Opinião | Covid 19 | Arthur denuncia Bolsonaro em corte internacional

Opinião | Covid 19 | Arthur denuncia Bolsonaro em corte internacional

Opinião | Covid 19 | Arthur denuncia Bolsonaro em corte internacional

Na tarde de ontem (10) após decretar luto oficial pelas 100 mil mortes de Covid-19 no Brasil, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) usou suas redes sociais para informar que irá entrar com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro.

⭕

Cortes Interamericana e de Haia

“A teimosia, desinformação e inconsequência de Bolsonaro são as principais culpadas pelas mais de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Estou representando contra ele nas Cortes Interamericana e de Haia”, disse Arthur ao salientar também que o general Pazuello, ministro interino da Saúde, fez autocrítica e que Bolsonaro deveria fazer o mesmo.

“Sem isolamento social não derrotaremos o Covid. Bolsonaro deveria fazer o mesmo. Passamos de 100 mil óbitos”.

⭕

Ranking de mortes

Documento elaborado pelo Palácio do Planalto e divulgado nesta segunda-feira (10), com dados do último sábado (8), traz em destaque os nomes de governadores e prefeitos das regiões com maior número de casos e óbitos por Covid-19.

Os dados se referem ao dia em que o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortes confirmadas pelo novo coronavírus. O documento, com nomes de desafetos do presidente Jair Bolsonaro, foi elaborado pela Secretaria de Governo da Presidência da República e distribuído a parlamentares da base aliada.

⭕

Topo

O relatório destaca os cinco estados que mais registraram casos e óbitos pela doença no sábado. O topo é ocupado por São Paulo, com 13.352 novos casos, identificado com o nome do governador João Doria (PSDB) ao lado.

⭕

Reação de parlamentares

No Congresso, a lista gerou reação negativa entre os parlamentares. Reservadamente, mesmo aliados de Bolsonaro disseram que o documento parece uma “manobra” do governo para retirar a responsabilidade federal das mortes causadas pela doença.

⭕

Manobra

O vice-líder do PL na Câmara, deputado federal Marcelo Ramos, criticou a tentativa de vincular as mortes e casos aos chefes locais.

“O número de 100 mil é muito forte, muito significativo, está repercutindo muito. Imagino que o governo tenha pesquisa do impacto negativo disso e esteja tentando criar uma narrativa de transferir a responsabilidade para os estados”, disse.

⭕

Vice outside

Conhecido por participar de maratonas, o também pré-candidato à prefeitura, David Almeida (Avante) tem corrido para buscar e ampliar seu arco de aliança. Hoje, David conta com o apoio do PTC, PMB e o PROS.

A dificuldade que David encontra para trazer outros partidos fez com que ele mudasse de estratégia e discurso.

Nos bastidores circula informação que ele tem buscado um vice outside, um tipo de executivo com conteúdo e bom trânsito no setor comercial e industrial.

⭕

Passado

E por falar em David, a recente entrevista à Revista Cenarium, intitulada “Adventista, pré-candidato a prefeito de Manaus diz que dispensa apoio da ‘esquerda”, anda dando o que falar.

O comentário chegou até o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Manaus, José Ricardo (PT) que fez o seguinte comentário em suas redes sociais:

“Ele não quer, sobra mais para mim”, afirmou o Zé Ricardo.

⭕

TBT

Ao ler o comentário de Zé Ricardo, uma seguidora comentou e lembrou que em 2018, David estava filiado ao PSB e foi candidato ao governo com o apoio do PT, mas que tomou um banho de água fria e não foi eleito.

O famoso cuspir no prato que comeu.

⭕

Autorizados

Ontem (10) a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) voltou a autorizar a presença de profissionais de imprensa no Plenário e liberou parcialmente a galeria do Plenário para a presença de público durante as Reuniões Plenárias Regimentais da ALE-AM.

Porém a entrada está condicionada a determinação e obrigatoriedade do uso de álcool em gel e do uso de máscara tanto pelos profissionais de imprensa, quanto pelo público presente na galeria durante as Reuniões.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário