Você está visualizando atualmente Opinião | David já entregou quatro vezes mais ônibus novos que o ex-prefeito Arthur Virgílio em seu primeiro mandato

Opinião | David já entregou quatro vezes mais ônibus novos que o ex-prefeito Arthur Virgílio em seu primeiro mandato

Opinião | David já entregou quatro vezes mais ônibus novos que o ex-prefeito Arthur Virgílio em seu primeiro mandato

Em 4 anos de gestão, Arthur entregou 21 ônibus novos

Prefeito entrega 88 ônibus e anuncia renovação de 80% da frota

PROS vai para as mãos de Wilson Lima

Ex-vice-governador Henrique Oliveira lança pré-candidatura a deputado federal

Wilker Barretto pode perder comando do Podemos

Lula livre: STF anula as condenações do ex-presidente

A mobilidade urbana sempre foi um dos grandes desafios e dor de cabeça para muitos gestores que estiveram à frente da Prefeitura de Manaus, em especial o transporte coletivo.

Com muitas promessas e pouca ação, Manaus terminou o ano passado, na gestão do ex-prefeito Arthur Virgílio (oito anos), como uma das frotas mais velhas do Brasil.

Vale ressaltar que no primeiro mandato do ex-prefeito (2013 a 2016), não houve renovação da frota em seu primeiro ano de gestão. Apenas no segundo e terceiro ano (2014 e 2015), de maneira tímida, com apenas 21 ônibus novos entrando em circulação. Em 2016, mais uma vez não houve renovação.

⭕

Reclamações

Ônibus superlotados, em condições precárias de manutenção, passagens caras, horários imprevisíveis, frota antiga, áreas abandonadas pelo sistema. Essas são as principais reclamações dos passageiros dos ônibus de Manaus, que colecionam queixas sobre a falta de conforto e de segurança.

Esse é um dos grandes desafios da gestão David Almeida.

⭕

Renovação da frota

Ontem (15) o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou mais 42 ônibus novos para serem integrados ao sistema de transporte coletivo da cidade. No início da gestão, outros 46 ônibus já haviam sido entregues à população. O prefeito anunciou a renovação gradual da frota.

“Esse é o início de uma meta que nós vamos alcançar, de renovar cerca de 80% da frota de ônibus, até o final do mandato”, enfatizou o prefeito.

⭕

16 grandes obras

David também anunciou a realização de 16 novas obras estruturais nas principais vias da cidade para melhorar o trânsito, garantindo assim, maior fluidez para os motoristas e segurança para a população.

Entre as ações estão a construção de uma passagem de nível próxima à Arena da Amazônia, na avenida Constantino Nery, e o alargamento da avenida Djalma Batista, a partir do trecho da Universidade Paulista (Unip) até o terminal rodoviário.

⭕

Mais um partido

O governador Wilson Lima segue se movimentando para a reeleição de 2022.

Após anunciar um pacote de obras semana passada de R$ 1 bilhão para a capital e interior, Wilson traz mais um partido, o Pros, para a sua órbita e avança no tabuleiro eleitoral.

Ao todo já são quatro partidos diretamente ligados ao governador. O PSC, PTB, PRBT e o PROS.

Qual será a próximo partido?

⭕

Cabeção de volta

Quem assumiu o comando do PROS foi o dentista Mike Ezequias, amigo de Wilson Lima e ex-secretário AADES.

O partido já teve relevância no Amazonas, onde chegou a ter um deputado federal e um governador, José Melo.

O novo presidente, Doutor Mike, já adiantou até que uma das prioridades do partido em 2022 é eleger o ex-vice-governador Henrique Oliveira, para deputado federal.

⭕

Pernada

Cresce o medo do deputado estadual Wilker Barreto de perder o comando do Podemos.

Wilker, que prometeu à executiva nacional entregar um deputado federal em 2022, vê cada dia mais longe a sua meta.

O partido não tem nome de expressão para a disputa e pode ter dificuldade até na eleição para deputado estadual.

Para piorar, o nome de maior expressão do partido, o ex-governador Amazonino Mendes, está de malas prontas e na iminência de deixar o partido. Além de outros políticos mais graúdos de olho e já em tratativas para assumir o comando do Podemos no Amazonas.

⭕

Lula livre

Por 8 votos a favor e 3 contra, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato em Curitiba.

Uma vitória estratégica para o petista, que agora tem o caminho livre para disputar as eleições presidenciais de 2022.

⭕

Nota de Esclarecimento

O presidente do diretório estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no Amazonas, Dr. Mike, esclarece que a meta da legenda é ampliar o quadro de filiados para disputar acirradamente as eleições em 2022, com pretensão de conquistar cadeiras no parlamento estadual e na Câmara dos Deputados. Os nomes que receberão o apoio do partido ainda não foram definidos.

“Ainda é precoce indicar nomes do PROS, que disputarão o próximo pleito. Além do quadro atual, iremos iniciar um grande trabalho de prospecção de novos filiados para apresentar aos eleitores nomes preparados para concorrer com propostas coerentes e possíveis de serem operacionalizadas em benefício da população”, reiterou o presidente, Dr. Mike.

⭕

DIREITO DE RESPOSTA

Em seu primeiro ano como prefeito, Arthur Virgílio Neto entregou 141 novos ônibus e encerrou mandato com total de 354 novos veículos incorporados ao transporte coletivo

Sobre a matéria publicada pelo portal Direto ao Ponto News, nesta sexta-feira (16.4), com a manchete “David já entregou quatro vezes mais ônibus novos que o ex-prefeito Arthur Virgílio em seu primeiro mandato”, a assessoria do ex-prefeito esclarece que somente em 2013 – primeiro ano da gestão Arthur Neto – foram entregues 141 novos ônibus. Ao longo de 8 anos à frente da Prefeitura de Manaus, Arthur entregou 354 novos veículos ao sistema de transporte coletivo da capital.

Também é importante destacar que os 88 ônibus novos entregues pela atual gestão fazem parte da renovação iniciada por Arthur Virgílio Neto, por meio da intervenção financeira imposta ao sistema e que, entre outras metas, estabeleceu a renovação de 300 veículos – 183 entregues por Arthur.

“Nesta quinta concluo minha gestão e eu lutei até o final para que tivéssemos ônibus novos e ainda deixando um compromisso que vai beneficiar o próximo prefeito, que é de completar a entrega de 300 ônibus logo no início do ano, ou seja, mais 117 veículos. Esses ônibus vão servir ao meu governo? Não! Mas vão servir ao povo de Manaus”, disse o ex-prefeito Arthur Neto, no dia 30 de dezembro do ano passado, ao entregar os últimos 71 novos ônibus de seu mandato.

⭕

Posicionamento Direto ao Ponto

O Direto ao Ponto baseou a sua coluna de opinião no levantamento apresentado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), que em 2017, apresentou um balanço em que aponta que apenas 21 ônibus foram emplacados durante os 4 anos de gestão do primeiro mandato do ex-prefeito Arthur Virgílio Neto (2013 a 2016).

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário