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Opinião | Eleições 2020 | Considerando a margem de erro, Feliz Natal

Opinião | Eleições 2020 | Considerando a margem de erro, Feliz Natal

Brincadeiras assim se espalharam pelas redes sociais na última eleição. A razão foram as divergências entre os resultados de pesquisas eleitorais e das eleições reais.

Fora o prejuízo à imagem de respeitados institutos de pesquisa, e de novos que estão surgindo, as piadas revelam um cenário preocupante e que pode voltar a acontecer.

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Ferramenta de decisão

Pesquisas eleitorais servem de ferramenta de decisão para eleitores, partidos e candidatos. É comum que o cidadão use os números para tomar decisões cruciais – escolher entre voto útil e voto de princípios, ou escolher, entre dois candidatos que aparece com maior chance de bater um terceiro.

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Nova pesquisa

Na última segunda-feira (05), a equipe de comunicação do candidato à prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), disparou uma pesquisa de um novo Instituto de Pesquisa chamado Eficaz, a qual mostra que o candidato cresceu e diminuiu a distância para Amazonino Mendes, que lidera em mais uma pesquisa a disputa pela prefeitura de Manaus com 29,1% das intenções de voto.

De acordo com o estudo, David cresceu 4% nas intenções.

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Estranho

A Eficaz entrou no mercado há pouco mais de um mês, no dia 4 de setembro de 2020. Causou estranheza na imprensa que a própria assessoria de comunicação de David Almeida, tenha disparado amplamente o release sobre a pesquisa da Eficaz, que também não possui outros trabalhos registrados.

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Morro da Liberdade

De acordo com pesquisa feita pelo Direto ao Ponto, a empresa com o CNPJ 38.346.323/0001-04 possui sede no mesmo bairro onde David mantém um dos seus principais comitês de campanha, o bairro Morro da Liberdade.

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Duvidoso

Os números da Eficaz que mostram um “crescimento” do candidato, com comparações distorcidas, com números de outros institutos, que usam metodologias diferentes, é no mínimo duvidoso.

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Sarafa vs Negão

Em 2004, Serafim Corrêa derrotou Amazonino Mendes, que há décadas não perdia uma eleição no Amazonas.

Naquele ano alguns institutos de pesquisas davam a vitória de Amazonino como certa, mesmo diante da disputa acirrada na capital amazonense. No fim das contas, Serafim teve 51,68% dos votos válidos, contra 48,32% de Amazonino.

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Omar vs Alfredo

Em 2010, Omar Aziz derrotou Alfredo Nascimento para Governo do Amazonas. Na época as pesquisas apontavam que Alfredo venceria no primeiro turno.

Entretanto, Omar derrotou Alfredo no primeiro turno com 63% dos votos.

Na mesma eleição contrariando as pesquisas, Vanessa Grazziotin derrotou Arthur Virgílio para o Senado com uma diferença de pouco mais de 27 mil votos.

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Melo vs Braga

Em 2014, José Melo derrotou Eduardo Braga para Governo do Amazonas. Na época cinco institutos de pesquisa no Amazonas apontavam como certa a vitória de Braga, dois deles afirmavam que a vitória seria no primeiro turno. Um teve até que mudar de nome para se reinserir no mercado.

Com 100% das urnas apuradas no segundo turno, Melo obteve 55,54% dos votos válidos contra 44,46% de Braga.

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Efeito Bolsonaro

Em 2018, Wilson Lima derrotou Amazonino Mendes que era apontado como favorito nas intenções de voto. Assim como Bolsonaro derrotou Dilma Rousseff, favorita nas pesquisas de intenção de voto de alguns institutos. Uma eleição marcada por uma onda de renovação que trouxe mudanças em todo o país.

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Atenção

É importante o leitor ficar atento às mudanças e gravar os nomes e o histórico dos institutos de pesquisa. Mudanças drásticas devem surgir no decorrer do processo eleitoral até o fim do primeiro turno. E quem se diz mago ou bruxo, tende a inventar desculpas, as mesmas desculpas de sempre, para justificar as mudanças de cenário.

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Momento

A pesquisa é uma fotografia do momento. Quando se tem uma série, aí se tem o filme. Ao trazer o entrevistado para a simulação ‘caso a eleição fosse hoje’, a gente aproxima mais do ato do voto. Mas os resultados não podem ser projetados para o futuro.

Muitas vezes ocorrem leves modificações dentro do cenário. Mas, feitas de forma idônea são uma ferramenta muito útil para entender tendências.

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