Você está visualizando atualmente Opinião | A diplomação dos eleitos e os ‘causos’ dos bastidores

Opinião | A diplomação dos eleitos e os ‘causos’ dos bastidores

A solenidade de diplomação dos eleitos no pleito deste ano, promovida na tarde de segunda-feira (17) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), teve de tudo um pouco e cenas, no mínimo pitorescas, além de ausências que não passaram despercebidas.

Não vou decepcionar

O governador eleito Wilson Lima (PSC) prometeu um governo com transparência e aplicação correta dos recursos.

“Não vou decepcionar. A missão é árdua. Não é fácil tirar o Amazonas da situação em que se encontra”, disse ele.

Wilson esteve o tempo todo ao lado do vice Carlos Almeida, ambos deixaram transparecer que tudo parece estar em paz, com uma relação cada dia mais consolidada.

Nos bastidores dizem que a mãe de Carlos Almeida, que nas últimas semanas teceu duras críticas ao governo eleito, não foi convidada para a posse do filho.

Cadelinha Tânia

O que falar da convidada ilustre da cerimônia, a cadelinha Tânia, que nos braços da deputada estadual eleita, a vereadora Joana D’Arc (PR), subiu ao palco e, num fato inédito, participou de uma solenidade formal. Pela primeira vez na história amazonense, um ex-cachorrinho de rua chegou tão longe.

De Lula Livre à Caveira

Também não passou despercebido a atitude do deputado federal mais votado do Amazonas, o petista José Ricardo que, ao receber o diploma gritou um: “a luta continua, Lula, livre!”. Outro grito foi o do deputado estadual reeleito, Cabo Maciel (PR), que balbuciou um sonoro “Caveira!”.

Do louvou à continência

Teve ainda o ensaio de uma oração do deputado estadual reeleito Dr. Gomes (PRP) que, ao receber seu diploma das mãos do desembargador Jorge Lins se ajoelhou no meio do palco e, ainda do capitão Alberto Neto (PRB), eleito deputado federal, que fez posição de comando.

Desprestigio

A cerimônia, que reflete o encerramento do processo eleitoral, no entanto, foi totalmente desprestigiada pelas principais autoridades políticas do Estado: o governador Amazonino Mendes (PDT), o prefeito Arthur Neto (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), David Almeida (PSB), não comparecerem à diplomação.

Amazonino e David enviaram seus respectivos vices que, oportunamente estavam lá para serem diplomados nas respectivas funções a que foram eleitos. O prefeito de Manaus, por sua vez, enviou como representante o procurador-geral do Município, Rafael Albuquerque.

Faltosos

Até quem deveria ser diplomado faltou à solenidade. O deputado federal reeleito, Silas Câmara (PRB), foi representado por seu irmão, o pastor da Assembleia de Deus, Jhonathas Câmara. Saullo Vianna (PPS), eleito deputado estadual e com recentes problemas junto à Justiça Federal, no entanto, nem compareceu e nem enviou representante legal para receber seu diploma.

O TRE-AM avisa que Vianna pode retirar o diploma no horário de expediente do tribunal e alertou que o documento é condição para a posse.

Orientação

Conforme apurado pelo DIRETO AO PONTO, o deputado estadual eleito foi orientado por sua assessoria jurídica a não comparecer à solenidade, talvez para não responder aos questionamentos da imprensa.

Tudo isso aconteceu em pouco menos de 2 horas, embalados com som ambiente de músicas internacionais comumente tocadas nas principais baladas da atualidade.

Incêndio no Educandos

Aproximadamente 600 casas foram atingidas no incêndio no bairro Educandos, na noite desta segunda-feira (17). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo já foi controlado e está em fase de rescaldo.

Em nota oficial o Governo do Amazonas afirmou que não vai medir esforços para amenizar o sofrimento de tantas famílias.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, anunciou que assinará decreto de calamidade pública para comprar com agilidade, sem licitação, tudo o que for necessário para ajudar estas famílias.

A bancada federal do Amazonas liderada pelo Senador Omar Aziz (PSD) deve se reunir agora a tarde com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para buscar ajuda federal para as famílias atingidas pelo sinistro.

No www.diretoaopontonews.com.br você encontra todas as informações de locais que estão recebendo doações de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e outros.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário