Opinião | Amazonino lidera. E a briga pelo segundo lugar se acirra entre David Almeida e Capitão Alberto Neto

Opinião | Amazonino lidera. E a briga pelo segundo lugar se acirra entre David Almeida e Capitão Alberto Neto

Opinião | Amazonino lidera. E a briga pelo segundo lugar se acirra entre David Almeida e Capitão Alberto Neto

O Direto ao Ponto Pesquisas em parceria com o Instituto de Pesquisa do Norte divulgou uma pesquisa que mede a temperatura da corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus deste ano.

A pesquisa foi realizada no período de 29 de junho a 2 de julho, entrevistou 1.001 eleitores e está registrada no TRE sob o número AM-04826/2020.

 ⭕

Espontânea

Na pesquisa espontânea 78,1% dos eleitores ainda não sabem em quem votar.

Amazonino aparece com 7,3% das intenções de voto, seguido por David Almeida com 3,6% e José Ricardo em terceiro lugar com 1,7%.

Com menos de 1% das intenções de voto aparecem o Senador Eduardo Braga, Alfredo Nascimento, Serafim Correa, Capitão Alberto Neto e o Cel. Alfredo Menezes.

 ⭕

Primeiro Cenário

Na pesquisa estimulada, onde o pesquisador apresenta um gráfico em disco ao entrevistado com o nome dos candidatos, Amazonino desponta com 23,8% das intenções de voto, seguido de David Almeida com 11,7%.

Em terceiro lugar aparece o Capitão Alberto Neto com 6,6%, seguido pelo Senador Eduardo Braga com 5,4% e José Ricardo com 4,8%.

Serafim Corrêa aparece com 3,8% das intenções de voto, seguido do vice-prefeito Marcos Rotta com 3%.

Alfredo Nascimento aparece com 2,9%, Chico Preto com 2,7%, Josué Neto com 2,2%, Conceição Sampaio com 1,9%, Vanessa Grazziotin com 1,6%, Hissa Abrahão com 1,5%, Ricardo Nicolau e Bosco Saraiva ambos aparecem com 1,3%, seguidos da Del Débora Mafra com 1%.

Abaixo de 1% temos ainda o Cel Alfredo Menezes com 0,7%, seguido de Felipe Souza com 0,6%, Wilker Barreto e Caroline Braz ambos com 0,5% e empatados com 0,4% temos Del Pablo Oliva, Del Péricles e o empresário Romero Reis.

12% não votariam em nenhum dos candidatos acima e 9% não souberam responder.

 ⭕

Segundo Cenário

Em um segundo cenário, com menos candidatos, Amazonino continua aparecendo em primeiro lugar com 29,8% dos votos, seguido de David Almeida com 15,2% e logo atrás aparece o Capitão Alberto com 10,4% dos votos.

Abaixo dos dois dígitos temos José Ricardo com 7,1%, seguido de Alfredo Nascimento com 5,2%, Marcos Rotta com 4,8% e Josué Neto com 4,1% das intenções de voto.

Abaixo de 1% temos Caroline Braz com 0,9%, Romero Reis com 0,5% e Del Pericles com 0,4%.

7,3% dos entrevistados não votariam em nenhum dos candidatos e 14,3% não souberam responder.

 ⭕

Rejeição

O levantamento também mostra que o senador Eduardo Braga, a ex-senadora Vanessa Grazziotin e o ex-governador Amazonino Mendes, são os mais rejeitado pelos eleitores da Capital.

APRESENTAÇÃO PESQUISA 2020-07-07_DRITO AO PONTO

 ⭕

2o Turno

Em ambos os cenários Amazonino tem um lugar cativo no segundo turno. O ex-governador conta com um recall da última eleição e é o maior beneficiado pelos problemas e escândalos políticos enfrentados pelo Estado.

Já o nome que deve disputar o segundo turno contra Amazonino, ainda segue em aberto. Em 2019, David Almeida chegou a liderar as pesquisas com 25% das intenções de voto. De lá pra cá, vem desidratando, a abrindo espaço para que outros nomes entrem na disputa.

Tanto é assim, que a diferença entre David Almeida e Capitão Alberto Neto, já esta dentro da margem de erro de 3% para mais ou para menos.

 ⭕

Jogo aberto

O fato é que ainda há muito chão pela frente. Os candidatos tem buscado se articular para viabilizar seus nomes e construir um arco de aliança para garantir apoio financeiro e tempo de televisão.

Composições ainda serão formadas.

Ainda temos o fator pandemia. Muitos deixarão de votar e pagarão a multa, que é irrisória. Mesmo que as eleições sejam em novembro.

Temos uma tendência em vermos a eleição da abstenção.

Além disso, as campanhas serão mais digitais e menos presenciais.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário