Você está visualizando atualmente Opinião | Após críticas, Arthur recua da Taxa do Lixo

Opinião | Após críticas, Arthur recua da Taxa do Lixo

Dez dias depois de a Prefeitura de Manaus ter anunciado que passaria a cobrar a partir de junho a taxa de lixo do contribuinte da capital, a mesma prefeitura recuou da medida e agora já não sabe mais quando o imposto passará a valer. “Talvez um dia”, declarou o prefeito Arthur Virgílio (PSDB).

‘Falha técnica’

Para justificar a medida, o próprio prefeito argumentou que foram detectadas “falhas técnicas” na lei municipal que criou o imposto e que o Executivo teria sido alertado pelo vereador coronel Gilvandro Mota (PTC), que integra a base aliada.

Discurso era outro

Curioso é que até à véspera dessa decisão, a prefeitura argumentava que não havia mais espaço para recursos da decisão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que teria determinado a cobrança, sob pena de o Município ser enquadrado judicialmente.

Sem pressa

A Secretaria de Finanças já estimava, inclusive, um caixa de cerca de R$ 25 milhões ao ano com a cobrança do novo imposto. Agora, o prefeito afirma que “não tem pressa”.

Oposição gritou

O anúncio de que a prefeitura começaria a taxar a coleta de lixo dentro de três meses movimentou a oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) e, chegou até Brasília.

De abaixo assinado a puxão de orelha da própria base, Arthur foi flanqueado por todos os lados.

Campanha de Vacinação

Cinco deputados federais e dois senadores do Amazonas ingressaram na ontem (14) com uma representação na Procuradoria Geral da República em Brasília, pedindo que o Ministério da Saúde enviasse de imediato as vacinas contra a gripe H1N1 para o Amazonas, que em sofrendo com o surto do vírus.

A Representação foi assinada pelos deputados federais Marcelo Ramos, José Ricardo, Sidney Leite, Silas Câmara e Bosco Saraiva, além dos senadores Eduardo Braga e Plínio Valério.

Já morreram 24 pessoas com a doença no Amazonas e cerca de 55 casos graves são diagnosticados diariamente nas unidades de saúde.

Resposta do Governo

Depois da representação junto à PGR, o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta se posicionaram. Eles fizeram uma transmissão ao vivo nas redes sociais informando que as vacinas chegam neste final de semana ao Amazonas.

Os parlamentares do AM falaram que receberam a notícia com satisfação, mas que seguirão acompanhando com atenção os desdobramentos do caso.

Telefonema

Em um vídeo divulgado nas redes sociais o governador Wilson Lima afirmou que recebeu uma ligação de Bolsonaro avisando que as vacinas seriam entregues. E que agradeceu em nome do povo do Amazonas o compromisso firmado com o Estado.

Calendário de vacinação

Ainda segundo Wilson, o governo terá cinco dias para preparar a logística de distribuição entre capital e interior e, em breve, divulgará o calendário de vacinação.

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas que fazem parte do público alvo, na capital e no interior.

Zona Franca de Manaus

Nesta sexta-feira, a Zona Franca de Manaus e a Suframa completam 52 anos. Por isso, a Câmara dos Deputados realiza uma sessão solene às 15h, horário de Brasília.

O Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio e o Governador do Estado, Wilson Lima devem comparecer. Toda a bancada federal também vai estar presente.

CPI da Lava Toga

O pedido de CPI da Lava Toga já tem a assinatura de 27 senadores (1/3 da Casa), mínimo necessário para ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito. O número foi completo nesta quinta-feira (14).

Plínio Valério (PSDB) foi o único Senador do Amazonas a assinar à proposta.

Parece que o Senador foi o único a entender que a sociedade quer transparência. E que já está mais que na hora de abrir a caixa preta do Judiciário.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Este post tem um comentário

  1. A A de Azevedo Sodré

    Eles têm poder de decisão e fazem discursos favoráveis às ideias deles. Sou contra esse imposto pq medidas para educação desse povo que joga lixo em todo lugar , não há. Quero ver retirar todos que moram à beira de igarapés e despoluir toda a água que corre em leitos Manauara. Aí será macho

Deixe um comentário