Opinião | Amom racha com Arthur Neto e faz acenos a Coronel Menezes
Candidato a deputado federal é do Cidadania, partido federado com o PSDB do ex-prefeito de Manaus
Menezes e Wilson a cada dia mais alinhados e crescendo nas pesquisas
Postulantes ao Senado e Governo têm feito publicações compartilhadas nas redes sociais
Atual governador aparece na sexta pesquisa seguida na liderança
Wilson abre 8 pontos de vantagem para Amazonino
Delegado Pablo é o parlamentar que mais liberou emendas para a saúde do AM
Capitão Alberto Neto é escolhido melhor deputado federal do Amazonas na atual legislatura
Bolsonaro encosta em Lula, diz Paraná Pesquisas
Presidente chama petista de pinguço e vagabundo
Aceno
O vereador de Manaus e candidato a deputado federal, Amom Mandel, mesmo sendo filiado ao Cidadania – partido que está em federação com o PSDB – tem feito acenos a Coronel Menezes (PL), que é adversário do tucano Arthur Virgílio Neto na disputa por uma vaga no Senado Federal.
Amom, que faz parte da nova geração de políticos do Estado, rechaçou em discurso nesta semana na Câmara Municipal de Manaus (CMM) uma aproximação com o ex-prefeito da capital.
Meme
Apesar de não declarar apoio direto a nenhum candidato ao Senado, Amom já apareceu ao lado de Menezes, que brincou recentemente com um meme do vereador, que gentilmente devolveu a brincadeira com uma mensagem simpática.
Pressão
A informação que corre nos bastidores é que Arthur tem atuado para atrapalhar o projeto de Amom de representar o Amazonas em Brasília.
Além do não compartilhamento do tempo de propaganda na TV e rádio do PSDB com o Cidadania — o que culminou com apenas 1 segundo destinado a Amom — a desistência de Conceição Sampaio (PSDB) de concorrer a deputada federal é vista como uma estratégia para atrapalhar as aspirações do vereador.
Entenda
Sem nomes fortes na chapa PSDB/Cidadania, por mais que Amom tenha uma votação expressiva, terá dificuldade de se eleger, já que o coeficiente eleitoral para federal neste pleito é cerca de 235 mil votos para se eleger pelo quociente eleitoral e 188 mil votos pela sobra.
Sem Conceição Sampaio, o vereador de Manaus terá que ter essa votação praticamente sozinho.
Alinhados
Por falar em Menezes, o ex-superintendente da Suframa está cada vez mais alinhado com o governador e candidato à reeleição, Wilson Lima (União Brasil).
Além de agendas conjuntas na capital e no interior, eles têm compartilhado, também, publicações nas redes sociais. No Insatr@m, a publicação tem a seguinte frase: “Juntos, Governo e Senado podem mais”.
Compartilhamento
Menezes também fez uma postagem em conjunto com o candidato a deputado federal do União Brasil, Fausto Santos Jr.
A publicação mostra trecho de uma fala de Fausto durante depoimento na CPI da Covid, onde o parlamentar lembra que o senador Omar Aziz (PSD) é investigado pela Polícia Federal por desvios de R$ 260 milhões da saúde pública do Amazonas.
Menezes e Fausto são ferrenhos opositores e críticos ao senador.
Crescendo
O governador Wilson Lima segue disparando na preferência do eleitorado amazonense. A pesquisa da Quaest Consultoria publicada ontem (14), foi a sexta seguida que apontou o atual mandatário na liderança na disputa pelo comando do Estado.
Nesse estudo, Wilson somou 35% e Amazonino Mendes (Cidadania) 27% no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
Ou seja, são 8 pontos na frente.
Na terceira colocação, apareceu Eduardo Braga (MDB), com 21%.
Os demais
Na sequência vem Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 5% e Carol Braz (PDT) com 2%. Henrique Oliveira (Podemos) e Israel Tuyuka (Psol) aparecem com 1% cada. Nair Blair (Agir), que teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, não pontuou.
Já indecisos somam 3%, enquanto votos brancos ou nulos representam 5% dos eleitores.
Dados da pesquisa
A pesquisa Quaest, contratada pelo grupo Onda Digital, foi registrada na Justiça Eleitoral e coletou os dados entre os dias 7 e 11 de setembro.
No total foram ouvidos 1.2 mil eleitores e a margem de erro estimada da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%.
Investimento na saúde
O deputado federal Delegado Pablo (União Brasil), candidato à reeleição, foi o parlamentar que mais destinou verbas para a saúde pública do Amazonas de 2019 para cá.
Ao todo, o bolsonarista investiu R$ 25 milhões para hospitais, prontos-socorros e UBSs na capital e interior do Estado.
Líder
Falando em parlamento, o também deputado federal bolsonarista Capitão Alberto Neto (PL), foi eleito pelo site Ranking dos Políticos como o melhor parlamentar do Amazonas na Legislatura 2019/2022.
A classificação do Ranking avalia senadores e deputados federais em exercício e considera as atividades parlamentares realizadas nesses quatro últimos anos.
Entre os oito deputados federais e os três senadores, Capitão Alberto Neto obteve a nota de 7,61 pontos, o que lhe garantiu o primeiro lugar no Amazonas e uma colocação entre os 40 melhores do Brasil.
Na cola
Levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas na terça-feira (13), mostra que Jair Bolsonaro (PL) está cada vez mais na cola do ex-presidente Lula (PT).
O estudo aponta o petista com 39,6% das intenções de voto contra 36,5% do atual mandatário da nação, o que caracteriza empate dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A situação de empate técnico já havia sido detectada pelo instituto no levantamento divulgado há uma semana (40,2% a 36,4%).
Sequência
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,4% (tinha 7,3% na semana passada), e Simone Tebet (MDB), com 4,7% (tinha 4,1%). Os demais presidenciáveis não atingiram um ponto percentual.
A pesquisa fez 2.020 entrevistas em 162 municípios de todos os estados e do Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-05388/2022.
Pinguço
Por falar em rivalidade entre os candidatos a presidente, Jair Bolsonaro chamou Lula de pinguço e vagabundo ontem (14), após participar de uma motociata em Presidente Prudente, no interior de São Paulo.
“Esse cara prega liberação das drogas, fala em aborto, não tem qualquer compromisso com nossas famílias”, disse Bolsonaro.
“Ele quer o poder pelo poder, quer fincar aqui no Brasil uma bandeira não verde e amarela, mas uma bandeira vermelha”, acrescentou.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558
Redação: 92 99189-4271
Editor-chefe: 92 99109-1099