Opinião | Eleições 2020 | Considerando a margem de erro do IBOPE: Feliz Natal e um próspero ano novo

Opinião | Eleições 2020 | Considerando a margem de erro do IBOPE: Feliz Natal e um próspero ano novo

Opinião | Eleições 2020 | Considerando a margem de erro do IBOPE: Feliz Natal e um próspero Ano Novo

Ontem (14) o Ibope divulgou a sua pesquisa eleitoral, encomendada pela Rede Amazônica de televisão, sobre a eleição para a prefeitura de Manaus.

Anúncios

Os números chamaram atenção no meio político por sua metodologia e diferenças significativas em relação a todos os demais institutos e números divulgados até o presente momento.

⭕

Ironia

É claro que na coluna do Direto ao Ponto de hoje, teremos algumas notas de ironia. “Ah, quando o cara não gosta do resultado, sempre desconfia…” Ok, dirão alguns leitores e justificarão outros candidatos e partidários.

Mas como parte do nosso compromisso, te convido a analisar, de maneira muito transparente, digamos que um pouco da minha desconfiança em relação à pesquisa Ibope.

⭕

Pesquisa Ibope

Segundo a Pesquisa Ibope:

Amazonino Mendes (Podemos) lidera com 25% das intenções de voto. Em segundo, David Almeida (Avante) com 13% e em terceiro, Ricardo Nicolau (PSD) com 11%.

Seguidos de Zé Ricardo (PT) com 10%, Capitão Alberto Neto (Republicanos) com 7% e Coronel Menezes (Patriota) com 6%.

Alfredo Nascimento (PL) com 3%, Chico Preto (DC) com 3%, Romero Reis (Novo) com 2% e Marcelo Amil (PC do B) com 1%.

Branco e nulos com 16% e 3% não sabe ou não responderam.

O nome do candidato Gilberto Vasconcelos (PSTU) não foi citado pelos entrevistados.

⭕

Fora da realidade

Os números apresentados pelo Ibope destoam de todas as pesquisas apresentadas até o presente momento por institutos como o Direto ao Ponto/IPEN, Action, Pontual, DMP/Tiradentes, Perspectiva, entre outros.

Vale lembrar que nas últimas eleições o Ibope vem errando sistematicamente por todo o Brasil e foi alvo de diversas denúncias por supostamente adulterar resultados de pesquisas.

Sem um fato político relevante, com uma campanha fria nas ruas e ainda sem tempo de maturação dos programas eleitorais da rádio e TV, é de se estranhar uma mudança drástica no cenário eleitoral que justifique um movimento em massa de um eleitorado que, em sua maioria, ainda está indeciso e indiferente ao processo eleitoral.

⭕

‘Duvidoso’

Ao Direto ao Ponto, o professor Afrânio Soares, da Action Pesquisas, se surpreendeu com o resultado da pesquisa Ibope, o qual classificou como diferente do que tem visto nas suas pesquisas e no mínimo duvidoso.

Afrânio lembrou que a pesquisa foi feita por telefone com uma amostra muito pequena, com pouco mais de 500 pessoas, e possivelmente com um banco de dados de telefone de Manaus, que não conseguiu captar a realidade do cenário atual.

⭕

‘Fantasioso’

O pesquisador e diretor do Instituto Pontual, Eric Barbosa, classificou como fantasioso o resultado da pesquisa Ibope.

De acordo com Eric, os números são inexistentes para a cidade de Manaus.

“Nós pesquisadores que trabalhamos com os números de intenção de voto na corrida pela Prefeitura de Manaus precisamos falar a verdade. E o que o Ibope publicou, hoje, são números fantasiosos”

⭕

Desconfiança

Ronaldo Tiradentes da DMP/Tiradentes e o Professor João Alves do IPEN, também viram com desconfiança a pesquisa do Ibope. Os números destoam muito das últimas pesquisas publicadas pelos dois institutos de pesquisa.

⭕

Direto ao Ponto

Indo direto ao ponto nos números que causaram esse alvoroço no meio político segue a análise do Direto ao Ponto, baseada nos institutos acima citados e na última pesquisa do Direto ao Ponto/IPEN feita na semana passada. Porque a verdade deve ser dita, doa a quem doer.

Amazonino está acima dos 30% das intenções de voto.

David Almeida vem desidratando e corre um grande risco de não ir para o segundo turno.

Ricardo Nicolau e Coronel Alfredo Menezes não tem mais que 4% das intenções de voto.

Com 55% do eleitor de Manaus ainda indeciso em relação ao voto, o cenário segue aberto e indefinido.

Covid-19, Bolsonaro, Lula, Polícia Federal, programa eleitoral, são exemplos de variáveis que podem impactar e alterar o cenário político nas próximas semanas.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

Este post tem um comentário

  1. Ângela

    Temos que eleger quem seja contra o crime, contra o roubo, contra A doença, contra a ignorância e à favor do conhecimento.
    Por isso, penso em escolher o Capitão Alberto porque ele acredita nisso. Ele fará o que acredita

Deixe um comentário