Você está visualizando atualmente Opinião | Comissão de Transição inicia os trabalhos

Opinião | Comissão de Transição inicia os trabalhos

Os trabalhos da Comissão de Transição do  governador eleito, Wilson Lima (PSC), iniciam nesta quarta-feira (7), na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

A coletiva de imprensa será realizada as 11h, com a participação da Comissão de Wilson Lima e da equipe do atual governador Amazonino Mendes (PDT).

Prioridades

Nesse primeiro momento será realizada a solicitação de documentos, por parte da equipe de Wilson Lima, para análise de despesas, receitas, prioridades de pagamentos e projetos realizados e em andamento do Poder Executivo.

A Comissão de transição do governador eleito Wilson Lima é composta por Humberto Laudares, pelo vice-governador Carlos Almeida e pelo deputado estadual Luíz Castro. Integram a equipe de Amazonino Mendes o secretário de Estado da Fazenda, Alfredo Paes dos Santos, o secretário de Estado de Saúde, Francisco Deodato Guimarães e o secretário de Estado da Casa Civil, Arthur Cesar Lins.

Calote

Num duro discurso contra o governador Amazonino Mendes (PDT) nesta terça (6) na ALEAM, o deputado Sidney Leite (PSD) alertou que o Estado não cumprirá com suas obrigações orçamentárias e financeiras até 31 de dezembro, quando encerra a gestão do atual governo.

O deputado sugere que a Comissão de Transição do governador eleito, Wilson Lima (PSC), acompanhe com rigor o levantamento de dados contábeis e administrativos do atual governo para tomar ciência da realidade em que está a administração que se encerra em pouco mais de 50 dias.

David e os três candidatos

Com relação à disputa pela presidência da Assembleia, o presidente David Almeida disse que tem três colegas deputados na disputa e expressou que “gostaria de ter três votos para votar em cada um deles”.

Mas esse assunto, segundo David, que não é candidato nem eleitor no processo, é para o novo colégio eleitoral de deputados de 2019 que irá fazer a escolha do novo presidente da Assembleia. “Eu desejo êxito e sucesso ao Serafim, ao Belão e ao Josué, que ora postulam o cargo de chefe do Poder Legislativo amazonense”, relativizou David.

O discurso feito na ALEAM se deu após informações de bastidores dando conta da preferência de David à candidatura de Belarmino Lins (PP). Lembrando que o parlamentar é do partido de Serafim Corrêa e que teve em Josué Neto o principal articulador e avalista para a conquista da cadeira de presidente da ALE.

Bosco Saraiva pode ficar sem mandato

A Justiça Eleitoral deve decidir até o final de dezembro a respeito da ação interposta pelo PSB que pede a inclusão do PT na coligação dos proporcionais Renova Amazonas (PT, PSB, PMN, PMB, Podemos e Pros). Caso a justiça seja favorável à inclusão, o deputado federal eleito Bosco Saraiva (SD) perderá sua vaga para Marcelo Serafim (PSB), que será beneficiado com a contagem dos votos de José Ricardo (PT), deputado federal mais votado do pleito.

Doria anuncia Rossieli Soares como secretário

Governador eleito de São Paulo escolheu o atual ministro da Educação do governo Michel Temer para compor sua administração em 2019 como secretário de Educação.

Rossieli foi secretário de Educação na gestão de Omar Aziz e José Melo.

O ministro participou como consultor na área de educação na campanha de Wilson Lima no segundo turno, e era um dos cotados para assumir a pasta da educação no Amazonas.

Com o convite do futuro governador de São Paulo, fica descartado o seu nome para compor a equipe de Wilson Lima em 2019.

Articulação Política

O prefeito de Manaus Arthur Virgílio (PSDB) nomeou nesta terça (06), o secretário Extraordinário de Articulação Política, Luís Alberto Carijó.

Segundo Arthur, a nomeação só enriquece a Prefeitura de Manaus, uma vez que o novo secretário tem uma vasta experiência e grande respeitabilidade no meio político.

“O Carijó é um solucionador de problemas.”

O novo secretário tem a missão de ser um interlocutor do prefeito com a Câmara Municipal de Manaus, Assembleia Legislativa e o poder judiciário. Aos poucos Arthur vai se recompondo da derrota de seu grupo para o Governo e começa a se movimentar para fazer seu sucessor em 2020.

Vanessa preocupada com a ZFM

A senadora Vanessa Grazziotin se mostrou preocupada com o futuro superministro da Economia. Segundo a senadora Paulo Guedes, anunciado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, pode prejudicar o modelo Zona Franca no estado do Amazonas, caso cumpra com suas promessas de abertura de mercado.

— Um ministro que fala em uma abertura radical de mercado, que fala na redução dos subsídios às indústrias, que fala no fim dos incentivos fiscais, como incentivos de impostos de importação, de impostos de produtos industrializados e tantos outros, para nós é um ataque frontal — profetizou Vanessa.

Ministro Mauro Campbell em Manaus

A segunda edição do Simpósio Nacional de Ouvidorias, realizado pelo TCE-AM na próxima quinta e sexta (8 e 9 de novembro), terá a participação de Mauro Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Com o tema “Os 30 anos da Constituição Cidadã e a Evolução dos Mecanismos de Controle”, o evento vai reunir servidores públicos, estudantes, professores, profissionais liberais, entre outros.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214                                                                                                                               

E-mail: [email protected]

Deixe um comentário