Briga pelo Senado esquenta

Briga pelo Senado esquenta

Nas últimas semanas o Direto ao Ponto teve acesso a três pesquisas e conversou com analistas políticos que apontam que a briga pelas duas vagas ao Senado seguem abertas, mas que já contam com três nomes que despontam na corrida eleitoral: Braga, Vanessa e Alfredo.

Um de cada grupo político.

Eduardo Braga lidera

O senador Eduardo Braga (MDB) lidera as pesquisas de intenção de votos com uma boa vantagem em relação aos demais candidatos.

Se conseguir manter esse desempenho e tiver o apoio da máquina estadual, pode garantir uma das duas vagas.

Pesa contra Braga a maior rejeição entre os candidatos, fruto de um forte processo de desconstrução da imagem do parlamentar nas últimas duas campanhas em que concorreu para o Governo do Amazonas.

O desafio do Senador, que nas últimas eleições vem perdendo gordura no decorrer do processo eleitoral, é se reinventar e achar o tom para voltar a dialogar com o eleitor.

Eduardo Braga faz parte do grupo de Amazonino Mendes.

Vanessa em segundo lugar

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) aparece em segundo lugar nas intenções de voto.

Pesa contra Vanessa o fato da eleição para o Senado no Amazonas ser muito cara e a Senadora não contar com o apoio das máquinas: federal, estadual e municipal.

Pesa a favor da Senadora um cenário com muitos candidatos. E entre os seus principais desafios estão o de conseguir capitalizar o voto de toda a oposição e se manter entre os dois candidatos com maior potencial de segundo voto entre os eleitores.

Vanessa Grazziotin faz parte do grupo de David Almeida.

Alfredo Nascimento em terceiro lugar

O deputado federal Alfredo Nascimento que há pouco tempo era dúvida entre os pares, hoje se mostra como um candidato competitivo na corrida a uma das vagas do Senado.

Pesa a favor do Senador um tripé que pode fazer diferença e dar o fôlego necessário para uma arrancada e a conquista de uma das duas vagas: Apoio do prefeito de Manaus, apoio da Igreja Evangélica e forte penetração no interior. O PR de Alfredo controla os portos no interior do Amazonas.

Além disso o Deputado conta com fundo partidário, tempo de televisão, uma das maiores bancadas do Amazonas com dois deputados estaduais e quatro vereadores, além de baixa rejeição.

O desafio de Alfredo é manter esse tripé trabalhando na sua candidatura até o final da eleição, e se manter entre os dois candidatos com maior potencial de segundo voto entre os eleitores.

Alfredo faz parte do grupo de Omar Aziz e Arthur Virgílio.

Sonho antigo

O vice governador Bosco Saraiva alimenta há muito tempo o sonho de chegar ao Senado.

De olho nos números de pesquisas, hoje ele trabalha como uma opção concreta de disputar a vaga ao Senado. Se tiver que retroceder, disputará uma vaga na Câmara Federal.

Voltar para a Assembleia Legislativa está fora dos seus interesses.

Perdidão

O governo de Amazonino Mendes parece estar sem leme. Navegando a esmo, o governo já baixou dois decretos que foram duramente criticados e vão ser questionados na Justiça e na Assembleia Legislativa.

O primeiro decreto – que aumentava o salário dos secretários de estado de R$ 13,5 mil para R$ 27 mil, já caiu. Nesta segunda (16), Amazonino teve que revogar esse decreto. O pior foi a desculpa que deu: a PGE acha que pode ser inconstitucional, então recomendou a revogação. Exatamente o que os deputados estaduais da oposição estão falando há semanas.

Repeteco

Não satisfeito com o fracasso do primeiro decreto, Amazonino baixou outro, dessa vez interferindo nas funções da Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia (Seplancti) e tirando algumas de suas atribuições, que foram repassadas para a Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Vai dar de cara no muro da oposição na Assembleia Legislativa, de novo, nesta terça-feira (17), onde já há deputados com ação judicial e Decreto Legislativo preparados para derrubar o decreto do Executivo.

Revolta

A briga de Amazonino com o Poder Legislativo tem sido uma pedra no caminho da governança tranquila que ele esperava. Amazonino não tem a maioria necessária na ALE-AM para aprovar seus projetos e a oposição tem se mantido coesa no combate a qualquer ação que ele adote. É o caso desses decretos, em que os deputados não aceitam que sua competência para legislar seja simplesmente atropelada.

Tardio

Sem nenhuma novidade, o deputado Dermilson Chagas anunciou, oficialmente, nesta segunda-feira (16) sua filiação ao PP, coisa que tentou esconder desde o dia 7 passado, quando fechou a janela partidária.

Mixtão

Dermilson agora atua ao lado dos deputados Belarmino e Átila Lins e, ainda, com a mais nova aliada de Amazonino Mendes, a eterna candidata Rebecca Garcia, que já jurou amor eterno a David Almeida, mas quer mesmo é a vaga de vice, na chapa do Negão.

Pegou mal, Raquel

Raquel Dodge perdeu importante apoio interno na PGR, depois que derrubou o pedido de suspeição de Gilmar Mendes, feito pelo MPF no Rio de Janeiro em relação aos casos envolvendo o empresário Jacob Barata Filho.

Se a reeleição fosse hoje, a PGR estaria fora da disputa.

De dentro da cadeia, Lula desafia PF, MPF e Moro

Uma carta escrita por Lula foi divulgada há pouco, por Gleisi Hoffmann, aos integrantes do acampamento em frente à Polícia Federal em Curitiba.

O texto foi entregue por um dos advogados do ex-presidente e divulgado na página do PT na internet.

CARTA DO PRESIDENTE LULA AO ACAMPAMENTO LULA LIVRE EM CURITIBA

Eu ouvi o que vocês cantaram. Estou muito agradecido pela resistência e presença de vocês neste ato de solidariedade. Tenho certeza que não está longe o dia em que a Justiça valerá a pena. Na hora em que ficar definido que quem cometeu crime seja punido. E que quem não cometeu seja absolvido. Continuo desafiando a Polícia Federal da Lava Jato, o Ministério Público da Lava Jato, o Moro e a segunda instância a provarem o crime que alegam que eu cometi. Continuo acreditando na Justiça e por isso estou tranquilo, mas indignado como todo inocente fica indignado quando é injustiçado.

Grande abraço e muito obrigado.

Luiz Inácio Lula da Silva

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário