Opinião | Arthur: ‘Sou filho de Ajuricaba’

Opinião | Arthur: ‘Sou filho de Ajuricaba’

Opinião | Arthur: ‘Sou filho de Ajuricaba’

O número de casos do novo coronavírus nos municípios do interior do Amazonas superaram, pela primeira vez, os registros de Manaus, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Diante dos números divulgados o prefeito de Manaus Arthur Virgílio decidiu entrar nessa luta e ajudar os municípios do interior, em especial os povos indígenas.

Números

Nesta quarta-feira (20), o estado registrou 23.704 casos de Covid 19, com 1.571 mortes.

Dos 23.704 casos confirmados no Amazonas, 11.643 são de Manaus (49,12%) e 12.061 do interior do estado (50,88%).

Parceria

A prefeitura de Manaus, em parceria com o Grupo Samel e o Instituto Transire, tem levado, aos municípios do interior, o protocolo e parte da estrutura adotada no Hospital de Campanha Municipal.

Povos indígenas

“Os gregos tinham orgulho, no passado, em dizer: “Sou filho de Zeus”. Mas eu digo: “Sou filho de Ajuricaba”, herói amazônico que resistiu como grande guerrilheiro e líder militar à colonização portuguesa. Tenho vontade de combater o bom combate para salvaguardar a vida dos povos indígenas e não a tristeza de vê-los morrendo, sem direito de defesa.”, afirmou o prefeito, cobrando mais empenho do governo federal na proteção e atenção aos povos indígenas.

Genocídio

Arthur afirmou que ainda é preciso fazer muito mais e que teme um genocídio no Amazonas.

“Temos um presidente que não liga para os povos indígenas e que não valoriza essa cultura. Quero denunciar esse crime contra humanidade que está acontecendo na minha região.”, afirmou o prefeito.

Lockdown

Novo Airão decretou 10 dias de lockdown. Foi o quinto município do interior do AM a decretar o fechamento.

Tefé, Barreirinha, Silves e São Gabriel da Cachoeira já adotaram o bloqueio total das atividades não essenciais.

Reunião com Bolsonaro

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), terá reunião com o presidente Jair Bolsonaro e outros 24 governadores nesta quinta-feira (21). A audiência contará também com os ministros e será por vídeo-chamada.

Durante essa quarta-feira (20), Wilson se reuniu com os governadores para ajustar a pauta da audiência.

Economia e mais testes

Wilson defendeu convergência em torno das estratégias para a retomada gradual das atividades econômicas e, com apoio federal, que os estados ampliem os testes de Covid-19 na população, afim de uma maior dimensão da quantidade de pessoas que já estão imunizadas contra o vírus.

União de reforços

“Será uma nova oportunidade para agradecer o apoio federal [ao Amazonas] e reforçar as demandas que ainda temos. A união de esforços é indispensável”, escreveu Wilson em suas redes sociais.

Pressão do governo

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM), relator do projeto de lei 2633/2020, da Regularização Fundiária, retirou nessa quarta-feira (20) a proposta de pauta.

Segundo Ramos, a pressão de “alguns setores do governo” para aumentar a flexibilidade do projeto, o levou a tomar essa decisão.

“Como amazonense”

“Não tenho como avalizar isso, razão pela qual não aceitarei mudança no meu relatório porque tenho compromisso com a garantia de titulação, crédito e adesão a programas governamentais aos pequenos produtores e agricultores familiares, com proteção ao meio ambiente e travas à grilagem. Como amazonense, não posso me afastar disso” declarou Marcelo Ramos através de uma nota à imprensa.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário