Você está visualizando atualmente Opinião  | Covid-19 | Arthur: ‘Não tenho vocação nem para assassino nem para Herodes’

Opinião | Covid-19 | Arthur: ‘Não tenho vocação nem para assassino nem para Herodes’

Opinião | Covid-19 | Arthur: ‘Não tenho vocação nem para assassino nem para Herodes’

Em conversa com Datena, nesta terça-feira (25), o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) falou sobre a maneira como o Brasil lida com os seus problemas que, segundo ele, “dá a impressão de um país bobão” e ainda afirmou que não acredita na chamada “imunidade do rebanho” do coronavírus na capital amazonense. “Já há caso de reinfecção e ficamos brincando com isso”, exclamou Arthur.

⭕

‘Tão baixo’

Para Arthur, o Brasil nunca esteve tão baixo no seu conceito internacional, “tão baixo, tão medíocre” disse. “Está se tornando um país tolo, que não consegue resolver seus problemas”, criticou.

⭕

Aulas suspensas

Arthur falou sobre sua decisão de não reabrir as escolas municipais por agora e afirmou que as coisas estão sendo decididas com muita atenção e cautela por parte da prefeitura de Manaus. “Não tenho vocação nem para assassino nem para Herodes”, evidenciou.

⭕

Pandemia

O prefeito apontou preocupação com a situação da pandemia no Brasil. “Não creio em imunidade duradoura, vejo muita irresponsabilidade por parte dos brasileiros”, disse.

Além de destacar a possibilidade de, por não existir um conhecimento completo acerca do desenvolvimento do vírus, esse ser o “o século das endemias”.

⭕

Amazonas para o mundo

O prefeito também voltou a criticar o presidente, Jair Bolsonaro, por permitir garimpos em terras indígenas. Arthur defendeu a importância dos recursos naturais da Amazônia para mundo, mas através desenvolvimento sustentável.

⭕

Apoio a Biden

Arthur mostrou apoio a Biden na disputa contra a reeleição de Trump pela presidência dos Estados Unidos.

Sobrou até para o Bolsonaro: “O pior presidente da América do Sul é Bolsonaro e o pior presidente da América do Norte é o Trump, a quem ele tenta imitar. É uma pessoa despreparada e a eleição nos EUA vai mostrar isso” finalizou o prefeito.

⭕

Cota na campanha

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou ontem um texto polêmico: o dinheiro das campanhas eleitorais deve ser dividido proporcionalmente entre candidatos negros e brancos.

Já há uma regra voltada para o público feminino, lembra? A medida vale tanto para o financiamento de ações e materiais, quanto para o tempo de propaganda no rádio e TV.

⭕

Entenda

O pedido foi apresentado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ) e por representantes do movimento negro. A regra foi aprovada no plenário do TSE por seis votos a um.

⭕

Quando começa

A decisão não vale para campanha deste ano. Afinal, quase todo o cenário está formado. Mas as próximas eleições presidenciais e estaduais devem contar com a nova regra.

⭕

A ideia é que ela comece a valer em 2022

Se formos tomar como base o Amazonas, são poucos os políticos negros eleitos. Em Brasília, no Congresso Nacional, não há nenhum representante do estado que se enquadre neste perfil.

⭕

Vitória da ZFM

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu vitória para Zona Franca de Manaus (ZFM) em ação do governo do Amazonas contra o governo de São Paulo que questiona benefícios fiscais para a fabricação de tablets.

Ao ser indagado sobre o assunto pelo Direto ao Ponto, o senador Omar Aziz (PSD), lembrou que foi ele, enquanto governador, que determinou que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressasse com uma ação questionando a legislação do governo de São Paulo. E já em 2012, o STF concedeu uma liminar em favor do Amazonas.

⭕

Muito papo e pouca atitude

Ao ser questionado sobre a última declaração do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que essa semana afirmou que a reforma tributária não deve atingir Zona Franca de Manaus. Omar foi direto ao ponto e lembrou que desde o início do governo a Zona Franca de Manaus é atacada.

“Veja por exemplo do setor de concentrados. Em que o governo decidiu de forma unilateral sobre uma questão tributária que prejudicou a ZFM”, criticou Omar ao afirmar que sempre tem que ficar de olho nas ações do governo federal.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário