Opinião | Covid-19: Brasil ultrapassa 100 mil mortes e 3 milhões de casos
O Brasil chegou neste final de semana a mais de 100 mil vidas perdidas por Covid-19. O país já tem mais 3 milhões de infectados.
Registros
São Paulo é o estado que registra mais casos de infecções pelo novo coronavírus, com 627.126 pessoas afetadas.
Em seguida vem a Bahia (193.029), o Ceará (188.542), o Rio de Janeiro (178.850) e o Pará (167.642).
Amazonas
Segundo o Boletim Diário Covid-19 apresentado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), divulgado neste domingo (09), o Amazonas registra 106.950 casos confirmados.
Destes, 37.579 são de Manaus (35,14%) e 69.371 do interior do estado (64,86%).
Óbitos
Entre os pacientes em Manaus, há o registro de 2.051 óbitos confirmados em decorrência do novo coronavírus.
No interior, são 58 municípios com óbitos confirmados até o momento, em um total de 1.308.
Luto Oficial
Em suas redes sociais o deputado Fausto Jr. disse que solicitou que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) decrete luto oficial de 3 dias em solidariedade a todos os brasileiros afetados pela pandemia e às vítimas desta tragédia.
“Hoje é um dia de reflexão. Um dia que todos nós gostaríamos que fosse apenas um número. Mas, infelizmente são 100 mil vidas e histórias interrompidas pelo Coronavírus. Sem dúvida hoje é um dos momentos mais tristes da humanidade”, disse o parlamentar.
Trégua
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto publicou um vídeo no final de semana propondo o fim dos embates políticos com o Governador Wilson Lima e propôs a união dos poderes.
Apelo
Josué também aproveitou para fazer um apelou para que os deputados, em conjunto com o governador Wilson Lima, aprovem a nova lei do gás, que abre o mercado de gás natural e que vai gerar desenvolvimento econômico para o Amazonas.
Resposta
O governador disse que proposta da nova lei do gás está avançada e que nos próximos dias colocará em debate com todos os órgãos interessados.
Clima de harmonia
Wilson assistiu ao vídeo Josué, propondo uma trégua, e disse que, se depender dele, as relações do Executivo com o Legislativo voltarão ao clima de normalidade e harmonia, com diálogo aberto e amplo entre os dois poderes.
“Iniciativa positiva”
“De minha parte nunca houve ataques. Respeito a independência dos poderes e sempre busquei o entendimento para o bem do povo do Amazonas. A iniciativa do presidente Josué Neto é extremamente positiva e terá de minha parte sempre o respeito assim como tenho por todos os outros poderes e órgãos de controle”, disse o governador.
Delegacia de combate à corrupção
Sobre a decisão de Josué de colocar em votação o projeto de criação da delegacia especializada de combate à corrupção, o governador elogiou a iniciativa e destacou a importância desse instrumento para o combate à corrupção e para o Amazonas continuar recebendo recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
Empate técnico
A recente pesquisa divulgada pelo Portal Poder360 mostra o potencial de uma eventual candidatura do ex-ministro Sergio Moro.
Em um suposto segundo turno, Bolsonaro venceria qualquer candidato, exceto Moro. Os dois ficariam empatados, com 41% das intenções de voto cada. Outros 18% dos eleitores disseram não saber em quem votariam ou afirmaram que votariam branco ou nulo.
A recente onda de ataques à Lava Jato deu a Sergio Moro uma bandeira para se manter em evidência até as eleições de 2022.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
WhatsApp: 92 98413-2214