Você está visualizando atualmente Opinião | Comissão Especial do Impeachment

Opinião | Comissão Especial do Impeachment

Opinião | Comissão Especial do Impeachment

Ontem (9), aconteceu a eleição dos 17 deputados para a Comissão Especial, que irá analisar o impedimento do governador Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho (PTB).

A eleição dos membros ocorreu durante a Sessão Plenária híbrida na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

Membros

Fausto Júnior (PRTB), Delegado Péricles (PSL), Felipe Souza (Patriota), Therezinha Ruiz (PSDB), João Luiz (Republicanos), Alessandra Campêlo (MDB), Dr.  Gomes (PSC), Saullo Vianna (PTB), Belarmino Lins (Progressistas), Cabo Maciel (PL), Dermilson Chagas (Podemos), Wilker Barreto (Podemos), Roberto Cidade (PV), Carlinhos Bessa (PV), Adjuto Afonso (PDT), Sinésio Campos (PT) e Joana Darc (PL).

Após a eleição e formação, a Comissão irá definir o nome do presidente e relator nessa sexta-feira (10).

Entre os nomes cotados estão da deputada Alessandra Campêlo (MDB) como presidente e do deputado Dr. Gomes (PSC) como relator.

Diretrizes orçamentárias 2021

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou ontem (9) uma Audiência Pública virtual para discutir e colher esclarecimentos detalhados a respeito da Lei de Diretrizes de Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2021. Presidida pelo vereador Gilmar Nascimento (DEM), a reunião foi organizada de forma conjunta pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e de Finanças, Economia e Orçamento (CFEO), do Poder Legislativo.

Perspectivas

O objetivo da LDO é dar transparência às perspectivas de receita e investimentos previstos pelo Executivo, com base nas ações constantes no Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2018-2021, em áreas como educação, saúde, gastos com pessoal, entre outros, dentro de um cenário econômico não muito animador, por conta da crise do novo coronavírus.

No projeto enviado ao Legislativo, a Prefeitura de Manaus pontua as metas e prioridades do que são diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2021.

Cautela

De acordo com técnicos da Semef, a prefeitura tem trabalhado com cautela por conta da queda na arrecadação, mas admite que a receita de R$ 6,2 bilhões prevista para este ano, não será mais alcançada, devido aos efeitos causados à economia pela pandemia do novo coronavírus.

Próxima administração

“Mesmo num momento complicado em que tentamos sair dessa pandemia e retomar as atividades gradativamente, temos cumprido com o nosso papel diante do que estabelece a legislação, discutindo com os órgãos envolvidos e analisando, com cautela, as metas que estabelecem a LDO e que vão nortear o orçamento municipal para a próxima administração municipal”, destacou o presidente da CMM, Joelson Silva (Patriota).

Mourão discute Amazônia

Hamilton Mourão e Ricardo Salles se reúnem nesta tarde com investidores brasileiros para discutir a política ambiental do governo federal.

A reunião é semelhante a que ocorreu ontem, com investidores estrangeiros.

Os encontros fazem parte da ofensiva do governo Jair Bolsonaro na busca pela retomada de investimentos para a Amazônia.

Devassa e paralisação da Lava Jato

A decisão de Dias Toffoli, que mandou as forças-tarefas da Lava Jato de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo compartilharem com a PGR todos os dados de suas investigações, permitirá a Augusto Aras fazer uma devassa que provavelmente vai paralisar a operação.

O pedido enviado ao STF, para ter acesso os dados, afirma que a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (SPEA), ligada ao gabinete do procurador-geral, “deverá examinar em profundidade” todas as informações enviadas, para saber se há ou não investigações clandestinas sobre autoridades com foro privilegiado na Corte.

O pedido da PGR foi motivado pela suspeita de que os procuradores do Paraná investigavam de forma “camuflada” Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário