Você está visualizando atualmente Opinião | Cenário pré-eleitoral nebuloso

Opinião | Cenário pré-eleitoral nebuloso

Faltando 17 meses para as convenções partidárias que deverão definir candidatos e alianças para as eleições municipais, em 2020, o cenário mostra que as peças do tabuleiro estão sendo jogadas, cada uma à sua maneira.

Vaga cobiçada

Como será um pleito sem candidato à reeleição, a disputa pela Prefeitura de Manaus se torna mais acirrada e bastante cobiçada, principalmente pelas “estrelas” que foram apagadas na eleição majoritária do ano passado, bem como por aquelas que conseguiram brilhar.

E nessa constelação podemos citar nomes como o do ex-deputado estadual David Almeida (PSB), que já sinaliza um movimento de aproximação com o prefeito Arthur Neto (PSDB).

Sem candidato pra chamar de ‘seu’

Arthur não tem um nome certo para chamar de “seu candidato”. Mas nos bastidores, fala-se do crescimento da empatia em relação ao nome da ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB), que hoje atua como secretária municipal em sua gestão.

Há quem aposte no nome do vice-prefeito, Marcos Rotta (sem partido), que retomou a parceria com o prefeito este ano.

Mas, Arthur faz silêncio e, bem ao seu estilo, “testa” possíveis candidatos que poderiam ganhar seu apoio no pleito de 2020.

Potenciais nomes

De outro lado, nomes que ganharam fôlego na última eleição acreditam que podem colocar à prova, novamente, o prestígio conquistado nas urnas em 2018. Nesse cenário, despontam o secretário de Educação, Luiz Castro, o vice-governador Carlos Almeida Filho e o deputado federal José Ricardo.

Vamos ver como eles atravessarão 2019.

FTI na pauta

A Comissão Especial criada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) se reúne nesta quinta-feira (21) para começar a analisar a mensagem do governo que institucionaliza o uso de 40% do fundo para as despesas no setor da saúde.

O grupo é composto por cinco deputados que irão preparar um relatório com um parecer, a ser finalizado até a próxima terça-feira (26), de forma que a matéria entre em votação, no plenário da casa, na quinta-feira (28).

Otimista

O governo aposta na aprovação. A oposição promete não facilitar. Essa deverá ser a primeira prova de fogo de Wilson frente à Assembleia e, também de seu líder na casa, Carlinhos Bessa (PV).

Reforma da Previdência

A reforma da Previdência foi o principal tema do Fórum de Governadores, em Brasília. As novas regras, quando aprovadas, também vão valer para estados e municípios.

Todos os 27 governadores atentos aos detalhes da proposta. Para Wilson Lima um dos itens que mais pesa nas contas públicas dos estados é o pagamento de benefícios da Previdência.

A favor da reforma, mas

O chefe do executivo amazonense disse que é favor de uma Reforma no sistema previdenciário. Mas, no entanto, acredita que é preciso discutir muito bem o texto e entende que cada região do país tem uma realidade diferente.

“É preciso levar em consideração a especificidade de cada região, de cada estado. No Norte e no Nordeste os produtores rurais não têm as mesmas condições de trabalho que os das regiões Sul e Sudeste”, declarou Wilson Lima.

O déficit com a Previdência no Amazonas é de R$ 700 milhões por ano.

Br 319

Wilson Lima também falou que já teve uma conversa com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e com a bancada de deputados e senadores do Amazonas para falar sobre a BR 319 que liga o Estado ao restante do país.

O Governador esclareceu que, este ano, a equipe amazonense deve trabalhar num modelo de governança para as unidades de conservação que tem ao longo da rodovia.

A expectativa é que em 2020 as obras já sejam iniciadas.

 

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário