-BA), disse que o fatiamento foi alinhado com Orlando Silva e acrescentou que a ideia é votar o mérito do texto na próxima semana.

PIM

O Polo Industrial de Manaus (PIM) faturou R$ 26,96 bilhões, no primeiro bimestre. É o melhor resultado desde 2019.

Na comparação com 2022, o faturamento registrou crescimento de 6,87%.

A marca superou o acumulado nos meses de janeiro e fevereiro dos anos anteriores. 

Grupo ICCF

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se, nesta segunda-feira (08), em Washington (EUA), com representantes do Brazil Institute e do Grupo ICCF (Fundação Internacional Caucus para Conservação), ligados ao Wilson Center – fórum político não partidário que lida com questões globais por meio de pesquisas e diálogo com a comunidade política global. 

No encontro, o governador apresentou os potenciais do estado na área ambiental a partir de modelos econômicos sustentáveis.

‘Manaus Verde’

O prefeito de Manaus, David Almeida, lançou o plano ‘Manaus Verde’, em que assumiu o compromisso de fazer da nossa cidade um exemplo para o mundo em preservação e sustentabilidade. 

David tem como meta plantar 20 mil mudas em toda a cidade até 2024 e ampliar as ações de conscientização ambiental do povo manauara.

“Essa é a nossa maneira de colocar Manaus no caminho certo, para nos tornarmos dignos de receber o Prêmio Nobel Verde.”, disse David.

‘Asfalta Manaus’

Entre vias secundárias e grandes avenidas, o programa “Asfalta Manaus“ alcança mais de 2 mil ruas no primeiro ano de atuação, atingindo a meta da atual gestão nesta etapa.

O pacote de obras lançado em 24 de abril de 2022, fruto de parceria entre a Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, visa recuperar um total de 10 mil ruas.

“Gestão dinâmica”

O secretário de Obras, Renato Junior, afirmou que a prefeitura de Manaus tem uma gestão dinâmica e que preza pela transparência. 

“Em 12 meses de trabalho, alcançamos mais que o dobro da gestão anterior que, em oito anos, asfaltou apenas 865 ruas. Com o ‘Asfalta Manaus’, o propósito é maior, queremos e vamos seguir a determinação do prefeito David Almeida de recapear 10 mil ruas da capital”, assegurou Renato Junior.

‘Medalha Ruy Araújo’

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) homenageou nesta segunda-feira (8), em sessão presidida pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), o subprocurador adjunto do município de Manaus, Marco Aurélio de Lima Choy, com a Medalha Ruy Araújo, maior comenda do parlamento estadual. 

A propositura da homenagem é de autoria do deputado da 19ª Legislatura, Álvaro Campelo.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário