Opinião | Eleições 2020: O desafio da direita no Amazonas

Opinião | Eleições 2020: O desafio da direita no Amazonas

Opinião | Eleições 2020: O desafio da direita no Amazonas

As eleições municipais de 2020, programadas para ocorrer em outubro, servirão também como uma espécie de prova dos nove para partidos alinhados com a direita que tiveram um desempenho muito acima da média no pleito de 2018.

Resta saber, agora, se os partidos com viés conservador conseguirão manter o fôlego dois anos depois do fenômeno Bolsonaro.

Discurso

Pra quem acha que, apenas, o discurso ideológico, que marcou as últimas eleições, vai funcionar nessa eleição, está muito enganado.

A trajetória política, coerência e as discussões sobre os problemas específicos, sempre apontando soluções possíveis, farão a diferença.

Não podemos esquecer que o fator coronavírus também poderá pesar nessa balança.

Direita dividida

A divisão da direita em Manaus pode dificultar a entrada de um nome mais alinhado com Bolsonaro no segundo turno.

Hoje no Amazonas temos declarado cinco pré-candidatos à prefeitura de Manaus de direita/centro-direita, são eles: Capitão Alberto Neto, Chico Preto, Felipe Souza, Josué Neto e Romero Reis.

A soma dos resultados dos cinco, nas últimas pesquisas, dá uma média de 12% das intenções de voto.

Outros nomes que não devem ser candidatos, mas que podem somar são: Deputado federal Delegado Pablo, o deputado estadual Delegado Pericles e o superintendente da Suframa Alfredo Menezes.

Mais chances

Uma frente de direita unida, em torno de um nome, teria mais chance de entrar na disputa empatada tecnicamente com David Almeida, segundo colocado nas intenções de voto.

Amazonino e David vêm polarizando as intenções de voto desde o ano passado.

Um desafio difícil, até porque, orgulho, ego e vaidade não escolhem partidos e nem ideologia.

Convite

Josué Neto, pré-candidato à prefeitura de Manaus pelo PRTB, em live nas redes sociais, na tarde ontem, fez o aceno para a construção de uma frente unida da direita de Manaus e do Amazonas, para que possam caminhar juntos.

Foram citados nominalmente os deputados estaduais Delegado Pericles (sem partido) e Felipe Souza (Patriotas), o deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos), o vereador Chico Preto (DC) e o empresário Romero Reis (Novo).

Arco de Aliança

“O PRTB está aberto para fazer possíveis composições majoritárias e com vontade de fazer o maior arco de aliança que a direta de Manaus já teve.”, afirmou Josué.

Nova Filiação

Josué, que ontem assumiu o diretório estadual do PRTB, anunciou que o superintendente da Suframa, Coronel Alfredo Menezes, será um dos novos filiados ao partido.

Protagonista

Ao ser perguntado pelo Direto ao Ponto, qual a sensação de, pela primeira vez, participar e conduzir o processo como protagonista, Josué foi direto e comentou que a sensação é de estar no melhor momento da sua carreira pública.

“Fui vereador por dois anos e estou há 12 anos com mandato de deputado estadual. Fui eleito presidente da Assembleia do Amazonas por unanimidade, com os votos dos 24 deputados. Isso não é uma coincidência e não foi sorte. Isso é algo que nós adquirimos com muito trabalho durante esses 15 anos”, disse o parlamentar, que concluiu afirmando que vai dar todo o apoio necessário ao presidente Jair Bolsonaro e ao vice-presidente General Mourão.

Último dia

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou, nesta sexta-feira (3), o pedido do partido Progressista (PP) para adiar por 30 dias o prazo para que candidatos às eleições municipais estejam filiados ao partido político pelo qual vão concorrer.

O partido alegou que a pandemia do coronavírus prejudicou o processo de ingresso nas siglas.

Com isso, fica mantido o limite de filiação até este sábado (4) para os candidatos que querem concorrer em outubro.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Este post tem um comentário

  1. Ângela

    Tem que cancelar as eleições . É criminoso falar em eleição quando o povo que paga e mantém o país está morrendo

Deixe um comentário