Opinião | De olho nas eleições de 2020, Congresso e Aleam retornam os trabalhos

Opinião | De olho nas eleições de 2020, Congresso e Aleam retornam os trabalhos

Opinião | De olho nas eleições de 2020, Congresso e Aleam retornam os trabalhos

Anúncios

Que comecem os trabalhos. Depois do período de recesso, o Legislativo retoma suas atividades.

No Congresso Nacional, onde foi lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020, o ano deve ser marcado pela aprovação das reformas administrativa e tributária. Espera-se também o aval dos parlamentares à PEC da prisão em segunda instância.

Poucos parlamentares presentes

A maioria das cadeiras no plenário da Câmara, onde a sessão ocorreu, estava desocupada. Dos 11 parlamentares da bancada do amazonas, apenas cinco estavam presentes no primeiro dia de retorno dos trabalhos. Os senadores Eduardo Braga e Plínio Valério e os deputados federais Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo e Marcelo Ramos.

Fake news

Chamou a atenção do Direto ao Ponto uma publicação nas redes sociais do deputado federal Bosco Saraiva.

“Hoje retomo os trabalhos em defesa ao nosso querido Estado e pelos direitos do nosso povo! O Amazonas tem voz no Congresso!”, dizia a publicação de Bosco Saraiva com direito a marcação do localizador “Câmara dos Deputados”.

Túnel do tempo

O problema é que ninguém viu o parlamentar em Brasília. Além disso, coincidentemente, a mesma foto que o deputado utilizou para registrar sua presença no Congresso, aparece em uma publicação do dia 16 de dezembro de 2019.

Esse já começou o ano com o pé esquerdo.

Casa cheia

Diferente do Congresso, a expectativa do retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que retoma os trabalhos nesta terça-feira (4), é de casa cheia.

Entre as atividades previstas para o dia está a leitura da mensagem governamental, pelo Governador Wilson Lima. Estarão presentes os deputados estaduais, representantes do Governo e demais autoridades do Estado.

Esticadinha

Já na Câmara Municipal de Manaus, o retorno dos trabalhos dos 41 vereadores está confirmado para o próximo dia 10 de fevereiro.

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, mesmo recém operado do joelho, confirmou presença para a leitura da mensagem anual do executivo municipal.

Expectativa

Mas o que vai ser deste ano nas Casas Legislativas? Este ano terá eleição municipal. Os vereadores estarão focados nas suas reeleições.

Os deputados e senadores precisam eleger prefeitos e vereadores que os ajudem nas eleições de 2022. Ou seja, eles estão preocupados em plantar neste ano para colher sua sobrevivência política daqui a dois anos.

Com isso, o ano deve ser curto, com todo o legislativo votando tudo o que puderem até maio. Depois, só se for uma emergência. O foco da turma será todo na eleição.

Pré-candidatos

Entre os parlamentares que já declararam o desejo de disputar a prefeitura de Manaus, temos os deputados federais Bosco Saraiva, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, José Ricardo, Sidney Leite e Silas Câmara. Os deputados estaduais Felipe Souza, Josué Neto, Fausto Júnior, Roberto Cidade, Serafim, Sinésio Campos e Wilker Barreto. Os vereadores Chico Preto e Hiram Nicolau.

É muito cacique pra pouco índio. Pelo menos 2/3 desses nomes não irão conseguir se viabilizar.

Denúncia

A cidade de Tefé vem enfrentando um racionamento de energia há quase cinco dias, conforme denunciou o deputado estadual Carlinhos Bessa. Em suas redes sociais, o parlamentar cobrou da Amazonas Energia que fosse estabilizado o fornecimento de energia elétrica do município.

Não é a primeira vez

Não é a primeira vez que municípios do Amazonas sofrem com racionamento de energia ou problemas no fornecimento de energia elétrica. Em julho do ano passado, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão sofreram com um longo período de interrupção na energia elétrica por conta do rompimento de um cabo subaquático da Amazonas Energia.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário