You are currently viewing Opinião | Direto ao Ponto com Pauderney Avelino

Opinião | Direto ao Ponto com Pauderney Avelino

Opinião | Direto ao Ponto com Pauderney Avelino

Hoje o Direto ao Ponto traz a entrevista com o ex-deputado Pauderney Avelino. Recentemente, o político assumiu a representação do Amazonas em São Paulo. O cargo tem status de secretário de Estado e a expectativa é que ele atue na captação de parceiros e investidores para a Zona Franca de Manaus.

Anúncios

Pauderney teve vários mandatos na Câmara dos Deputados e foi líder do Democratas na casa.

Expectativa

O novo integrante do governo Wilson Lima diz que aceitou o desafio para poder ajudar o Amazonas.

Apesar de representar o estado em São Paulo, Pauderney deve atuar bastante em Brasília fazendo uma ponte política com o Governo federal, com a bancada amazonense e com investidores.

Zona Franca de Manaus

Um dos principais desafios deve ser contornar os ataques constantes à Zona Franca de Manaus. Pauderney lembrou que o Conselho da Receita Federal entrou na Justiça este mês questionando incentivos previstos na lei que beneficiam o modelo.

Ele explica que a ZFM é importante e pode ser expandida. Recentemente o político estava na China na intenção de trazer um novo polo para o estado. “Estamos alinhando um pouquinho polo de componentes para carros”, acrescentou.

Causos de Brasília

Pauderney está acostumado com a vida em Brasília. Os mandatos como deputado federal lhe reservaram algumas histórias. Em 1992, ele conta que estava no segundo ano do mandato quando foi eleito presidente da comissão de Relações Exteriores.

O ex-deputado federal fala que recebeu o cargo de Ulisses Guimarães que na época, como político experiente, se colocou à disposição dele. “Hoje, eu estou na condição de experiente e me colocando à disposição para ajudar”, complementou.

Eleições 2020

Com as eleições municipais batendo a porta, o tema também foi pauta de um questionamento. O político disse que seu partido vai ter candidato.

Quando perguntado se essa pessoa era ele, Pauderney afirmou que o vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta é quem deve representar a sigla na Capital do Estado.

Desobedientes

Na última semana o Direto ao Ponto falou aqui sobre as cobranças por parte de alguns vereadores na CMM em relação a falta de Carretas da Mulher, para que a população feminina consiga fazer seus exames de rotina gratuitamente. Na terça-feira (29), o vice-líder da prefeitura na Casa, vereador Gilvandro Mota (PTC), disse que as mulheres deixam de fazer seus exames por vontade própria, porque não querem.

Fatos contrários

Há exatamente um ano as Unidades Móveis foram suspensas pela prefeitura, agravando o diagnóstico precoce de câncer de mama e uterino. Principalmente no mês de outubro, quando se intensifica a Campanha do Outubro Rosa, dificultando o acesso a exames médicos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as Carretas foram suspensas por questões contratuais.

Repercussão

Entre as centenas de comentários negativos e questionamentos nas redes socais sobre o fala do vereador, dois chamaram a atenção.

Se familiares do vereador também se consultam na carreta da mulher? E se ele acha que a população não anda de ônibus novo porque não quer?

Com a palavra o vereador Gilvandro…

Índice só aumenta

Dados do Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM), mostram que de 2014 a 2019 cerca de 23 mulheres morreram por mês em razão do câncer de útero, que é 100% curável se descoberto precocemente. O que coloca o estado no topo do ranking de casos da doença no Brasil. E o câncer de mama, também segundo a FVS-AM, de janeiro a junho deste ano já matou cerca de 70 mulheres, 54 só em Manaus.

Dados esses que poderiam ser evitados caso houvesse ações de prevenção e disponibilidade suficiente de Carretas para atender a demanda de mulheres que precisam realizar seus exames de rotina.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário