Opinião | Coronavírus no poder: veja quem está e quem pode estar infectado

Opinião | Coronavírus no poder: veja quem está e quem pode estar infectado

Opinião | Coronavírus no poder: veja quem está e quem pode estar infectado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi diagnosticado com o coronavírus e está internado no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

Anúncios

O parlamentar testou positivo para o Covid-19 na terça-feira (17) ao realizar um segundo teste, sendo que o primeiro teste deu negativo. Por conta própria, o parlamentar resolveu se internar na noite de quarta-feira (18) depois de ficar em isolamento seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Outro parlamentar internado no mesmo hospital é o senador Nelsinho Trad, com quadro de insuficiência respiratória.

Alcolumbre em Manaus

Na semana passada Davi Alcolumbre esteve cumprindo agenda em Manaus e teve contato direto com muitos políticos, entre eles o governador Wilson Lima, os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, os deputados federais Átila Lins, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, Marcelo Ramos, Sidney Leite e Silas Câmara, os deputados estaduais Josué Neto, Alessandra Campêlo, Dr. Gomes e o superintendente da Suframa, Cel Alfredo Menezes, além de secretários e jornalistas.

Suspeita

Alcolumbre acredita ter contraído a doença após ter se encontrado com ministros e parlamentares que integraram a comitiva do presidente Jair Bolsonaro em viagem aos Estados Unidos. Um dia antes da agenda no Amazonas.

Wilson Lima testa Covid-19

O governador do Amazonas, Wilson Lima, informou, por meio de nota oficial, nesta quarta-feira (18), que coletou amostras para fazer exame de novo coronavírus.

Wilson não apresentou nenhum sintoma da doença, mas por ter mantido agenda intensa de trabalho com o presidente do senado, Davi Alcolumbre, que testou positivo para o coronavírus, a vigilância epidemiológica recomendou que Wilson Lima fizesse o exame.

O governador ficará em isolamento até que saia o resultado do exame.

Novos testes

Os demais parlamentares e autoridades que também tiveram contato com Alcolumbre irão fazer o teste hoje.

Dos 11 parlamentares da bancada federal do Amazonas, apenas três não participaram da agenda, o senador Plínio Valério e os deputados federais Bosco Saraiva e José Ricardo.

Suspensão dos trabalhadores

Paulo Guedes avalia permitir a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos setores mais atingidos pela crise causada pelo coronavírus.

A medida visa evitar demissões em massa. A suspensão do contrato poderia valer por três ou quatro meses. Setores como aéreo, bares, restaurantes e cinemas seriam beneficiados com a medida.

Seguro

A intenção do governo é pagar o equivalente ao seguro desemprego durante a suspensão. Esse intermédio no contrato de trabalho dá um alívio às empresas durante a crise, além de garantir a manutenção de empregos.

A medida atingiria trabalhadores com carteira assinada.

Determinação

A Assembleia do Amazonas suspendeu, a partir desta quinta-feira (19) todas as atividades do Poder Legislativo por tempo indeterminado, em função do avanço do Covid-19.

A Mesa Diretora também determina que servidores efetivos e comissionados, deverão desempenhar suas funções fora das dependências da Assembleia, atuando nos processos virtuais pelo sistema Aleam Digital.

A Aleam foi o primeiro órgão público a suspender todas as atividades em seus prédios.

Combate ao coronavírus

Em suas redes sociais o deputado Josué Neto afirmou que cada deputado estadual tem direito a R$ 6 milhões de emendas parlamentares.

“Eu aceito destinar esse valor para tudo o que for prioridade no combate ao Corona Vírus e colaborar para salvar a vida de amazonenses.”, disse Josué.

Caso aja adesão de todos os 24 deputados estaduais será um incremento de R$ 144 milhões no combate ao Covid 19 no Amazonas.

Exemplo

Na Argentina e na Espanha, os principais jornais do país chegaram às bancas com a mesma capa, o slogan que está se espalhando pelos países hispânicos: “Este vírus lo paramos unidos” (na Argentina) e “Al vírus lo frenamos entre todos” (na Espanha). Traduzindo: “Juntos conseguiremos parar o vírus.”

O Direto ao Ponto compra a ideia. A imprensa tem a responsabilidade em auxiliar nas informações necessárias à prevenção da sociedade quanto a esse drama que todos nós estamos vivendo. Unidos vamos combater a disseminação desse vírus.

Deixe um comentário