Você está visualizando atualmente Opinião | Comeu abiu I

Opinião | Comeu abiu I

A quarta-feira (25) foi de silêncio e escapadas no Tribunal de Contas do Estado (TCE), depois que dois conselheiros protagonizaram um bate-boca revelador na sessão de terça-feira na ocasião em que Ari Moutinho Júnior acusou Josué Filho de “achacar” prefeitos do interior, cujos processos estivessem prestes a serem julgados e cujo relator fosse o próprio Josué.

Comeu abiu II

Ninguém quis comentar o caso e, na presidência do TCE, o clima é de correria para jogar panos quentes no escândalo, que pode parar até no Superior Tribunal de Justiça (STJ), se o Ministério Público Federal pedir investigação sobre o fato.

Convenções já fechadas

Contrariando a tradição de deixar para o último dia de prazo a realização das convenções partidárias que vão oficializar os nomes dos candidatos majoritários e proporcionais, vários partidos já elegeram este proximo final de semana como data.

Rede

A Rede faz sua convenção no sábado (28), lançando o deputado estadual Luiz Castro como candidato ao Senado, em chapa camarão, ou seja, sem cabeça, já que o partido não terá candidato ao governo. Apesar de ter uma quedinha por David Almeida (PSB), Luiz Castro não confirma apoio ao presidente da Aleam.

PPS

Também no dia 28, o PPS – que já está alinhado ao governador Amazonino Mendes – faz sua convenção lançando nomes para deputado federal e estadual.

PSC

Jurando de pés juntos que mantém sua candidatura ao governo, o jornalista Wilson Lima, ligado à Rede Calderaro de Comunicação, reúne o PSC e PRTB em convenção também no sábado (28).

Sobre a chapa David Almeida / Wilson Lima foi jogada uma pá de cal nesta quarta-feira, pela madrinha do jornalista e proprietária da rede de comunicação, já alinhada a Amazonino Mendes também.

PDT

No domingo, dia 29, a expectativa recai sobre a convenção do PDT, já que o governador Amazonino Mendes e o presidente regional do partido, deputado federal Hissa Abrahão, continuam fazendo biquinho um para o outro. O clima é de tensão entre militantes e candidatos.

PR

Já o PR, que tem como presidente regional o deputado federal Alfredo Nascimento, também realiza sua convenção no dia 29.

Alfredo ainda não declarou quem vai apoiar para o governo, já que é pré-candidato ao Senado, mas tem entre suas fileiras os deputados estaduais e candidatos à reeleição, Cabo Maciel e Sabá Reis. Os dois são aliados fortes do presidente da Aleam, David Almeida, candidato ao governo.

PSB

David Almeida e Serafim Corrêa, ambos do PSB, ainda não definiram a convenção do partido. Vão tentar conversar até o último minuto, porque além do apoio político é preciso negociar também tempo de TV, coisa que o PSB não tem.
O último dia de prazo para as convenções partidárias é 5 de agosto.

Candidato de Lula é Lula

Pode apenas ser uma estratégia de Lula para que essa ideia se propague, mas o fato é que o ex-presidente tem dito aos que o visitaram nos últimos dias que não descarta mais a possibilidade de continuar como candidato até as eleições.
Argumenta que dependendo das pressão das ruas o TSE pode não ter peito para barrar suas pretensões.

Velha política

Depois da festejada adesão do Centrão, a principal preocupação da turma que faz o marketing da campanha de Geraldo Alckmin é não deixar colar no tucano a pecha de que ele é o candidato da “velha política”.

Marina e Ciro

O PDT cogita unir Ciro Gomes e Marina Silva.

Cid Gomes disse para a Folha de S. Paulo:

“Eles são muito amigos e se falam diretamente. Mas acho pouco provável que saia uma aliança”.

Deixe um comentário