Opinião | A nova política velha do Brasil

Opinião | A nova política velha do Brasil

A mudança política que as urnas ecoaram em outubro de 2018 finaliza sua concretização nesta sexta-feira (1º), por ocasião da posse dos 594 congressistas brasileiros, na capital federal e, dos 24 deputados estaduais, no âmbito do Legislativo amazonense.

Anúncios

A mudança foi significativa com a renovação em 50% dos políticos brasileiros, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), resta descobrirmos se a mudança se dará na prática.

O “novo”

Novos rostos, novos posicionamentos, novas ideias, novo modo de fazer política e a estréia de centenas de parlamentares nesse mundo legislativo.

Mas, essa mudança parece ficar somente aí, nos números.

A realidade mostra o mesmo status quo comumente usados por medalhões da política e a mesma habilidade discursiva em costurar estratégias. Tanto que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) deve ser (re)eleito para mais um mandato à frente da Câmara dos Deputados e, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), apostou todas as fichas para retornar à presidência do Senado.

Aliado a isso, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que enfrenta denúncias na Operação Lava Jato como Renan, será o líder do seu partido na casa.

Aclamação

No campo regional, o deputado Josué Neto (PSD) deve ser aclamado presidente da Aleam, sem nenhuma oposição ou chapa concorrente, chegando assim ao seu terceiro mandato à frente do Legislativo estadual numa trajetória de 12 anos na Assembleia.

Com esse cenário aparentemente calmo, as três eleições da mesa diretora que acontecem nesta sexta-feira prometem ser tranquilas, sem sobressaltos e com os interesses políticos devidamente articulados.

A única expectativa é com o resultado da eleição no Senado, diante da possibilidade de “voto aberto” que parte dos senadores defendem como forma de barrar Renan da presidência.

Novatos se destacam

Ao que parece, os “novatos” – aqueles que estão assumindo o mandato na Aleam pela primeira vez – serão prestigiados na nova Mesa Diretora. Pelo que está definido, dos nove cargos, pelo menos quatro serão ocupados pelos novos parlamentares.

Os novos membros da Mesa Diretoria da Aleam para o biênio 2019/2020 devem ficar assim: Josué Neto (PSD) – presidente; Mayara Pinheiro (PP) – 2º vice-presidente; Roberto Cidade (PV) – 3º vice-presidente; Delegado Péricles (PSL) – secretário-geral; Cabo Maciel (PR) – 1º secretário; Augusto Ferraz (DEM) – 2º secretário; Fausto Santos (PV) – 3º secretário; Abdala Fraxe (Podemos) – corregedor.

As vagas de 1º vice-presidente e ouvidor da Aleam estão em aberto e os deputados Alessandra Campêlo (MDB) e Felipe Souza (PHS) são cotados para preenche-las.

Líder da maioria

O deputado estadual Fausto Santos (PV) foi escolhido pelos deputados como líder da maioria. O reconhecimento do parlamentar se deu pelo papel que desempenhou na construção da candidatura de Josué Neto à presidência da Casa.

Agora, Fausto terá entre as funções: representar os interesses do governo, ajudar na definição das pautas de votações do Plenário e orientar a bancada quanto ao voto.

Não deu

Belarmino Lins fica de fora da Mesa e da liderança do governo. Três vezes presidente e reeleito para o seu 8º mandato consecutivo no parlamento estadual, caberá a Belão, apenas presidir a sessão que marcará a abertura da 19ª Legislatura da Aleam.

Dessa vez, não deu.

Posse novos vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Joelson Silva (PSDB), dará posse a sete suplentes nesta sexta-feira (01), às 14h, na Câmara Municipal.

Alonso Oliveira (PTN), Amauri Colares (PTB), Antonio Carmo de Lima (DEM), Danizio Elias (PSDB), Eloi Abreu (PHS), Mirtes Sales (PR) e Ronaldo Tabosa (PP), assumem o mandato de vereador como titulares nas vagas abertas com a saída dos parlamentares eleitos deputados estaduais e senador.

Deixam a CMM para assumir vaga na ALE: Wilker Barreto, Joana D’árc, Therezinha Ruiz, Felipe Souza, Álvaro Campêlo e João Luiz.  Plínio Valério vai para o Senado Federal.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário