Você está visualizando atualmente Opinião | “Amazonino vai ser despejado”

Opinião | “Amazonino vai ser despejado”

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), comparou o governador do Amazonas, Amazonino Mendes (PDT), com um “inquilino mau pagador” e que “perturba outros moradores”.

“Manaus é a dona da casa e tem a honra de hospedar os governadores, porém, esse último inquilino só botando para fora com ação de despejo”.

Faltando seis dias para o segundo turno das eleições, o embate promete pegar fogo!

Armação

O ex-prefeito de Nhamundá, Mário Paulain (PSB), resolveu quebrar o silêncio acerca do episódio que culminou com sua prisão no primeiro turno das eleições no Amazonas, em uma pousada do município de Nhamundá, por supostamente estar atuando na compra de votos em prol do candidato Wilson Lima (PSC).

Paulain afirma ter sido vítima de uma armação da campanha do governador e candidato à reeleição Amazonino Mendes, executada pelo delegado de Polícia Enéas Cardoso Gonçalves.

Pegou mal

Um áudio da candidata a vice na chapa de Amazonino, Rebecca Garcia, circulou por grupos de whatsapp e deixou eleitores de Bolsonaro fervorosos.

Na gravação Rebecca afirma que a aliança de Amazonino com Bolsonaro é unicamente eleitoral. E que ela e Amazonino, não pensam como Bolsonaro. Ambos discordam da linha de pensamento e propostas dele. Então tá…

Ministro da Educação vai de Wilson

O ministro da Educação, Rossieli Soares, se manifestou pela primeira vez, publicamente, sobre a disputa eleitoral no Amazonas.

Ele mostrou sua preferência pelo candidato Wilson Lima e criticou o governador Amazonino Mendes, dizendo que está na hora de acabar com o “clima de fake news, de pessoas inventando coisas”.

“Você, Wilson, é o novo caminho. O Brasil está nesse novo caminho. E o Amazonas vai com você também”, disse o ministro, apelando para que o candidato valorize a educação, “quando assumir” o cargo.

Sessão na segunda

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abre a semana com sessão plenária, já nesta segunda-feira (22).

Os deputados irão repor a terceira sessão ordinária que foi gazetada na semana das eleições do primeiro turno.

Comprometidos com a reeleição, os parlamentares suspenderam todas as sessões de 1 a 5 de outubro para trabalhar na reta final. Pelo Regimento Interno do Poder Legislativo, as sessões acontecem regularmente às segundas, terças e quartas.

Definições

Na sessão desta segunda-feira (se houver quórum) os discursos terão, certamente, o tom de propaganda em torno dos dois candidatos que disputam o governo no segundo turno destas eleições. E o motivo, não é exatamente a empolgação com as candidaturas, mas principalmente a já deflagrada companha pela presidência da Casa Legislativa – que será renovada em 1 de fevereiro de 2019.

Bastidores

Quem convive nos bastidores e corredores da Aleam reconhece que já está fervilhando a disputa pela presidência da Casa, embora o mandato de David Almeida vá até o dia 31 de janeiro. Querido pelos servidores e PhD em articulação, o deputado Belarmino Lins (PP) desponta como favorito.

Voto decisivo

Tradicionalmente os presidentes têm afinidade com os governadores eleitos – ou pelo menos são do partido e/ou coligação do eleito. Mas nestas eleições, aconteceu o atípico: se for eleito, Wilson Lima não tem um único deputado estadual eleito do seu partido, o PSC.

Nem da coligação – composta pela Rede e PRTB. Nesse vácuo, quem articula mais, leva vantagem.

Maioria

Entre os reeleitos e novos deputados, o candidato Amazonino Mendes (PDT) tem bancada grande na Casa.

Debate Rede Diário

A Rede Diário de Comunicação (RCC) promove, nesta segunda (21), a partir das 21h, mais um debate entre os candidatos Wilson Lima e Amazonino Mendes, com transmissão ao vivo pela TV Record News no canal 36 (TV aberta) e 23 (NET).

Sincerão

A decisão do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) sobre quem teria seu apoio não poderia ter sido mais salomônica. Segundo o presidente regional do partido, coronel Ubirajara Rossi, o PSL apoia tanto Wilson Lima quanto Amazonino Mendes.

O que o partido quer é eleger Bolsonaro, não importa quem seja o governador.

O Norte de Bolsonaro

Jair Bolsonaro disparou no Norte.

As pesquisas do Ibope, divulgadas ontem, mostram que ele tem 61% dos votos válidos no Amazonas, 78% em Rondônia e 73% em Roraima. Ele subiu até no Pará, onde está tecnicamente empatado com Haddad.

Bolsonaro pretende acabar com reeleição

Jair Bolsonaro disse neste sábado que, caso eleito, pretende acabar com o “instituto da reeleição”.
O presidenciável disse também que, como parte dessa reforma, pretende reduzir o número de deputados.

Vamos ter que esperar pra ver!

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário