Você está visualizando atualmente Opinião | Contagem regressiva para fim de indústrias no Amazonas

Opinião | Contagem regressiva para fim de indústrias no Amazonas

Opinião | Contagem regressiva para fim de indústrias no Amazonas

Nesta manhã (21) o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) assinou o decreto restabelecendo a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da Zona Franca de Manaus (ZFM) em 8%, a partir de 1º de junho até 30 novembro deste ano.

O decreto nº 10.254, de 20 de fevereiro de 2020, foi publicado hoje (21) no Diário Oficial da União.

Fim do polo de concentrados

Na prática, as indústrias do setor garantem por apenas cinco meses o incentivo para permanecer no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O que era uma “hipótese” antevista por outras empresas que já abandonaram o Polo Industrial de Manaus, a exemplo da Pepsi, acaba por se concretizar e dá um ultimato às empresas remanescentes para que comecem a refazer com urgência seu planejamento estratégico.

Reação

Em suas redes sociais, o deputado federal Pablo Oliva (PSL) reagiu ao decreto e disse que apesar dele reconhecer a importância da ZFM, coloca um relógio em contagem regressiva no Amazonas.

E que “infelizmente, a partir de agora é mais do que urgente desenvolver outras matrizes econômicas evitando que o Amazonas seja mais um estado com dezenas de milhares de desempregados.”

Desemprego

Para o senador Eduardo Braga, a medida coloca em risco, pelo menos, 10 mil empregos gerados pelo setor no Amazonas, distribuídos entre a capital e o interior.

“Em vez de tomar uma decisão que garanta tranquilidade ao modelo Zona Franca de Manaus, o presidente vem com um decreto paliativo, que só gera insegurança e mexe com a vida de milhares de pessoas. Mas não podemos desistir dessa luta”, disse Eduardo.

Preconceito gigantesco

Ainda segundo Braga, o liberalismo pregado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, revela um “preconceito gigantesco” com os estados periféricos do país e os modelos de desenvolvimento regional mantidos nessas unidades da Federação. Entre eles, a Zona Franca de Manaus (ZFM).

No Ceará

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), junto com uma comitiva de parlamentares que compõem a bancada da segurança pública no Congresso Nacional, desembarcaram no dia (19), em Fortaleza (CE), onde policiais militares estão em greve por melhorias nas condições de trabalho.

Mediadores

Alberto Neto foi convidado pelo deputado federal Capitão Wagner para checar a situação dos profissionais e de seus familiares, que também estão envolvidos no movimento grevista. Além disso, a comitiva deverá atuar como intermediadora entre os policiais e o Governo do Estado do Ceará.

Atrocidade

Em discurso para a tropa, o deputado falou da atrocidade cometida pelo senador Cid Gomes (PDT), que tentou atropelar os policiais militares operando uma retroescavadeira.

“É uma atrocidade o que o Governo fez, uma medida totalmente desproporcional. Vocês podem ter certeza que a nossa maior preocupação é com a vida de cada um de vocês, queremos o melhor para nossa polícia”, ressaltou o deputado que formalizou BO contra o Senador Cid Gomes por dano ao patrimônio público e possível tentativa de homicídio aos Policiais Militares de Sobral, Ceará.

Referência no Brasil

Levantamento da consultoria Tendências mostra que a prefeitura de Manaus e outras 7 capitais são as que estão com as contas públicas mais ajustadas no Brasil.

Para o prefeito Arthur Virgílio, esse reconhecimento confirma que Manaus é equilibrada fiscalmente.

“Eu falava em ajuste fiscal e ninguém entendia, hoje, sabem que é isso que me permite investir este ano R$1.2 bilhões em infraestrutura e dar a Manaus o maior volume de obras de sua história.”, disse o prefeito.

Recesso de carnaval

Em virtude do Carnaval, a Coluna de Opinião do Direto ao Ponto faz uma pausa no período de 24 a 26 de fevereiro. E retorna a coluna na quinta-feira (27).

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário