Opinião | Assembleia revoga Título de Cidadão do Amazonas de Durango Duarte

Opinião | Assembleia revoga Título de Cidadão do Amazonas de Durango Duarte

Opinião | Assembleia revoga Título de Cidadão do Amazonas de Durango Duarte

Historiador entra na história como primeira pessoa a perder a honraria

Governador é convocado pela CPI da Pandemia

Arthur Neto desmente acusações da Capitã Cloroquina

Historiador entra na história

Quase que por unanimidade Durango Duarte, publicitário e historiador, teve o Título de Cidadão do Amazonas, recebido em 2017, revogado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (26).

Anúncios

Ele, que é acostumado a contar histórias, ficará marcado nela como o primeiro cidadão que teve a honraria anulada desde a redemocratização do País.

Deboche a acusações

Na semana passada, sem apresentar provas e nomes, Durango acusou os deputados de tráfico de influência e afirmou que o Parlamento Estadual não representa os anseios da população e deveria ser fechado.

Segundo ele, a atual legislatura se resume a entregar honrarias a personalidades e debochou da comenda que recebeu do ex-deputado e atual conselheiro do TCE, Josué Neto.

Ele também detonou o governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida e a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Vitimismo

Com a repercussão negativa de sua fala, Durango – ciente de que teria seu título revogado – se antecipou e enviou um documento à Aleam devolvendo a comenda.

Segundo Durango, a carta era um manifesto em favor da democracia e liberdade de expressão, mas na verdade foi uma tentativa de tergiversar as afirmações afrontosas e intempestivas a um poder constituído.

Punição

Além de perder o título, Durango poderá responder por crime de calúnia e difamação contra os deputados, já que afirmou, sem provas, que os parlamentares cometem tráfico de influência, crime previsto no Artigo 332 do Código Penal.

Deputados reagem

Ainda durante a sessão os deputados subiram o tom nas críticas ao publicitário. O presidente da Casa, Roberto Cidade (PV), cobrou respeito ao Parlamento.

“Nós somos um poder. E ele quis ser mais forte que esse poder. Quis nos menosprezar e não podemos aceitar isso”.

Lição

O decano, deputado Belarmino Lins (PP), se disse favorável à revogação: “para que sirva de exemplo que o Título de Cidadão do Amazonas é uma comenda muito séria e honrosa, para aqueles que merecem e não para aqueles que desmereceram através de atitudes”.

Traído pela soberba

O deputado Tony Medeiros (PSD) afirmou que Durango foi traído por sua soberba e que, como parintinense bairrista, votaria pela revogação do Título.

“É justamente porque sou do lado mais bairrista deste estado, porque tenho muito orgulho de ser amazonense que eu voto pela revogação dessa lei”, destacou.

Resposta

O autor do pedido, Fausto Jr, reiterou que a “revoga não é um ataque à democracia, à liberdade de expressão, ou censura, como o empresário tentou fazer parecer. E sim uma resposta ao desrespeito do mesmo para com o povo do Amazonas e a Assembleia Legislativa”.

Wilson na CPI

Na sessão desta quarta-feira (26) da CPI da Pandemia, os senadores aprovaram a convocação de nove governadores para prestarem depoimento, entre eles o do Amazonas, Wilson Lima (PSC).

‘Festival de mentiras’

Por falar em CPI, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), chamou de um “festival de mentiras” o depoimento da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a “Capitã Cloroquina”, que afirmou ter encontrado a rede de saúde de Manaus desestruturada, com unidades fechadas, sem médicos e medicamentos.

“É um festival de mentiras. Nem eu e nem o atual prefeito, David Almeida, deixamos as Unidade Básicas de Saúde desassistidas. Todos os serviços não só foram mantidos, como ampliados pela atual gestão da Prefeitura de Manaus”, disse.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário