Opinião | De olho nas eleições de 2020, Congresso e Aleam retornam os trabalhos
Que comecem os trabalhos. Depois do período de recesso, o Legislativo retoma suas atividades.
No Congresso Nacional, onde foi lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020, o ano deve ser marcado pela aprovação das reformas administrativa e tributária. Espera-se também o aval dos parlamentares à PEC da prisão em segunda instância.
⭕
Poucos parlamentares presentes
A maioria das cadeiras no plenário da Câmara, onde a sessão ocorreu, estava desocupada. Dos 11 parlamentares da bancada do amazonas, apenas cinco estavam presentes no primeiro dia de retorno dos trabalhos. Os senadores Eduardo Braga e Plínio Valério e os deputados federais Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo e Marcelo Ramos.
⭕
Fake news
Chamou a atenção do Direto ao Ponto uma publicação nas redes sociais do deputado federal Bosco Saraiva.
“Hoje retomo os trabalhos em defesa ao nosso querido Estado e pelos direitos do nosso povo! O Amazonas tem voz no Congresso!”, dizia a publicação de Bosco Saraiva com direito a marcação do localizador “Câmara dos Deputados”.
⭕
Túnel do tempo
O problema é que ninguém viu o parlamentar em Brasília. Além disso, coincidentemente, a mesma foto que o deputado utilizou para registrar sua presença no Congresso, aparece em uma publicação do dia 16 de dezembro de 2019.
Esse já começou o ano com o pé esquerdo.
⭕
Casa cheia
Diferente do Congresso, a expectativa do retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que retoma os trabalhos nesta terça-feira (4), é de casa cheia.
Entre as atividades previstas para o dia está a leitura da mensagem governamental, pelo Governador Wilson Lima. Estarão presentes os deputados estaduais, representantes do Governo e demais autoridades do Estado.
⭕
Esticadinha
Já na Câmara Municipal de Manaus, o retorno dos trabalhos dos 41 vereadores está confirmado para o próximo dia 10 de fevereiro.
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, mesmo recém operado do joelho, confirmou presença para a leitura da mensagem anual do executivo municipal.
⭕
Expectativa
Mas o que vai ser deste ano nas Casas Legislativas? Este ano terá eleição municipal. Os vereadores estarão focados nas suas reeleições.
Os deputados e senadores precisam eleger prefeitos e vereadores que os ajudem nas eleições de 2022. Ou seja, eles estão preocupados em plantar neste ano para colher sua sobrevivência política daqui a dois anos.
Com isso, o ano deve ser curto, com todo o legislativo votando tudo o que puderem até maio. Depois, só se for uma emergência. O foco da turma será todo na eleição.
⭕
Pré-candidatos
Entre os parlamentares que já declararam o desejo de disputar a prefeitura de Manaus, temos os deputados federais Bosco Saraiva, Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, José Ricardo, Sidney Leite e Silas Câmara. Os deputados estaduais Felipe Souza, Josué Neto, Fausto Júnior, Roberto Cidade, Serafim, Sinésio Campos e Wilker Barreto. Os vereadores Chico Preto e Hiram Nicolau.
É muito cacique pra pouco índio. Pelo menos 2/3 desses nomes não irão conseguir se viabilizar.
⭕
Denúncia
A cidade de Tefé vem enfrentando um racionamento de energia há quase cinco dias, conforme denunciou o deputado estadual Carlinhos Bessa. Em suas redes sociais, o parlamentar cobrou da Amazonas Energia que fosse estabilizado o fornecimento de energia elétrica do município.
⭕
Não é a primeira vez
Não é a primeira vez que municípios do Amazonas sofrem com racionamento de energia ou problemas no fornecimento de energia elétrica. Em julho do ano passado, Iranduba, Manacapuru e Novo Airão sofreram com um longo período de interrupção na energia elétrica por conta do rompimento de um cabo subaquático da Amazonas Energia.
Siga a Direto ao Ponto:
Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1
Instagram: @diretoaopontonews
Twitter: @diretoaoponto1_
Fale com a gente:
WhatsApp: 92 98413-2214
WhatsApp: 92 99382-4598