Você está visualizando atualmente Opinião | Campanha “Amazônia pede Socorro”

Opinião | Campanha “Amazônia pede Socorro”

Opinião | Campanha “Amazônia pede Socorro”

A situação de calamidade no Amazonas fez com que o prefeito Arthur Virgílio liderasse uma campanha global para ajudar a cidade.

O prefeito prepara uma ação endereçada aos líderes do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, composto por: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, para pedir ajuda.

Reciprocidade

O nome da campanha será ‘Amazônia pede Socorro’, e tem como objetivo buscar ajuda internacional para o Amazonas.

“Nós ajudamos o mundo ao manter nossas florestas intactas, agora é o momento do mundo nos ajudar”, disse o prefeito.

Apelo

A Amazônia sempre mexeu com corações e mentes de lideranças políticas, artísticas e intelectuais por todo o mundo. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Abriga a maior biodiversidade do planeta.

Segundo o prefeito, hoje a espécime mais importante dela, está ameaçada. Nós, os seres humanos!

Mobilização internacional

O governador Wilson Lima também está elaborando uma carta para enviar à Força-Tarefa Mundial de Governadores para Climas e Florestas (GCF Task Force – sigla em inglês) com o objetivo de mobilizar uma cooperação internacional entre os países em desenvolvimento no combate ao Coronavírus (Covid-19).

Ele afirmou, ainda, que também endossa a proposta do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, para ampliar articulações com organismos internacionais em auxílio aos esforços que já vêm sendo feitos no Amazonas.

Socorro

“Este ano, eu sou o presidente do Fórum Internacional para Climas e Florestas, que seria realizado agora em maio. Então, vou fazer um apelo para o GCF, que reúne 38 governadores de estados e províncias de áreas de floresta, para pedir esse socorro para a Amazônia”, declarou Wilson Lima.

Organização das Nações Unidas

O documento, que será enviado também à ONU, via Organização Mundial da Saúde (OMS) e Programa das Nações Unidas (PNUD), abordará a necessidade de apoio especial aos governos estaduais de países pobres e em desenvolvimento, que estão enfrentando de maneira mais aguda os problemas ocasionados pelo Covid-19.

Fundo Amazônia

O Governo do Amazonas vai tratar da possibilidade de uso de parte dos recursos do Fundo Amazônia nas ações de combate ao Covid-19.

O fundo internacional bilionário, destinado a financiar iniciativas de proteção à floresta, será muito bem-vindo nesse momento.

r virgílio,wilson lima,coronavírus,bolsonaro,sos

Sob controle

O ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, afirmou nesta quarta-feira (22), que o presidente Bolsonaro recebeu o pedido de intervenção federal no sistema de saúde do Amazonas, que está perto de um colapso após a taxa de ocupação de leitos atingir quase 100%.

Entretanto, consultado sobre a possibilidade, o governador Wilson Lima disse que a situação está sob o controle, o que fez o Palácio do Planalto descartar intervir no Estado.

Encontro

Ontem o senador Eduardo Braga (MDB) se reuniu com o presidente Bolsonaro para tratar de ações para ajudar o Amazonas na luta contra o Covid-19.

“Fui à mais alta autoridade do nosso país pedir socorro ao Amazonas. Pedir que o governo federal entre em contato com o estadual para que providências sejam tomadas imediatamente. Ações concretas são necessária para salvarmos vidas”, afirmou o parlamentar em vídeo publicado nas redes sociais.

Vala coletiva

Manaus ultrapassou o número de 120 enterros por dia e passou a implementar enterros em valas coletiva.

O Estado apresenta o maior índice de contaminação proporcional pela doença, 8,5%, uma das mais altas do país.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

 

Este post tem um comentário

  1. Luis Almir Fonseca

    A ajuda será bem vinda diante da situação existente. O importante que essa ajuda, se financeira, seja supervisionada pelo MPF e MPE para evitar desvios de finalidades. Deus conosco. A que ponto chegou nosso Estado.

Deixe um comentário