Você está visualizando atualmente Opinião | Calendário eleitoral

Opinião | Calendário eleitoral

As eleições de 2018 têm prazos importantes começando nesta semana, entre eles o início do período para convenções partidárias que se inicia na próxima sexta-feira (20) e vai até 5 de agosto.

Neste ano serão escolhidos presidente e vice-presidente, os governadores e vice-governadores, além de dois senadores, deputados federais e deputados estaduais. A votação será no dia 7 de outubro.

Registro dos candidatos

O registro deverá ser solicitado à Justiça Eleitoral até às 19h (horário de Brasília) do dia 15 de agosto. A substituição do nome na disputa, por sua vez, está autorizada até 20 dias antes da eleição – exceto no caso de falecimento do mesmo.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral dos candidatos terá início em 16 de agosto de 2018. Já o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começará apenas em 31 de agosto, regra semelhante à aplicada em 2016.

Em caso de segundo turno, ela será retomada na primeira sexta-feira após o dia 07 de outubro (antes, podia iniciar 48 horas após o resultado do primeiro turno).

Novidade

A novidade fica por conta da liberação do impulsionamento de conteúdos em redes sociais, desde que contratados exclusivamente por partidos, coligações ou candidatos. O procedimento envolve o pagamento aos responsáveis pelo sistema para exibição da publicidade online. 

 Ônibus param na próxima sexta

Os trabalhadores rodoviários de Manaus ameaçam entrar em greve na próxima sexta-feira (20), caso não haja o pagamento dos salários atrasados pelas empresas de transporte.

Na segunda-feira (16), os rodoviários impediram que os ônibus da empresa Global Green deixassem as garagens no início da operação. A paralisação dos serviços, que durou mais de uma hora, afetou cerca de 7 mil pessoas que dependem de transporte coletivo na Zona Leste de Manaus.

Fachin mantém corregedor do TJAM

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin negou liminar que pedia para suspender os efeitos da votação que elegeu o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior corregedor-geral de Justiça do Amazonas (biênio 2018-2020), bem como os efeitos da posse do magistrado no cargo e a realização de novas eleições.

Apuração no CNJ

O desembargador Lafayette Júnior foi eleito em sessão do Tribunal Pleno no dia 27 de março e a eleição foi questionada junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelos desembargadores Mauro Bessa, Paulo Lima e Cláudio Roessing, e também junto ao STF.

Eles alegaram que a eleição de Lafayette configurou uma ilegalidade por este não compor o universo de desembargadores mais antigos aptos a concorrer ao cargo de corregedor-geral de Justiça.

‘Plano B’ é Jaques Wagner

Apesar da insistência no “Lula é nosso candidato”, cresceram no PT as conversas sobre o nome de Jaques Wagner para ser o candidato ao Planalto, relata Lisandra Paraguassu à Reuters.

O ex-governador da Bahia, que mira o Senado, tem dito nas últimas semanas que não teria como negar um pedido de Lula.

Bolsonaro  deve anunciar general como vice

Em palestra na Associação Comercial de Registro (SP), Jair Bolsonaro afirmou que “muito possivelmente” anunciará no dia hoje, quarta-feira (18), um general como vice em sua chapa eleitoral, registra a Folha.

Segundo o deputado Major Olímpio, presidente estadual do PSL, o escolhido será Augusto Heleno, o que já era previsto.

General da reserva, Heleno comandou as forças de paz da ONU no Haiti e é responsável pelo programa de governo de Bolsonaro na segurança pública.

Fim do namoro com o PR

“Ele disse que não aceitaria negociar o ‘toma lá, dá cá’. Prefere que as pessoas não votem nele”, afirmou Olímpio, referindo-se à rejeição de Bolsonaro aos termos propostos pelo PR para fechar aliança com ele.

Coligado apenas com o PRP a que Augusto Heleno é filiado, o presidenciável deverá contar com 12 segundos de propaganda eleitoral na TV.

PR pode indicar vice de Ciro

O PP disse estar disposto a ceder ao PR a prerrogativa de indicar o candidato a vice de Ciro Gomes, informa Igor Gadelha em Crusoé.

O objetivo é fazer a legenda de Valdemar Costa Neto caminhar com o Centrão na disputa e levar o grupo a apoiar o pedetista.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário