Opinião | Covid 19 | Arthur denuncia Bolsonaro em corte internacional
Na tarde de ontem (10) após decretar luto oficial pelas 100 mil mortes de Covid-19 no Brasil, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB) usou suas redes sociais para informar que irá entrar com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro.
Cortes Interamericana e de Haia
“A teimosia, desinformação e inconsequência de Bolsonaro são as principais culpadas pelas mais de 100 mil mortes por Covid-19 no Brasil. Estou representando contra ele nas Cortes Interamericana e de Haia”, disse Arthur ao salientar também que o general Pazuello, ministro interino da Saúde, fez autocrítica e que Bolsonaro deveria fazer o mesmo.
“Sem isolamento social não derrotaremos o Covid. Bolsonaro deveria fazer o mesmo. Passamos de 100 mil óbitos”.
Ranking de mortes
Documento elaborado pelo Palácio do Planalto e divulgado nesta segunda-feira (10), com dados do último sábado (8), traz em destaque os nomes de governadores e prefeitos das regiões com maior número de casos e óbitos por Covid-19.
Os dados se referem ao dia em que o Brasil atingiu a marca de 100 mil mortes confirmadas pelo novo coronavírus. O documento, com nomes de desafetos do presidente Jair Bolsonaro, foi elaborado pela Secretaria de Governo da Presidência da República e distribuído a parlamentares da base aliada.
Topo
O relatório destaca os cinco estados que mais registraram casos e óbitos pela doença no sábado. O topo é ocupado por São Paulo, com 13.352 novos casos, identificado com o nome do governador João Doria (PSDB) ao lado.
Reação de parlamentares
No Congresso, a lista gerou reação negativa entre os parlamentares. Reservadamente, mesmo aliados de Bolsonaro disseram que o documento parece uma “manobra” do governo para retirar a responsabilidade federal das mortes causadas pela doença.
Manobra
O vice-líder do PL na Câmara, deputado federal Marcelo Ramos, criticou a tentativa de vincular as mortes e casos aos chefes locais.
“O número de 100 mil é muito forte, muito significativo, está repercutindo muito. Imagino que o governo tenha pesquisa do impacto negativo disso e esteja tentando criar uma narrativa de transferir a responsabilidade para os estados”, disse.
Vice outside
Conhecido por participar de maratonas, o também pré-candidato à prefeitura, David Almeida (Avante) tem corrido para buscar e ampliar seu arco de aliança. Hoje, David conta com o apoio do PTC, PMB e o PROS.
A dificuldade que David encontra para trazer outros partidos fez com que ele mudasse de estratégia e discurso.
Nos bastidores circula informação que ele tem buscado um vice outside, um tipo de executivo com conteúdo e bom trânsito no setor comercial e industrial.
Passado
E por falar em David, a recente entrevista à Revista Cenarium, intitulada “Adventista, pré-candidato a prefeito de Manaus diz que dispensa apoio da ‘esquerda”, anda dando o que falar.
O comentário chegou até o deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Manaus, José Ricardo (PT) que fez o seguinte comentário em suas redes sociais:
“Ele não quer, sobra mais para mim”, afirmou o Zé Ricardo.
TBT
Ao ler o comentário de Zé Ricardo, uma seguidora comentou e lembrou que em 2018, David estava filiado ao PSB e foi candidato ao governo com o apoio do PT, mas que tomou um banho de água fria e não foi eleito.
O famoso cuspir no prato que comeu.
Autorizados
Ontem (10) a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) voltou a autorizar a presença de profissionais de imprensa no Plenário e liberou parcialmente a galeria do Plenário para a presença de público durante as Reuniões Plenárias Regimentais da ALE-AM.
Porém a entrada está condicionada a determinação e obrigatoriedade do uso de álcool em gel e do uso de máscara tanto pelos profissionais de imprensa, quanto pelo público presente na galeria durante as Reuniões.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
WhatsApp: 92 98413-2214