Você está visualizando atualmente Opinião | Eleições 2020 | Ataques e fake news

Opinião | Eleições 2020 | Ataques e fake news

Opinião | Eleições 2020 | Ataques e fake news

Com a proximidade das eleições e faltando 43 dias para o início das convenções partidária (formação de chapa) e as definições sobre coligações, que vão de 31 de agosto a 16 de setembro, os pré-candidatos já estão partindo para o ataque, ou para o “tudo ou nada”.

O exemplo foi visto recentemente quando David Almeida (Avante) alfinetou Amazonino Mendes (Podemos) afirmando que o seu tempo já passou e que Manaus precisa de um prefeito presente.

⭕

Disputa

Em recente entrevista, Almeida afirmou ao portal Amazonas Atual, que o ex-governador Amazonino possui limitações de saúde que o impediriam de estar junto à população.

David comparou Amazonino a um jogador que foi bom no passado, mas que hoje não tem mais condições de resolver os problemas da seleção de seu país.

“Aqueles que querem votar no Amazonino achando que pode resolver os problemas de Manaus é a mesma coisa que você chamar o Pelé para entrar em campo e resolver os problemas da Seleção do Tite. A questão física, a idade, ela limita. Isso é natural para todo ser humano”, disse.

⭕

Desgaste

Almeida disse que o ex-governador não é o mesmo gestor que a população se lembra. “Ele nem de longe lembra o gestor do passado. É isso que eu quero que as pessoas possam entender. Na última gestão dele à frente da Prefeitura, ele não conseguiu se credenciar para sua própria reeleição, dado o seu desgaste e a sua condição naquele momento. Passados oito anos, aumentou a idade, aumentaram os problemas”, afirma.

⭕

Troco

Dias depois, em um vídeo divulgado em suas redes sociais, Amazonino rebateu, sem citar nome, o ex-presidente da Assembleia Legislativa, David Almeida, ao falar do período de um ano e três meses em que ficou no governo após vencer a eleição suplementar de 2017.

⭕

“Negão ainda dá um caldo”

Amazonino começa o vídeo destacando: “Muita gente pergunta por aí, e é natural, como é que tá o negão? Ele tá bem? Como tá saúde dele?”

E ele mesmo responde: “Olha minha gente, o negão ainda dá um caldo, cá entre nós”.

⭕

Luta contra a oposição

“Lutei contra muita coisa. Dissensões internas, uma Assembleia que me fazia uma oposição terrível. Quer saber a verdade? Porque eu fui para o governo com essa experiência e afastando todo tipo de molecagem. Não queria conversa com moleque. Resultado: a Assembleia nos perseguiu”, disse.

Há época o presidente da Aleam, era o ex-deputado David Almeida.

⭕

Disparou

Em tom de discurso eleitoral, Amazonino

Disparou: “É como eu sempre digo. Soberano é o povo. Ai do político que não sabe disso. Nós temos patrão. Nosso patrão é você.”

⭕

Fake News

Outra arma que começa a ganhar força é a da contrainformação.

As falsas notícias, muitas vezes usadas como arma de fake news e agitação política, serão cada vez mais utilizadas durante a pré-campanha e a campanha eleitoral.

⭕

Auxílio Emergencial

Os deputados federais Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, Sidney Leite e Silas Câmara, todos da base do governo Bolsonaro, se tornaram alvos de notícias falsas no final de semana quando alguns sites de esquerda começaram a propagar a notícia inverídica de que os deputados teriam votado contra a prorrogação do auxílio emergencial.

⭕

Câmara se posiciona

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em suas redes sociais, também acusado de votar contra o auxílio emergencial, assim como Eduardo Bosonaro, Carla Zambelli, Sargento Fahur, e centenas de deputados, desmentiu a informação.

⭕

Fatos

“Peço a atenção de todos. Circula nas redes a informação de que deputados votaram contra a prorrogação do auxílio emergencial. Isso é mentira! Entenda: a Câmara aprovou o auxílio emergencial de 600 reais, inicialmente por 3 meses. O projeto virou lei e permite que o governo federal prorrogue o pagamento dos 600 reais enquanto durar a pandemia. TODOS os deputados e deputadas votaram a favor do auxílio emergencial e aprovaram este projeto em tempo recorde, inclusive o trecho que permite ao governo estender a ajuda enquanto durar a pandemia. Esses são os fatos. O resto é fakenews covarde.”

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Deixe um comentário