Você está visualizando atualmente Opinião | Avanço do feminicídio

Opinião | Avanço do feminicídio

O Dia Internacional da Mulher de 2019 chega com uma imensa preocupação: como frear o avanço de casos de feminicídio (seja agressões ou assassinatos de mulheres), no país?

Mais de 200 casos

Em pouco mais de dois meses, o Brasil registrou mais de 200 casos de mortes por feminicídio, um número que assusta e que coloca em alerta o público feminino. As mulheres precisam de respostas.

Levantamento

Os números são de um levantamento do pesquisador e especialista em direito internacional pela USP, Jefferson Nascimento, e revela um ódio estarrecedor à condição feminina.

Situação vexatória

O Brasil precisa, urgentemente, rever esses números que colocam o país numa situação delicada junto aos demais países.

Governo está omisso

O governo federal tem que se manifestar sobre os fatos e criar políticas concretas para freiar essa triste estatística.

Suframa em pauta

Nesta sexta-feira, o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, concede coletiva de imprensa para divulgar o resultado de suas incursões por Brasília, nos últimos dias.

Bolsonaro em Manaus

O chefe da autarquia deve anunciar, ainda, a data exata em que o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), virá a Manaus. Em conversa entre os dois, ficou acertado que Bolsonaro deve vir em abril conhecer o Polo Industrial.

PPB

Menezes está otimista em conseguir o aval do Palácio do Planalto para destravar algumas burocracias que emperram o avanço da indústria local, como a análise dos Processos Produtivos Básicos (PPB), que atualmente acontece em Brasília.

Pleito antigo

O desejo do superintendente – e um pleito antigo de ex-dirigentes da Suframa e políticos locais – é que o destravamento dos PPBs aconteça em Manaus, assim como foi outrora.

Articulação

Menezes tem se mostrado empenhado na causa, mas vai precisar da articulação política e do apoio da bancada federal em Brasília. Vamos ver quem vai reclamar a paternidade do feito, caso seja concretizado.

Folga na Câmara

O Carnaval terminou, mas o feriado continua para boa parte dos parlamentares amazonenses que trabalham em Brasília. A rotina só deve ser retomada na próxima segunda-feira e com uma agenda agitada. Na Câmara, os líderes se reúnem para discutir as pautas e as comissões. A maior expectativa é pela instauração da Comissão de Constituição e Justiça. A CCJ é a principal da casa e a primeira parada da Reforma da Previdência proposta pelo presidente Jair Bolsonaro.

Até agora, o que se tem de certo é que a CCJ ficará sob o comando do PSL, segunda maior bancada da Câmara. O nome mais cotado para assumir a presidência da comissão é do deputado Felipe Francischini do Paraná.

Reforma da Previdência

Alguns políticos do Amazonas já se posicionaram sobre a Reforma da Previdência. Em uma entrevista exclusiva para o Direto ao Ponto, o deputado Átila Lins fala que ainda está se debruçando sobre o texto. O parlamentar acredita que uma mudança é necessária, mas não sabe se todas as propostas feitas pelo presidente são adequadas.

“Vou analisar com calma e verificar qual contribuição posso dar ao texto. Talvez, proponha emendas”, afirmou o deputado.

Oitavo mandato

Átila Lins é um dos parlamentares amazonenses que é veterano na Câmara. Ele está em seu oitavo mandato seguido e também é um dos mais experientes a nível nacional. Mesmo com tantos anos na casa, ele confirmou que recebeu o auxílio apelidado de mudança. O valor de R$ 33,7 mil é disponibilizado para cobrir gastos com mudança e transporte no início e no final do mandato,

“Não é ilegal. É algo totalmente dentro da lei. Se não fosse, eu não aceitaria receber”, disse Átila.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário