Opinião | Atentado à liberdade de imprensa

Opinião | Atentado à liberdade de imprensa

Desde o fim da manhã desta segunda-feira (15), a revista Crusoé está sob censura, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

Anúncios

Moraes determinou que Crusoé retirasse “imediatamente” do ar a reportagem de capa da última edição, intitulada “O amigo do amigo de meu pai”.

A reportagem de que trata a decisão do ministro foi publicada com base em um documento que constava dos autos da Operação Lava Jato.

E digo constava, porque o documento foi retirado dos autos do processo, assim que a matéria foi ao ar.

A decisão foi extensiva ao site “O Antagonista”.

Revelações

No documento, o empreiteiro Marcelo Odebrecht responde a um pedido de esclarecimento feito pela Polícia Federal, que queria saber a identidade de um personagem que ele cita em um e-mail como “amigo do amigo de meu pai”.

Odebrecht respondeu tratar-se de Dias Toffoli, conforme revelou Crusoé em sua edição de número 50, publicada na última sexta-feira.

Multa

A multa, caso a revista descumpra a ordem é bem salgada. Moraes estipulou a multa diária de R$ 100 mil e mandou a Polícia Federal ouvir os responsáveis pela revista.

Os depoimentos devem ser prestados no prazo de 72 horas.

“Uma agressão à liberdade de imprensa”

O Senador Plínio Valério classificou o caso como “uma agressão à liberdade de imprensa”.

Plínio que assinou a de CPI da Lava Toga e apresentou um projeto que limita o mandato dos ministros do Supremo em oito anos, acredita que agora a CPI da Lava-Toga pode ganhar fôlego.

“Isso vai além da censura”

O general Hamilton Mourão, também se pronunciou sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes.“Não tenho dúvida de que é censura, mas vai além da censura”, diz Mourão.

“No momento em que a decisão, além de interditar a publicação, convoca os jornalistas a depor na Polícia Federal. Significa que já estão respondendo a inquérito.”

“O camarada está sendo tudo, é julgador e investigador.”

Não à censura

A liberdade de imprensa é um dos pilares da democracia.

Garantir um jornalismo livre é também garantir a proteção de todos. O episódio envolvendo a revista Crusoé, é apenas mais um incentivo para resistirmos firmes no propósito de informar.

Já dizia George Orwell: “Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.”

(I.C – Direto ao Ponto).

Dia D

Hoje a bancada do Amazonas se reúne com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, numa tentativa de conseguir um acordo com o governo para frear os avanços do decreto presidencial que reduziu a alíquota do IPI do Polo de Concentrados.

Prestígio

Chancelada pelo senador Omar Aziz (PSD), a reunião entre a bancada e Onyx deve mostrar como anda o prestígio dos políticos amazonenses junto ao governo federal.

Previdência em segundo plano

Integrantes do PSL  ficaram desnorteados ao serem informados que o governo mudou a estratégia do jogo ao dar prioridade à votação da ampliação do Orçamento Impositivo em detrimento à reforma da Previdência.

Perplexo

E esse espanto foi traduzido na expressão do presidente da CCJ da Câmara, deputado federal Felipe Francischini, que é do mesmo partido de Bolsonaro. Nas suas próprias palavras, ele ficou “perplexo”.

 

Estratégia nebulosa

Perplexidade à parte, o governo federal tenta, nessa mudança, “comprar” apoios dos deputados federais para que possa aprovar a reforma da Previdência e evitar uma derrota acachapante.

Quando se morde a língua

Quem é mesmo que faz a política velha e rasteira, hein?

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Este post tem um comentário

  1. AAAS

    O STF ESTÁ USANDO SEU PODER CONTRA A CONSTITUIÇÃO. ATO DITATORIAL PERiGOSÍSSIMO

Deixe um comentário