Opinião | Carnaval sem folia

Opinião | Carnaval sem folia

Opinião | Carnaval sem folia

Polícia Federal prende 12 pessoas com drogas no aeroporto Eduardo Gomes

Chega a 50 o número de PM mortos pela Covid-19

David Almeida cancela reajuste de 40% do IPTU

O coronavírus já circulava no Brasil quando, em março de 2020, os últimos blocos de Carnaval arrastavam foliões pelas ruas de Manaus.

Anúncios

Sem um protocolo definido e diante da ausência de casos na Capital, a prefeitura comandada pelo ex-prefeito Arthur Virgílio deixou a folia tomar conta da cidade.

Ressaca 2020

Teria sido apenas mais um Carnaval, se não fosse pela confirmação da primeira morte por Covid-19, ocorrer uma semana depois do fim. Já no mês seguinte a cidade foi paralisada e virou destaque mundial por medidas que eram a antítese da clássica folia brasileira.

Ressaca 2021

O distanciamento social que perdura em razão da disseminação desenfreada da doença chegou a 2021 e varreu o Carnaval de rua do calendário de eventos neste ano.

Governo do Amazonas e prefeitura de Manaus suspenderam o tradicional feriado e o ponto facultativo do carnaval.

Apesar dos números do Covid-19 começarem a diminuir, ainda é necessário manter a guarda alta. O número de ocupações nos leitos de UTI ainda continua alto, o que levou o governador Wilson Lima a prorrogar o decreto com medidas de restrição até o próximo dia 21.

À espera da vacina

Se a vontade de espalhar purpurina pelo corpo e sair cantando pela rua sob sol ou chuva é grande, a data para a retomada dos blocos é incerta. O entendimento é de que só será possível voltar em segurança quando todos forem vacinados, o que, no ritmo atual, poderia colocar em xeque também os eventos de 2022.

A essência do Carnaval e da cultura popular é a resistência e a resiliência, além de gerar renda para milhões de trabalhadores e famílias. Fica a nossa torcida par que possamos superar esse momento e que ele volte muito mais forte.

Sem brincadeira

O tráfico de drogas não brinca, nem mesmo no Carnaval. Mas a Polícia Federal também não está para brincadeira. Neste fim de semana, nada menos que 12 flagrantes de porte ilegal de entorpecentes foram registrados no aeroporto internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Foram 11 presos e um menor apreendido e encaminhado à Polícia Civil.

Vários destinos

O modus operandi era sempre o mesmo. Passageiros embarcando para diversas cidades do Brasil com drogas escondidas das mais variadas formas. Até mesmo os agentes da PF se surpreenderam com o grande número de prisões em um mesmo fim de semana. Esta quantidade está sendo considerada recorde pela Polícia Federal.

Carnaval

Mesmo com as restrições impostas pelo governo e pela prefeitura, que suspenderam o ponto facultativo do carnaval e proibiram as festas e aglomerações – somado a um final de semana de muita chuva, muitos manauaras resolveram viajar para fugir das restrições e poder curtir o carnaval.

Assim, as viagens ocorreram principalmente para o nordeste, onde as praias estão lotadas e as medidas de restrição estão mais leves e não estão sendo obedecidas.

Rota

Como o Amazonas é rota de narcotráfico e esse mercado é amplificado durante o Carnaval, tudo indica que os traficantes aproveitaram a movimentação do período para atravessar os entorpecentes com a utilização de “mulas”.

Vítimas da Covid-19

Ontem, domingo (14), o número de Policiais Militares vítimas da Covid-19 no Amazonas chegou ao total de 50 mortos.

Luta pelos PMs

À frente da luta para que o Ministério da Saúde adeque a categoria para que tenha prioridade no plano de vacinação da COVID-19 estão os deputados federais Delegado Pablo e Capitão Alberto Neto.

Reajuste IPTU cancelado

O prefeito de Manaus, David Almeida, publicou decreto que torna sem efeito a lei que autorizava o reajuste em 40% do IPTU para o setor industrial e comercial.

“A lei aprovada pela gestão anterior é completamente inviável e insustentável diante do momento em que estamos passando”, disse o prefeito David Almeida.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário