Você está visualizando atualmente Opinião | Diplomação dos Eleitos

Opinião | Diplomação dos Eleitos

Nesta segunda-feira (17), às 16h, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM) realizará a sessão solene de diplomação do Governador e Vice, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, eleitos nas eleições desse ano.

Na ocasião, o Presidente do TRE-AM, Desembargador João Simões, entregará os respectivos diplomas eleitorais, documentos que os habilitarão a tomar posse para exercer os mandatos para os quais foram eleitos pelo voto da população amazonense.

A presença dos políticos não é obrigatória podendo mandar um representante. A grande expectativa se dá pela presença do deputado estadual eleito Saullo Vianna, que foi solto na última semana, e que poderá participar, se assim desejar, da diplomação.

Derrotado nas urnas, Amazonino Mendes luta para manter influência”

A Veja publicou na Coluna Radar nota em que cita uma suposta manobra do governador Amazonino Mendes para continuar no poder.

Amazonino tenta emplacar seu braço direito, atual secretário-executivo da Fazenda, Ricardo Castro, na Secretaria de Fazenda do governo de Wilson Lima.

Para algumas pessoas a nota foi plantada com segundas intenções, para outras o plano é verdadeiro. De qualquer forma depois dessa repercussão negativa as chances diminuíram para Ricardo Castro.

A despedida

Essa semana parlamentares que não se reelegeram se revezam nas tribunas da Assembleia Legislativa do Amazonas, da Câmara e Senado para discursos de despedida.

Deputados estaduais

Os deputados estaduais que não se reelegeram são: Wanderley Dallas (SD), Platiny Soares (PSB), Mario Bastos (PSD), Vicente Lopes (PV)  e Sabá Reis (PR).

O deputado Orlando Cidade (PV) e Francisco Souza (Pode) disputaram os cargos de deputado federal e não foram eleitos.

O deputado Luiz Castro (REDE) disputou o Senado, mas acabou perdendo para Eduardo Braga (MDB), por uma diferença de mais de 25 mil votos e não foi eleito. Mas ganhou a Secretaria de Educação do governo Wilson Lima.

O deputado David Almeida (PSB), disputou o cargo de governador e ficou em terceiro colocado na votação.

Câmara Federal e Senado

Os deputados federais que não se reelegeram são: Pauderney Avelino (DEM), Conceição Sampaio (PSDB) e Gedeão Amorim (MDB).

O deputado Arthur Bisneto (PSDB) era candidato a vice-governador e não foi eleito. Ele estava na chapa de Omar Aziz (PSD).

Os deputados Alfredo Nascimento (PR) e Hissa Abrahão (PDT) disputaram as duas vagas do Amazonas no Senado mas não se elegeram.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) também ficou sem mandato. Ela tentou a reeleição mas não obteve êxito.

⭕ 

Jabutis na pauta

A última semana de atividades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promete ser tensa e movimentada, não somente pela votação da Lei Orçamentária 2019, mas sobretudo de alguns projetos polêmicos que chegaram à casa na sexta-feira (14).

Tensão

Pelo menos três projetos deverão tirar a “serenidade” dos nobres deputados: dois são oriundos do Ministério Público do Estado (MPE), em que solicitam o reajuste dos membros do órgão ministerial e dos servidores da casa.

O outro é do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que encaminhou matéria de lei sobre um Plano de Cargos e Carreiras da instituição.

 ⭕

Espertinhos

Já tem deputado questionando a astúcia de ambos os órgãos, que se aproveitaram da proximidade do recesso legislativo para enviar projetos de lei que, em outra situação, teriam que ser amplamente discutidos com todas as partes, já que se tratam de matéria financeira.

Se todos esses projetos forem aprovados, o impacto no Orçamento 2019 deverá ser bem grande.

Resta saber se os deputados vão se rebelar e empurrar essas votações para 2019.

⭕ 

Definidos nomes para a Política Fundiária, SNPH, Jucea e Cetam

Mais quatro nomes foram escolhidos hoje pelo governador eleito do Amazonas, Wilson Lima, para integrar a equipe de governo.

Joésia Pacheco vai para o Cetam; Jorge de Almeida Barroso vai para a SNPH; Enio Ferrarini vai para a Jucea, Keit Maciel vai para a secretaria estadual de Política Fundiária.

“Minhas decisões seguem tendo como base o critério técnico, portanto acredito que teremos uma equipe eficiente para executar com competência suas funções”, disse Wilson Lima.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário